Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Independência do Brasil já foi comemorada em 12 de outubro



Segundo a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, já existiram duas datas para a comemoração da Independência do Brasil: 7 de setembro, quando ela foi proclamada, e 12 de outubro, data do aniversário e coroação de Dom Pedro 1º como imperador do Brasil.

A professora explica que havia uma certa concorrência entre as duas datas. “Dom Pedro proclama a independência no 7 de setembro, mas as pessoas vão saber o que ele fez depois, não tinha internet na época. O que cria o Estado simbolicamente é quando ele é coroado imperador, já no Rio de Janeiro”, afirmou Tania ao UOL.

Em 1831, quando Dom Pedro abdica do trono brasileiro em nome do filho, Pedro de Alcântara, que se tornou Dom Pedro 2°, o 12 de outubro deixa de ser feriado oficial e o 7 de setembro ganha mais força. “Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro que era aniversário de Dom Pedro 2º”, conta a professora.
Mas, como tinha apenas seis anos e não assumiu de fato o poder, o aniversário de também não “pegou” como data para a comemoração, contribuindo para o fortalecimento do 7 de setembro.

Em discurso na Bahia ao lado do candidato do PT ao governo estadual, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou nesta quarta-feira que pretende voltar a disputar as eleições em 2018 e mandou um recado aos partidos de oposição: “Eles devem se preparar porque eu vou estar vivo. Eles ficam dizendo: ‘Dilma vai ser reeleita para ficar mais quatro anos e depois vem um tal de Lula e vai ficar mais quatro?’ É muito cedo para a gente discutir, mas uma coisa eu digo para vocês: em 2018 eu vou estar com 72 anos. Enquanto eu tiver forças para brigar por esse país, não vou permitir que aqueles que não fizeram nada pelo Brasil em 500 anos voltem”, disse. No mesmo dia, aliados do ex-presidente lançaram um site, sem se identificar, para espalhar nas redes sociais o movimento Volta, Lula – já neste ano. “Temos até o dia 15 de setembro para trocar candidatos”, diz o site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário