Páginas
▼
sábado, 11 de janeiro de 2014
Telescópio da Nasa flagra “Mão de Deus” durante explosão de estrela
O telescópio da Nasa NuSTAR flarou uma imagem rara no espaço sideral. Enquanto o Chandra, também da Nasa, captava “uma chapa” de raio-X das colorações verde e vermelho, o NuSTAR, por emitir raios-X de alta energia, obteve as imagens do azul.
De acordo com a principal pesquisadora do Chandra, Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o flagrante só foi possível graças à tecnologia do NuSTAR.
— O ponto de vista único do NuSTAR, pelos raios-X de alta energia, mostra objetos bem estudados por nós em uma evidência totalmente nova.
Segundo a pesquisadora, a imagem da passa nebulosa é o resultado de um denso resto de uma estrela que explodiu em uma supernova. O que há em volta é uma radiação eletromagnética pulsante, que deu a forma da mão por conta da interação das partículas, denominada “vento”.
No entanto, os cientistas ainda não sabem dizer se a imagem é uma ilusão de ótica ou se de fato a explosão gera a mão. Ainda assim, a explosão foi nomeada “Mão de Deus”.
Apesar de os cientistas não terem certeza de que outras explosões tendam a resultar em uma forma de mão, a nuvem vermelha que parece os dedos da mão é uma estrutura conhecida pelos pesquisadores, chamada RCW 89. A hipótese é de que o vento aqueça a nuvem e produza a coloração de cor quente.
R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário