sábado, 26 de outubro de 2013

Suspeito de matar aposentado no RN diz que usou martelo e garfo


Alberto Matias da Silva, de 21 anos, confessou que matou aposentado em Mossoró, RN (Foto: Marcelino Neto)Alberto Matias da Silva, de 21 anos, confessou
o crime à polícia (Foto: Marcelino Neto)
Policiais civis do Rio Grande do Norte prenderam um jovem de 21 anos suspeito de ter assassinado um aposentado no início da tarde desta sexta-feira (25) em Mossoró, na região Oeste do estado. José Barbosa Ferreira, de 65 anos, foi morto dentro de casa com golpes de martelo e garfo. O crime aconteceu na residência do aposentado, que morava sozinho. A casa fica na rua Nilo Peçanha, no bairro Bom Jardim, em Mossoró.
Em depoimento ao delegado Cleiton Pinho, titular da Delegacia Especializada de Homicídios, Alberto Matias da Silva admitiu o crime e contou que matou porque teria sido assediado sexualmente durante uma bebedeira na casa do idoso. “A gente tava bebendo. Então ele começou a dar em cima de mim. Não gostei e parti pra cima dele”, declarou o detido. “O pior é que ele não demonstra qualquer tipo de arrependimento”, acrescentou Pinho.
O suspeito foi detido por volta das 13h, logo após o crime. O martelo e o garfo, encontrados na casa da vítima, foram apreendidos e encaminhados para perícia, assim como a camisa que o suspeito usava. "Ela ainda tava toda suja com manchas de sangue", revelou o delegado.
Cleiton Pinho também informou que o suspeito já tem passagens pela polícia. Foi preso em 2010 por tentativa de homicídio e em 2011 por assalto. “Ele disse que foi assediado. Então reagiu. Primeiro deu um soco no aposentado, depois o matou com golpes de martelo no rosto e com um garfo perfurou o pescoço da vítima. Realmente um crime bárbaro”, relatou.
Ainda de acordo com o delegado, a suspeita de latrocínio (roubo seguido de morte) foi descartada. A hipótese foi inicialmente apresentada por testemunhas em relato aos policiais militares que atenderam a ocorrência logo após o corpo do aposentado ser encontrado. “Disseram que a vítima estaria se exibindo com o dinheiro da aposentadoria, mas isso não procede. E também contaram que o suspeito foi visto saindo da casa da vítima com um botijão de gás. Realmente ele carregou o botijão e vendeu por R$ 10 na feira para continuar bebendo”, disse o delegado. “Mas com certeza ele não matou para o roubar o botijão. Ele matou porque ficou com raiva de ter sido assediado”, afirmou.
Em razão das evidências e da própria confissão do suspeito, Pinho afirmou que o suspeito será indiciado por homicídio duplamente qualificado. “Por motivo fútil e por uso de meio cruel”, explicou. Depois de prestar depoimento e confessar o crime, Alberto Matias da Silva, que é natural de Mossoró, foi conduzido para a Cadeia Pública Manoel Onofre de Souza, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Casa de idoso fica no bairro Bom Jardim, em Mossoró (Foto: Marcelino Neto)Idoso foi morto dentro de casa, no Bom Jardim
(Foto: Marcelino Neto)
O crime
Segundo a Polícia Militar, que inicialmente atendeu a ocorrência, a vítima e o suspeito passaram boa parte da manhã bebendo em um bar. Depois, já no início da tarde, deixaram o local e foram para a casa do aposentado. Pouco tempo depois, o suspeito foi visto deixando a residência com um botijão de gás nas costas. José Barbosa Ferreira, que durante anos trabalhou como garçom, foi encontrado morto dentro de casa por vizinhos. O delegado Cleiton Pinho revelou que ao ser preso, logo após o crime ter acontecido, ainda havia manchas de sangue na camisa de Alberto. “A camisa foi enviada para perícia para comprovar que se trata do sangue do aposentado. É mais uma prova do crime”, finalizou.

Nenhum comentário: