sábado, 20 de abril de 2013

Erika Silva - Um orgulho de Coronel Ezequiel


A cantora Erika Cristina de Coronel Ezequiel começou sua carreira ainda pequena cantando nos palanques de comícios e sempre que cantava surpriendia a todos com sua bela voz e potencia vocal. Na adolescencia foi conidada para cantar em grupo de Coronel chamado grupo show Unidos, depois foi conidada para cantar na Banda de Muleka Safada de Daniel Promoções de Campo Redondo, depois Cantou em outra banada da paraiba e daí não parou mais.



Hoje com o nome Artístico de Erika Silva ela é senssação em Natal e região cantando na banda Forró da Moda e Chico Forrozeiro, atualmente com o nome Eh Moda,Erika tem atraido os olhares por sua beleza e corpo escultural, ja se apresentou em vários programas de tv do estado e nas melhores festas de Natal e região. Erika é um exemplo de que é possível sim realizar um sonho desde que você o busque, pois foi o que ela sempre fez. Atualmente é considerada uma das cantoras de forró mais bonita do nordeste. A banda a cada dia cresce mais e mais, fezendo cada vez mais shows e atraindo cada vez mais fãns.



Erika Silva é sem duvida um orgulho para Coronel Ezequiel que sempre a apoiou em sua carreira. só temos que desejar mais e mais sucesso para essa maravilhosa cantora e sua banda.

Ouça Forró Eh Moda e chico Forrozeiro clicando aqui.

Caminhão dá ré em calçada e mata homem na zona Oeste de Natal

Motorista disse que é rotina estacionar na calçada da Avenida Mor Gouveia.
Testemunhas disseram que vítima estava de costas e com fones de ouvido.



                                   

Caminhão passou por cima de pedestre que estava na calçada (Foto: Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)Caminhão passou por cima de pedestre que estava na calçada (Foto: Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)

Um caminhão deu ré em cima da calçada na Avenida Mor Gouveia, zona Oeste de Natal, e atropelou um homem, de 35 anos, que morreu no local. O acidente aconteceu por volta das 6h30 deste sábado (20). Segundo testemunhas, o prestador de serviço da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) estava de costas na calçada e com fones de ouvido, quando foi atingido pelo veículo. O motorista do caminhão, Wilson Barros, permaneceu no local para prestar esclarecimentos à polícia.
Acidente aconteceu na Avenida Mor Gouveia (Foto: Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)Acidente aconteceu na Avenida Mor Gouveia
(Foto: Henrique Dovalle/Inter TV Cabugi)

Segundo o motorista, é comum estacionar na calçada onde aconteceu o acidente. "Foi uma fatalidade, a gente sempre estaciona os carros aqui. Eu passei, vi que não tinha ninguém na calçada e fiz a manobra", afirmou Wilson, que presta serviço para a Urbana, órgão da prefeitura de Natal responsável pela coleta de lixo na cidade.
"O rapaz estava de costas na calçada e com fones de ouvido. Os garis que estava do outro lado da rua gritaram muito, mas o homem não ouviu. Eu escutei o barulho, quando cheguei perto já era tarde. Ele me pediu um café antes de morrer", contou Emanoel da Silva, dono da cigarreira na qual a vítima havia comprado um café minutos antes do acidente fatal.
A polícia esteve no local, e o delegado de plantão foi acionado para ouvir o motorista. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

É hoje em Cuité-PB


Neste sábado é “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza



Será neste sábado (20) o Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em todo o Rio Grande do Norte são 1.746 postos fixos e volantes de vacinação. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) irá dispor de um total de 641.060 doses para um público-alvo de 585.436 pessoas. A Campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde no último dia 15 e prosseguirá até o dia 26.


A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses até completar dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.



Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Gomes Santana, "esse público foi definido devido à maior probabilidade de apresentar complicações em decorrência de um eventual acometimento pela gripe". Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a população alvo estimada por grupo elegível no RN é de 72.135 crianças de 6 meses a  menores de 2 anos de idade, 51.516 trabalhadores de saúde, 36.068 gestantes, 5.929 puérperas,  348.688 idosos, além de 64.980 pessoas que apresentam comorbidades e 6.120 de pessoas referentes à População Privada de Liberdade.


O trabalhador de saúde eleito para a vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Além disso, serão imunizados os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família, agentes de endemias, do pronto atendimento, de ambulatórios e leitos em clinica médica, pediátrica, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e de unidades de terapia intensiva.

RN 041 foi interditada para retirada de carreta que tombou e ameaçava cair em abismo




Uma verdadeira operação foi montada na tarde de ontem(19\04\13) para retirada de uma carreta de placas NNV-9591-Mossoró que tombou na última quarta-feira na subida da serra que dar acesso a cidade de Lagoa Nova.
O trabalho teve que ser minucioso, tendo em vista que havia o perigo do veículo cair no abismo de aproximadamente 50 metros de altura. A RN ficou interditada por mais de uma hora e um grande congestionamento se formou nos dois sentidos na via.
O trabalho foi bem sucedido e a operação transcorreu dentro da normalidade sem maiores incidentes.

SANTA CRUZ/RN: Comerciante foi assaltado pela 2ª vez em pouco mais de um mês



Por Sd PM J. Júnior
Fonte: Rádio Santa Cruz (Link nesse blog)
Por volta das 17h30 desta sexta-feira (19), ao se preparar para fechar a sua loja, o comerciante José Carlos Umbelino (Carlinhos de Edvaldo) foi surpreendido por dois elementos em uma moto que anunciaram o assalto. 
Sem que pudesse expressar qualquer reação, ele teve seu aparelho celular, dinheiro e outros objetos subtraídos, além de ser exigido que entregasse a chave da motocicleta. Enquanto isso o outro comparsa ficou dando apoio nas proximidades da loja Unilar.  O roubo da moto só não foi concretizado porque o veículo não “pegou”, daí então eles decidiram se evadir com destino ignorado. 

O assalto poderia ser mais um de comerciantes aqui de Santa Cruz, não fosse um detalhe: “Carlinhos de Edvaldo” foi vítima de um assalto no início do mês de Março, ou seja, a pouco mais de um mês e os dois ataques foram presenciados por sua mãe que ficou em estado de choque.

UFRN é a melhor universidade federal do Norte-Nordeste




A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu a melhor avaliação dentre as instituições de Ensino Superior das regiões Norte e Nordeste, pelo Índice Geral de Cursos (IGC). O posto antes era ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em nível nacional, a instituição ocupa o 21º lugar. A reitora, Ângela Maria Paiva Cruz, divulgou nota no final da tarde desta segunda-feira (10) sobre a conquista.
“Quero parabenizar a todos e a todas pelo resultado alcançado, na certeza de que, juntos, enfrentaremos o desafio de manter a nossa universidade sempre entre as melhores do Brasil, intensificando a luta por uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade”, destacou a reitora.

O posto antes era ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em nível nacional, a UFRN ocupa o 21º lugar.
Foto: Internet


A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice. O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (Mestrado e Doutorado).No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
Ainda segundo a nota da reitora, “a UFRN mais uma vez obteve posição de destaque entre as melhores universidades brasileiras, na avaliação feita pelo INEP através do IGC de 2012, divulgado nos últimos dias.E tem aproveitado as oportunidades para expandir e melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão; democratizar o acesso dos jovens à universidade com o aumento das vagas e promovendo a inclusão social, através das políticas de assistência ao estudante; contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e da região Nordeste”, destacou.
Este ano foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, o índice considera pontos como professores, desempenho dos estudantes, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros. Ao todo, 11 cursos obtiveram  nota máxima,  nove deles no Campus Central e dois no Centro de Ensino Superior do Seridó(CERES), da cidade de Caicó.
“Essa é uma conquista de todos os integrantes da comunidade acadêmica - gestores, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes.Afinal, juntos e continuamente, fomos capazes de desenvolver e implementar projetos institucionais inovadores, submetidos ao permanente processo de avaliação, na perspectiva de levar a universidade a avançar, cada vez mais, no cumprimento da sua missão institucional e seu compromisso social”, finalizou.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

As Tribos Indígenas que habitavam o RN


Segundo Câmara Cascudo, dois povos habitavam o nosso estado, quando os europeus chegaram a esse território. Os Tupi , representados  pelas tribos  dos Potiguar, que ocupavam parte do litoral da Paraíba e todo o litoral do Rio Grande do Norte, principalmente o litoral que vai de Baía Formosa até Touros. Na parte mais interiorizada da nossa costa, chegando ao agreste, viviam os Guaraíra, os Paiguá e os Jundiá.
No interior, predominavam os Tapuio, também chamados de Cariri, divididos em tribos como os Panati, Caicó, Peba, Tarairiú, que habitavam o Seridó. Da chapada do Apodi para a Serra de Patú, viviam os Janduí, Pataxó, Pajeú, Paiacu e Moxoró. Na região serrana, predominavam as tribos do  Icó, Panati e Pacaju.
Esses índios resistiram à invasão do seu território, dos seus rios, florestas e de toda sua paisagem de caça, pesca e de sobrevivência ocupada pelos colonizadores de origem portuguesa. Essa luta é articulada pela confederação dos Cariri, que deve ter sido realizada em torno de 1670.
A reação à resistência indígena, que é chamada pelo colonizador de Guerra dos Bárbaros, é feita de forma cruel em todo sertão nordestino, que começava a ser ocupado com criatório do gado. Os Cariri são dizimados por tropas vindas da Bahia, de Pernambuco e até pelos Bandeirantes paulistas, como é o caso de Domingos Jorge Velho.
Rio Grande do Norte – Localização dos povos indígenas

Ver As tribos Indígenas que habitavam o RN em um mapa maior
Terminada a guerra dos bárbaros, a capitania estava arrasada e a população indígena reduzidíssima. Os que sobreviveram entraram paulatinamente num processo de miscigenação   e de aculturação com a população branca de origem portuguesa, e com negros de origem africana…somente após o esmagamento dos índios no século XVII, pôde a colonização portuguesa consolidar-se no interior ao longo do século XVIII ” (Souza, Itamar de. Diário do Rio Grande do norte – v. Natal. Junho de 

Chuva de Graças em Coronel

Finalmente a chuva tão esperada  que o povo tanto queria caiu hoje 19/04/13 foi quase uma hora de chuva  com alguns trovões e raios , a população festejou saindo as ruas para tomar banho nas bicas das casas .
  A felicidade era clara nos rostos das pessoas muitos que estavam na igreja molhavam suas mãos como em um ritual de bençãos , pouco antes da chuva acabar se ouviu fogos de artifícios por toda a cidade comemorando a chuva  que caiu em nossa terra amenizando assim um pouco a seca que assola nossa cidade .
  Se cumprindo assim o ditado antigo Deus tarda mas não falha , devemos agradecer a Deus essa  maravilha que é a chuva .

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fotos do Velório de Dandinha

Foto do local onde ela foi assassinada

acontece agora e durante toda a madrugada o velório da jovem Dandinha, o corpo está sendo velado na humilde residencia do pai na mesma casa onde aconteceu o assassinato. durante todo o temp em que o blog Coronel ezequiel Notícias esteve no local a mãe não apareceu, se encontrava na casa no momento do crime o pai, o senhor Inácio que ja tem uma idade avançada e os 2 irmão da jovem, a casa do padastro e da mãe fica a uns 100 metros da casa onde segundo informações Dandinha vinha perturbando desde Sexta-feira passada, chegando a agredir o pai que vive em uma cama com uma cadeirada e ameaçando matar a todos. Além de ser vítima da violencia Dandinha foi mais uma vítima da difícil infancia que muitas crianças tem sem o apoio dos pais e da comunidade que de certa forma acaba excluindo-as sem dar uma chance de melhorar e ter se quer um futuro

Veja fotos do Velório

Tentativa de Assalto em Serra Caiada termina com bandido ferido e outro foragido

Ontem (17) por volta das 19 horas, na cidade de Serra Caiada, dois bandidos assaltaram o Mercadinho Padre Cícero, no Bairro da Saudade. Os assaltantes fugiram em uma motocicleta Honda FAN 125, de placa MMY 0262, que segundo a Polícia Militar era furtada, e foi recuperada pela mesma em ação policial.
http://wsantacruz.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/04/assalto-padre-cicero-serra-caiada.jpg
O Destacamento de Serra Caiada saiu em perseguição aos bandidos, comandados pelo Sargento Albenizio e o Cabo Varelo, pela estrada do assentamento Três Corações, entre os municípios de Serra Caiada e Tangará. Com a troca de tiros, o assaltante Daniel Ferreira da Silva, de 19 anos, foi atingido por dois tiros e foi encaminhado para o Hospital Walfredo Gurgel. O outro assaltante, conhecido apenas como Gabiru, continua foragido.

Os assaltantes são da cidade de Tangará, distante 15 km de Serra Caiada.

O valor furtado foi recuperado, mas não divulgada a quantia.


Mais um assassinato em Coronel Ezequiel.


Segundo informações aconteceu mais um assassinato em Coronel, a jovem conhecida por Dandinha foi morta na casa da sua mãe por volta das 22:00h desta quarta-feira (17/04)no sítio aqui próximo, o autor do crime é o seu padastro chamado Geraldo. Alguns populares dizem que foi de tiro de espingarda, ainda não se sabe ao certo qual o motivo mas segundo informações a jovem Dandinha estava muito agitada quebrando tudo dentro de casa quando depois de muita gritaria o seu padastro atirou no seu rosto, a jovem morreu na hora, o corpo foi levado para natal para perícia.

Dandinha teve uma infancia conturbada, passou fome, dormiu na rua e volta e meia estava no conselho tutelar, não queria frequentar a escola e nem o PETI, era conhecida por ser "desbocada" na adolecencia fugiu de casa e foi para outras cidades onde começou a beber e a se prostituir, foi acusada várias vezes de roubo e baderna. Nos últimos tempos vivia mais na cidade de Jaçanã onde frequentava bares e segundo informações mechia com drogas também. o blog trará novas informações em breve.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

No Peito eu levo uma Cruz - CD Jornada Mundial da Juventude no Brasil!!


ABC, América e Santa Cruz concorrem a R$ 7,5 milhões na Copa do Brasil

Para conseguir esse valor, um dos potiguares teria que ser campeão. Se chegarem até a terceira fase, ganho será de R$ 700 mil


 




Um sonho: se um potiguar - ABC, Santa Cruz ou América - chegar à final da Copa do Brasil e, por um acaso, tornar-se campeão da competição, este ganhará nada menos que R$ 7,5 milhões apenas com as premiações pagas pela CBF.

A esse montante juntaria-se ainda o ganho com rendas, novos patrocinadores, campanhas de marketing, aumento no número de sócios e crescimento das apostas na Timemania.

Mas, cá entre nós, isso é um sonho. Distante sonho, por sinal.

Para o trio do RN na Copa do Brasil há um planejamento bem mais interessante, já que é real: chegar à terceira fase.

Se isso ocorrer, ABC e América embolsarão R$ 700 mil e premiação e, com os ganhos extras já citados, podem ter um ganho aproximado de R$ 1 milhão.

Vale lembrar que ABC, América e Santa Cruz estão no Grupo 3 de premiação, que recebe o menor valor em caso de classificação nas duas primeiras fases. Se estivessem na Série A, por exemplo, receberiam até R$ 300 mil.

Outro ponto de destaque é o aumento das cotas em relação ao ano passado. Confira:

>> Premiação de 2013
1ª fase – R$ 300 mil (Grupo 1)/ R$ 265 mil (Grupo 2)/ R$ 150 mi1(Grupo 3: ABC e América)
2ª fase – R$ 300 mil (Grupo 1)/ R$ 265 mil (Grupo 2)/ R$ 150 mi1(Grupo 3: ABC e América)
3ª fase – R$ 400 mil
Oitavas de final – R$ 500 mil
Quartas de final – R$ 700 mil
Semifinal – R$ 800 mil
Vice-campeão – R$ 1,8 milhão
Campeão – R$ 3 milhões
>> Premiação de 2012
1ª fase – R$ 250 mil (Grupo 1)/ R$ 220 mil (Grupo 2) / R$ 120 mil (Grupo 3: ABC e América)
2ª fase – R$ 250 mil (Grupo 1)/ R$ 220 mil (Grupo 2) / R$ 120 mil (Grupo 3: ABC e América)
Oitavas de final – R$ 300 mil
Quartas de final – R$ 400 mil
Semifinal – R$ 500 mil
Vice-campeão – R$ 1,5 milhão
Campeão – R$ 2,5 milhões

A Jornada Mundial em números



A Jornada Mundial em números

São esperadas 2,5 milhões de pessoas no Rio, entre 25 e 28 de julho.

Do G1 Rio
Comente agora
Jornada Mundial da Juventude, infográfico (Foto: Arte G1)

Ministério da Cultura vai liberar R$ 8 milhões para reforma do Forte dos Reis Magos

A administração do Forte vai ficar a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

 

O Ministério da Cultura deve liberar R$ 8 milhões para as obras de reforma da Fortaleza dos Reis Magos. Os recursos são provenientes do PAC das Cidades Históricas devem ser liberados até o próximo mês de junho.
O anúncio foi feito ontem em Brasília, durante encontro entre a governadora Rosalba Ciarlini e a ministra da Cultura, Marta Suplicy. Na reunião, também ficou definido que a administração do Forte dos Reis ficará a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), presidido por Jurema Machado, também presente à audiência.

Nos próximos dias, a presidente do Iphan irá a Natal para fazer visita às dependências do Forte dos Reis Magos e discutir o projeto de reforma com o Governo. A governadora esteve acompanhada da secretária de Cultura do Estado, Isaura Rosado.

Pesquisa mostra PM do RN em 11º lugar entre as PMs mais corruptas do Brasil

info1
O Instituto Datafolha realizou uma pesquisa acerca da corrupção nas Polícias Brasileiras. De acordo com os dados coletados, a Polícia Militar do Rio de Janeiro foi constatada ser a mais corrupta do país, onde 30,23% dos entrevistados declararam ter sido vítimas de extorção de PM’s no RJ. A PMERJ foi seguida pela Polícia Militar dos Estados de São Paulo e Pará.
Segundo a pesquisa, a Polícia Militar do RN estaria ocupando o 11º lugar entre as PM’s brasileiras mais corruptas e o 4º lugar em relação às demais Instituições do Nordeste, com o percentual de 2,34 pessoas entrevistadas que declararam ter sofrido algum tipo de extorção por parte dos PM’s potiguares.
Em artigo publicado em uma revista nacional, um colunista afirmou que o fato da corrupção nas PM’s brasileiras está ligada principalmente aos baixos salários pagos aos servidores e às pressões sofridas pela sociedade. “Com baixo salário e sujeito a pressões, o policial sucumbe ao apelo do corruptor: o cidadão”, disse o colunista. No artigo, o colunista ainda defende que a simples expulsão dos policiais não resolve o problema, haja vista não eliminar por completo o problema da corrupção nas corporações.
“Há décadas, todos os governantes e autoridades da segurança têm invocado essa teoria para mostrar quão eficientes são. Ora, se o caminho se resumisse a expulsar efetivos, a polícia brasileira já seria uma das mais íntegras do mundo há muito tempo”, declarou um coronel aposentado da PMERJ.

Conta de luz vai subir 3,42% no RN

O potiguar vai pagar mais caro pela energia elétrica, ao contrário do que propunha o governo federal. Um reajuste médio de 3,42% na tarifa residencial foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (22). A indústria, considerada consumidora de alta tensão, também pagará mais pela energia no Rio Grande do Norte (+7,33%). 
Aldair DantasA conta de luz vai ficar mais cara, mas não deve voltar ao patamar de dezembro de 2012. Isso, porque em janeiro a tarifa caiu 18%A conta de luz vai ficar mais cara, mas não deve voltar ao patamar de dezembro de 2012. Isso, porque em janeiro a tarifa caiu 18%

O reajuste, segundo a Aneel, foi motivado pela elevação dos custos com a aquisição de energia por parte das empresas concessionárias. Com a queda do nível dos reservatórios em todo o país - em função da seca - o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que coordena e controla a geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, foi obrigado a acionar as usinas térmicas - que geram energia mais cara. 

Menores conduzem motocicletas em alta velocidade em Serra dos Brandões


O Blog recebeu a denúncia de um leitor que é morador de Serra dos Brandões e que está perplexo com a quantidade de crianças e adolescentes pilotando motos em alta velocidade pela comunidade, e com extrema irresponsabilidade, realizando manobras perigosas.
 
O fato vem preocupando muitos aqui na comunidade, pois além das crianças e dos adolescentes não possuírem habilitação para conduzir a moto, ainda fazem sem a utilização de capacetes.
Imagem meramente Ilustrativa
OBS: A dias que a Patrulha Rural não vem comunidade de Serra dos Brandões realizar rondas policiais, e isso vem à preocupar mais ainda os moradores.

Show da banda Grafith termina com tiroteio e muita confusão em Lagoa Nova/RN


Corre-corre e um grande tumulto durante festa popular com a banda Grafith em uma casa de shows da cidade de Lagoa Nova, RN , na madrugada deste domingo 15 de abril.  Após desentendimento entre uns baderneiros e seguranças da festa.
 
A policia para conter os ânimos dos bagunceiros passaram a disparar tiros dentro do Clube CENAN. O pânico tomou conta das pessoas que ficaram apavoradas e sem entenderem o que estava acontecendo no  espaço de eventos.

Todo isso aconteceu quando a banda já estava se preparando para terminar a execução do show "banda Grafith". Uma sucessão de tumultos contra os seguranças da festa gerou toda confusão que acabou com vários disparos de arma de fogo na área interna do clube. Fato lamentável é que os bandidos ainda saíram fazendo arrastão pelas ruas da cidade quebrando jarros de plantas que se encontravam nas praças públicas. Até então a festa era conduzida com muita organização para o público que havia praticamente lotado o local.

Rebanho será transferido do RN para escapar da seca


 Um pecuarista do Rio Grande do Norte ganhou na justiça o direito de transferir 800 cabeças de gado para o Tocantins, no Norte do país, como estratégia para salvar os animais da seca. A decisão, do juiz titular da 5ª Vara Federal, Ivan Lira de Carvalho, autoriza a transferência sem a necessidade de cumprimento, no estado de origem, de uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): deixar os animais em quarentena, ou seja, isolados por 30 dias na fazenda de origem para análise sobre os riscos da febre aftosa.
O agricultor, que tem fazenda localizada no município de Bom Jesus (distante 50 quilômetros de Natal), argumentou que o tempo exigido pela regra levaria o gado a morrer de fome e sede.

A quarentena é exigida para evitar uma eventual disseminação da aftosa entre estados que possuem diferentes status em relação à doença. No caso em questão, o RN é classificado como área de médio risco e o Tocantins como livre da doença com vacinação.
Juiz Ivan Lira: transferência liberada, mas há regras para isso
Juiz Ivan Lira: transferência liberada, mas há regras para isso

Polícia apreende 785 quilos de maconha em Aracati, no Ceará

                   

Droga era transportada do Rio Grande do Norte para o Ceará, diz PRF.
Motorista que levava a droga tentou fugir e foi preso após perseguição.

Parte da droga estava escondida na caçamba do veículo (Foto: Polícia Rodoviária Federal)
Parte da droga estava escondida na caçamba do veículo (Foto: Polícia Rodoviária Federal)
          A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na tarde desta quarta-feira (17) 785 quilos de maconha em Aracati, litoral Leste do Ceará. Segundo a polícia, a droga estava escondida em um veículo quando foi abordado por uma blitz no posto da PRF no quilômetro 53 da BR-304.
o motorista parou a caminhonete e fugiu. José Reinaldo foi preso após perseguição da Polícia Rodoviária Federal de Melo Costa, de 39 anos. Ainda segundo a polícia, o motorista recebeu R$ 5 mil para levar a droga de Rio Grande do Norte para o Ceará.
O Homem preso é ex-presidiário e responde por vários crimes, inclusive estelionato e receptação. Ele também havia exercido ilegalmente a função de fisioterapeuta e não portava CNH. O suspeito foi levado para a Delegacia de Aracati.
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal anunciou a prisão de cinco suspeitos de tráfico e a apreensão de 173 quilos de cocaína em Fortaleza. A operação foi realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal. As duas apreensões somam 958 quilos de droga.
Interior do veículo também escondia droga (Foto: Polícia Rodoviária Federal)
Interior do veículo também escondia droga (Foto: Polícia Rodoviária Federal)
 

Policiais da 4ª CIPM prendem traficante em ação pela região do Trairi


O Capitão Moura e sua equipe juntamente com o GTO de Santa Cruz, policiais de Lajes Pintadas, São Tomé e Lagoa de Velhos passaram a manhã desta quarta-feira (17/04/13) em diligências com intuito de prender um indivíduo por nome de José Flaviano, residente em São Tomé/RN, suspeito de ter furado uma barreira montada por policiais de Lajes Pintadas ontem a noite, e ainda ter efetuado vários disparos de pistola em direção aos policiais que realizavam a blitz.
Durante as buscas os policiais militares sob o comando do capitão Moura conseguiram encontrar dentro de um matagal uma motocicleta tipo Honda/cg 150, cor vermelha, placa MXU-4064/São Tomé/RN, até então a polícia ainda não tinha identificado o autor dos disparos contra a barreira policial, por conseguinte o capitão Moura através o sistema Rede Infoseg identificou o proprietário da referida moto e passou a coletar informações até chegar à residência do suspeito. Ao realizar uma busca domiciliar foi encontrado no interior da residência 95 (noventa e cinco) pedras de crack e munições de revólver calibre. 38 e a quantia de R$ 240,80(Duzentos e Quarenta Reais e Oitenta Centavos).
A esposa do suspeito Maria Elione de Lima, de 20 anos, residente em São Tomé, estava preparando a mercadoria para entrega no momento em que foi surpreendida pelos policiais que deram voz de prisão e a conduziram para a delegacia de polícia civil de São Paulo do Potengi, onde está sendo autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma ou munições. A Polícia Militar continua em diligências no sentido de prender o suspeito dos disparos contra a barreira policial.

Doze mil toneladas de milho serão usadas para alimentar animais no RN


Doze mil toneladas de milho serão utilizadas para a alimentação de animais no Rio Grande do Norte. Os grãos, segundo anunciou o Governo do Estado nesta quarta-feira (17), devem chegar à Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) no dia 10 de maio e “serão repassados aos
agricultores que sofrem com os efeitos da seca no estado”.
“Agora, nós precisamos garantir, em conjunto com o Governo do RN, que esse milho chegue a outra ponta”, confirmou Neri Geller, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo nota enviada pela assessoria de comunicação do Governo.
A logística para a distribuição do milho, ainda de acordo com a nota, será feita pelo Governo do RN e tem o objetivo de identificar quais regiões apresentam maior carência de milho 

CASA DO IDOSO “VÓ FILOMENA” PARTICIPA DO BRINDE SOLIDÁRIO BMG



Criada em 25 de janeiro de 1999 pelo então prefeito Oswaldo Venâncio dos Santos (Bado), a Associação de Assistência ao Idoso de Cuité, mais conhecida como Casa do Idoso “Vó Filomena”, tem como objetivo a proteção e o resgate da cidadania dos idosos que estão desamparados pela sociedade, família ou em situação de vulnerabilidade, dedicando-se exclusivamente às áreas de assistência social, saúde, segurança e lazer.


Desde Agosto de 2012 a casa está sob a direção de Halina Helinskia, com a sua chegada a instituição passou por grandes mudanças, a mesma ganhou uma reforma que contou com um teto totalmente forrado, um novo piso na varanda, um setor administrativo, uma lavanderia, adaptações com corrimões nos corredores, banheiros totalmente adaptados, sendo um coletivo e três suítes e ainda em processo de reforma cinco apartamentos.


A unidade conta com um casal de cuidadores disponíveis 24 horas e através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cuité a casa ganhou técnicos de enfermagens 24 horas por dia e também um fisioterapeuta. A alimentação dos idosos é balanceada de acordo com a necessidade de cada um e é acompanhada pelo nutricionista Walber Schmidt.


Este ano a instituição foi selecionada para concorrer ao “Brinde Solidário BMG” no valor de R$50 mil e concorre com outras nove instituições de todo o Brasil. Com a conquista, a Casa do Idoso “Vó Filomena” pretende construir a “Praça do Vovô” que terá como objetivo prevenir quedas e minimizar as mudanças que ocorrem no organismo durante o processo de envelhecimento.


A Praça contará com uma área para a realização de atividades físicas permanentes com os idosos, bem como destinará uma área para atividades de fisioterapia e descanso para os idosos.


O “Brinde Solidário” é uma ação realizada ao final de cada ano pelo BMG e tem como objetivo agraciar instituições beneficentes em todo o Brasil. Este ano os prêmios serão destinados a instituições de apoio à terceira idade a de assistência para crianças e adolescentes. A casa que tiver o maior número de votos recebe a quantia de R$50 mil para investir em infra-estrutura e melhores condições para os beneficiários.


Para participar os interessados tem até esta quarta-feira (17) para preencher o formulário que está no link abaixo. Ao entrar no site é só escolher a instituição que você pretende apoiar [Instituição Associação de Assistência ao Idoso Vó Filomena], coloca os seus dados e vota, após o voto você deve abrir a sua caixa de email e confirmar o voto, só assim o mesmo será computado.


A Casa do Idoso “Vó Filomena” está localizada na Rua Ulisses Pereira S/N no Bairro São Vicente, atualmente, a instituição abriga 23 idosos, mas tem capacidade para atender 35.


arteviva_coronelasastrairiA cidade de Coronel Ezequiel vivenciou nos dias 12 e 13 deste mês, uma intensa programação cultural com a passagem do projeto Asas Trairi desenvolvido pelo o Ponto de Cultura Arte Viva da cidade de Santa Cruz.

O que não falto foi risos e emoção. A população participou ativamente de toda programação, sendo: 01 (uma) palestra sobre o Sistema Nacional e Municipal de Cultura, que contou com a participação de parlamentares, secretários, artistas, educadores e membros do executivo municipal, 02 (dois) Espetáculos de Teatro de Rua, compreendendo "A TRAMA DO ASSUSTADO e O CIRCO TEATRO EM TRÊS ATOS" e 03 (três) vivências; Percussão Alternativa, Malabares e Teatro tendo como público alvo crianças e adolescentes da rede publica de ensino.

"Está sendo muito prazeroso poder circular a região Trairi com esse projeto, temos a certeza de estarmos alcançando o objetivo do projeto Asas Trairi que é de fomentar a cultura local, de deixar uma mensagem aos gestores da necessidade de implantar politicas publicas para a cultura em seus municípios", enfatizou Marcos Antônio, coordenador do Ponto de Cultura.

A próxima cidade em que o projeto será desenvolvido é São bento do Trairi nos próximos dias 26 e 27.

arteviva_coronelasastrairi2

terça-feira, 16 de abril de 2013

Inaugurado na Bolívia monumento com a Maior Imagem da Santíssima Virgem do Mundo.


Na véspera da festa de Nossa Senhora da Candelária, a Diocese de Oruro foi centro de um importante ato de devoção mariana: instalação da maior imagem de Nossa Senhora do mundo.
A imagem com mais de 45 metros de altura foi benta durante uma solene Eucaristia concelebrada por vários Bispos com a presença autoridades civis e do Presidente do País.
"Para Oruro é um bênção, uma graça", expressou Dom Cristobal Bialasik, Bispo de Oruro, ao informativo "Iglesia Viva". "É a maior imagem do mundo, segundo pesquisas".
O Prelado destacou a beleza dos rostos de Nossa Senhora do Menino Jesus. "A imagem é Bela", comentou satisfeito, "e estamos contentes por termos esta imagem. Nosso povo é mariano. Todos os anos rezam à Virgem Maria e eu estou certo, como pastor do povo orurenho, que junto a Maria vamos chegar até o Senhor".

Fernanda Costa diz que teleférico é uma realidade e que já existem recursos para iniciar a construção


O projeto de instalar um teleférico em Santa Cruz, que irá levar turistas do centro da cidade ao Alto de Santa Rita através de bondinhos, já passou pelo primeiro processo licitatório e a empresa vencedora inicia a elaboração do projeto na próxima quarta-feira (17), quando os projetistas estarão em Santa Cruz para fazer os primeiros estudos de como a construção poderá se desenvolver, inclusive, já com levantamento topográfico da área onde equipamento será instalado.  Os recursos para essa primeira fase, a elaboração do projeto, foram alocados pelo Deputado Estadual Tomba Farias (PSB), através de uma emenda no valor de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, disse que o teleférico é uma realidade e que recursos já foram garantidos para o inicio da construção. “Já temos um milhão de reais alocados para a primeira etapa de execução da obra, ou seja, concluído o projeto, nós já temos recursos para iniciarmos a construção do teleférico, que é uma realidade e vai acontecer”, afirmou Fernanda Costa.
A expectativa é que ainda neste mês de abril o restante dos recursos sejam disponibilizados e empenhados através do Mistério do Turismo, como prometeu o titular da pasta, o Ministro Gastão Vieira, que visitou Santa Cruz no final do ano passado.

Nossa Senhora da Boa Saúde de Vailankanni


Na Índia, o Santuário dedicado à memória das aparições de Nossa Senhora, cultuada como da Boa Saúde de Vailankanni, é denominado “Lourdes do Oriente” e atrai aproximadamente dois milhões de romeiros por ano
O cartaz existente no local diz exatamente 
 Para quem, como eu, não compreende esses caracteres, é muito mais fácil dizer Arokia Matha, que em língua tamil significa Nossa Senhora da Boa Saúde. Também podemos nos referir a ela como Nossa Senhora de Vailankanni — nome do local, no sul da Índia, onde se encontra o santuário.
Trata-se do maior ponto de peregrinação dos católicos indianos. A cada ano, milhões de pessoas vão ali pedir graças. O local é realmente protegido pela Santíssima Virgem. Exemplo dessa proteção foi o ocorrido durante o tsunami de dezembro de 2004, que matou pelo menos 230.000 pessoas. Enquanto mais de mil delas eram ceifadas num raio de um quilômetro em torno do Santuário, os dois mil devotos que se encontravam em seu interior nada sofreram (Catolicismo, fevereiro/2005).