Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Festa de Nossa Senhora do Amparo leva centenas de pessoas as ruas de Coronel Ezequiel


A procissão de Nossa Senhora do Amparo leva centenas de fieis as ruas de Coronel Ezequiel, um gesto de fé e compromisso é que leva boa parte da população ezequielense a acompanhar a procissão de Nossa Senhora do Amparo.
A paróquia  Nossa Senhora do Amparo tem quase 60 nos de criação , mas sua história vai muito além , conta os mais velhos que a atual igreja já é a terceira , a primeira seria apenas um oratório de tão pequena que era , a segunda seria maior é bem rebuscada com traços provavelmente barroco, tinha em seu frontão trés portas corredores laterais com grossas colunas arredondadas , em seu inteiros era composta por altar mor e altares laterais,   ao fundo tinha um coro feito de madeira onde se entoavam cânticos.
  A antiga igreja ficava de costas para a atual, e ao fundo ficava o cruzeiro , que atualmente se encontra no cemitério . Com o crescimento da cidade viu-se a necessidade de uma nova igreja então se pensou em construir uma nova igreja para nossa NSra da Conceição , no local onde já se chamava morro da conceição. 
  Como a população era muito pobre decidiram derrubar a antiga e reaproveitar os materiais da antiga igreja como , tijolos, telhas, madeira entre outros materiais .
  Não se sabe o porque não permaneceram com o título de NSra da Conceição , ou porque ia mudar de padroeira sabe- se apenas que nessa época a padroeira era NSra do ó, mas já se falava que a padroeira seria NSra do Amparo, já que pediram uma imagem e veio outra .
 Hoje a paróquia é composta por duas cidades ,Coronel e Jaçanã e varias comunidades rurais , no passado era considera uma paróquia de transição onde os padres passavam pouco tempo e eram transferido , conhecida como uma comunidade pobre e sem respectiva de crescimento .
  Atualmente a paróquia encontra- se em decimo lugar no ranque das melhores paróquias do interior é a segunda na região Trairi .
  Tendo atualmente como pároco o Pe Otto Guerra Vieira  , que foi o primeiro padre a residir na paróquia































Nenhum comentário:

Postar um comentário