sábado, 17 de janeiro de 2015

Nomeação gera primeira crise política do governo Robinson Faria

Um genro do deputado estadual Raimundo Fernandes é o pivô da primeira crise política do governo Robinson Faria.
Raimundo apoiou a candidatura de Henrique Alves e seu genro serviu o governo de Rosalba Ciarlini, ocupando cargo no Departamento Estadual de Trânsito.
O genro de Raimundo Fernandes foi exonerado do cargo e agora novamente nomeado pelo novo governo.
O deputado eleito Galeno Torquato, adversário de Raimundo Fernandes, comunicou ao governador que não aceita a nomeação de um adversário.
Está criado o impasse: Robinson vai exonerar o rapaz ou vai mantê-lo. Quem vai sair ganhando: o aliado Galeno ou o adversário Raimundo?
Detalhe: ambos tem cadeira na Assembleia. E ambos votam pra presidente da Assembleia Legislativa.

Homem mata e decapita mãe depois de acreditar que ela era um réptil

Homem acreditava que mãe era um réptil e a mata decapitada
Um homem decapitou sua mãe após passar a acreditar que ela era um réptil. James Dunleavy decapitou sua mãe, Philomena, e deixou o corpo em uma cova rasa em Edimburgo, na Escócia.
Dunleavy, de 41 anos, foi preso por nove anos depois de ter picado os braços e as pernas da mulher de 66 anos de idade.
De acordo com o tribunal, Dunleavy era um psicopata que queria ver sua mãe por dentro, para saber se ela representava ou não um ser humano.
James Dunleavy decapitou sua mãe, Philomena, e deixou o corpo em uma cova rasa após passar a acreditar que mulher era um réptil. Ele não foi considerado culpado de assassinato, mas o júri considerou que ele era culpado de homicídio e teve a responsabilidade diminuída.
O consultor psiquiatra Khuram Khan disse ao tribunal: “Ele acreditava que sua mãe era um réptil, e a única maneira de verificar era olhar para dentro de seu corpo.”
Dunleavy vai cumprir a sua pena em uma prisão convencional depois de avaliações mencionarem que seus problemas psicológicos poderiam ser tratados com medicação.
Fonte: R7

Morre menina de 12 anos que teve transplante de medula adiado em Natal

Anderson Barbosa Do G1 RN
Fernanda Xavier da Silva, de 12 anos, não resistiu à leucemia (Foto: Divulgação/Hatmo)Fernanda Xavier da Silva, de 12 anos, não resistiu
à leucemia (Foto: Divulgação/Hatmo)
Fernanda Xavier da Silva, de 12 anos, tornou-se mais uma criança potiguar que, embora tenha conseguido encontrar um doador de medula óssea compatível, não resistiu à leucemia. O transplante de medula óssea deveria ter sido realizado entre agosto e outubro do ano passado, quando ela estava pronta. Porém, a doadora pediu adiamento para resolver problemas pessoais. Em dezembro, quando decidiu fazer a doação, o estado de saúde da menina já havia piorado e o transplante não foi possível. Fernanda morreu no final da noite desta sexta-feira (12) no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal.
“Embora não fosse mãe dela, eu perdi uma filha”, lamentou Rosali Cortez, de 55 anos, presidente  da Hatmo (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) – associação sem fins lucrativos constituída por pacientes, familiares e profissionais voluntários.
saiba mais
Os pais da menina moram em Lagoa de Pedras, cidade distante pouco mais de 50 quilômetros da capital. Sem recursos para custear um tratamento e nem condições de ir todos os dias a Natal, a família deixou  Fernanda aos cuidados da associação. E assim foi por um ano e oito meses. “Adotamos a menina. A Hatmo inteira a acolheu com muito amor”, acrescentou Rosali.
Ainda de acordo com Rosali, a quimioterapia surtiu o efeito esperado e as células cancerígenas de Fernanda desapareceram. Em julho, recebemos a notícia de que havia uma doadora compatível inscrita no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). No entanto, os efeitos duraram cerca de três meses. De agosto e outubro Fernandinha estava pronta para o transplante, quando a doadora pediu para adiar o procedimento. Ela alegou que tinha problemas pessoais para resolver. Então, o organismo da menina voltou a produzir células doentes e a leucemia voltou ainda mais forte. Ela não resistiu. O relógio não para e a doença nunca espera”, contou.
Rosali Cortez cuidou de Fernanda por um ano e oito meses (Foto: Divulgação/Hatmo)Rosali Cortez cuidou de Fernanda por um ano e
oito meses (Foto: Divulgação/Hatmo)
Apesar da morte da criança, Rosali disse não estar chateada nem com raiva da doadora que pediu para adiar o transplante de medula. “A burocracia no nosso país é muito grande. Se assim que a doadora apareceu o transplante tivesse sido feito, Fernanda certamente estaria viva. Em outubro, já com três meses de espera, ligamos para saber se já estava tudo certo e nada havia sido resolvido ainda. Nem o SUS havia liberado o transplante ainda. Daí os problemas surgiram e a doadora não pode fazer o transplante. Quando deu certo, a Fernandinha já estava muito doente, sem resistência para se submeter ao procedimento. Tudo o que eu pedimos é mais rapidez, mais agilidade. Conseguir um doador não é fácil. E quando aparece um, a burocracia retarda tudo”, criticou.
Fernanda será velada ao longo de toda a manhã deste sábado (18) no Centro de Velório São José, no bairro do Alecrim, na Zona Leste da cidade. À Tarde, o corpo segue para a cidade de Lagoa de Pedra, onde será sepultado.
A Hatmo atende atualmente 126 crianças e 56 adultos. Vinte e cinco pessoas aguardam doação de medula óssea. Destes, 14 já encontraram doadores na própria família, mas ainda não fizeram o transplante. As demais, ainda esperam por um doador compatível.

Dois morrem em colisão na RN-117 e capotamento de caminhão na BR-101

Do G1 RN
Após a colisão, Corsa saiu da pista e capotou ao descer ribanceira às margens da RN-117, entre Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró (Foto: Marcos Aurélio/G1)Jovem morreu após colisão de dois carros entre Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró; um dos veículos saiu da pista e capotou ao descer ribanceira  (Foto: Marcos Aurélio/G1)
Uma pessoa morreu e seis foram socorridas após uma colisão envolvendo dois carros no final da manhã deste sábado (16) na RN-117, trecho entre as cidades de Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Entre os feridos havia  uma criança de três anos, segundo informações da Polícia Militar. Também pela manhã, a PRF confirmou a morte de um caminhoneiro. O motorista perdeu o controle do veículo e capotou às margens da BR-101, no município de Canguaretama, a pouco mais de 65 quilômetros de Natal.
saiba mais
O acidente na RN-117 aconteceu pouco antes do meio-dia. Ainda de acordo com a PM, morreu na hora David Anderson de Medeiros, de 14 anos. Ele estava em um Corsa com os pais e o motorista. No outro veículo, um Prisma, estavam a criança, a mãe e o condutor do automóvel. Com a batida, o carro saiu da pista e capotou ao descer um barranco. Os feridos foram levados para hospitais da própria região.
Capotamento
A Polícia Rodoviária Federal informou que o caminhoneiro transportava uma carga de cimento de João Pessoa (PB) para Natal. Ao perder o controle da direção, no Km 164, o motorista saiu da pista e capotou. Em contato com o G1, a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros informou que morreu no local Márcio Pereira da Silva, de 28 anos. O pai dele, que estava no veículo como passageiro, sofreu apenas escoriações.
Ao perder o controle da direção, no Km 164, o motorista saiu da pista e capotou o veículo (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros do RN)Ao perder o controle da direção, motorista saiu da pista e capotou o veículo (Foto: Corpo de Bombeiros do RN)
tópicos:

Equipe da TV Globo tem passaportes apreendidos na Indonésia

2015-783517876-20150117072402020ap.jpg_20150117
Autoridades indonésias em Cilacap, a 400 km da capital Jacarta, apreenderam neste sábado os passaportes da equipe da TV Globo que está no país para cobrir a execução do brasileiro Marco Archer, condenado à morte por tráfico de drogas.
O ex-instrutor de voo livre foi preso em 2004, ao tentar entrar no país carregando 13,4 kg de cocaína em tubos de uma asa delta. A assessoria de imprensa da TV Globo confirmou que a equipe já foi liberada e que está resolvendo a liberação dos passaportes com apoio da embaixada brasileira na Indonésia.

Suplentes de olho no pedido de cassação dos mandatos de Tomba Farias e Disson Lisboa

Tomba Farias e Disson Lisboa
Caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse os diplomas dos deputados Tomba Farias (PSB) e Disson Lisboa (PSD), seria empossado como parlamentar o Major Fernandes (PSD) no lugar de Disson e Vivaldo Costa (PROS) no lugar de Tomba.
Os deputados estaduais eleitos Tomba Farias e Disson Lisboa enfrentam ações que contra a diplomação dos dois parlamentares. O Ministério Público Eleitoral entrou com “recursos contra expedição de diploma”. Os dois processos tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Fotos: Divulgação.

Prefeitura de Bom Jesus aluga por R$ 76.800 um veículo

A Prefeitura de Bom Jesus alugou, pelo período de um ano ano, um veículo no valor de R$ 76.800. O contrato foi publicado no Diário Oficial de hoje.
O carro tem lugar para sete pessoas e fica a disposição do “Gabinete do Prefeito”. O valor negociado não inclui motorista.
Fonte: Política em Foco.

Brasileiro é executado na Indonésia por tráfico de drogas





Do UOL – O carioca Marco Archer Cardoso Moreira, 53, foi executado por fuzilamento às 15h30 deste sábado (17), horário de Brasília, na Indonésia. A confirmação foi dada por Tony Spontana, porta-voz da Procuradoria-Geral do país asiático. A execução ocorreu à 0h30 de domingo (18) pelo horário da Indonésia, dentro do complexo de prisões de Nusakambangan, em Cilacap, a 400 km da capital Jacarta. A morte foi confirmada oficialmente à 0h45 no horário local (às 15h45 em Brasília).
Marco foi o primeiro cidadão brasileiro na história executado por pena de morte. Ele havia sido preso em 2003 e condenado em 2004 por tráfico de drogas. Além dele, outras cinco pessoas seriam executadas. Na véspera da morte, o brasileiro recebeu a visita da tia, Maria de Lourdes Archer Pinto, 61, e de dois funcionários da embaixada brasileira em Jacarta. A tia havia levado doce de leite e mel para o sobrinho. Ela chorava muito desde o início da manhã, diante do fuzilamento iminente. “O Marco não merece isso.” Marco também chorou na despedida da tia e a “beijou muito”, disse Maria de Lourdes.
Doze policiais de um destacamento especial se postaram diante de Marco e, ao sinal do líder do pelotão, dispararam. Nem todas as armas estavam carregadas –os atiradores não sabiam quais das armas estavam carregadas ou não, de modo que ninguém saiba que deu o tiro fatal. O corpo de Marco será cremado na Indonésia e levado para o Brasil. Os custos correrão por conta da tia do brasileiro; o Itamaraty não pode pagar por funeral de cidadãos no exterior. Um vídeo mostra os familiares de Cardoso deixando a prisão após a última visita ao brasileiro. As imagens foram feitas por uma televisão local e divulgadas pela agência de notícias AP.
150179

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Natal é considerada a quarta melhor capital, diz revista



Ainda segundo a revista Exame, no ranking das 100 melhores grandes cidades Natal aparece na lista como a quarta melhor capital, abaixo de Belo Horizonte, que aparece em segundo lugar geral; Curitiba, na nona posição; e Florianópolis, em décimo-primeiro. Natal é a décima-terceira melhor grande cidade. Deu Blog Robson Pires 

Dois irmãos são baleados e um fica morto pendurado em portão de residência de Natal


1_187
Dois irmãos com nomes ainda não divulgados oficialmente foram baleados, no final da manhã desta quarta-feira (14), e um deles acabou morrendo. O homem foi encontrado morto pendurado no portão de uma residência. O irmão dele baleado foi socorrido e levado para o Hospital Santa Catarina.
O guarda municipal Silva disse ao Portal BO que estava em diligências na área de Nossa Senhora da Apresentação, quando a equipe foi informada de um tiroteio na rua Maria do Carmo de Souza. Ao chegar lá, os guardas encontraram um homem baleado na rua e outro morto pendurado no portão de uma residência.
Pelo que foi apurado, os dois irmãos estavam conversando, quando criminosos chegaram armados e começaram a atirar contra eles. Os jovens tentaram correr, mas foram atingidos. De acordo com a polícia, as vítimas teria envolvimento com crimes, inclusive, o que foi socorrido já foi preso.
A polícia ainda não sabe o que pode ter motivado o atentado. Policiais da Delegacia Especializada em Homicídios também esteve no local colhendo os primeiros detalhes para instauração de inquérito.
Fonte: Portal BO

Justiça manda DER recapear e sinalizar a “RN da morte” que liga Tangará a Passa e Fica

2013-07-23-294
O Ministério Público Estadual, por meio da comarca de São José de Campestre, ajuizou ação civil pública pedindo que a justiça determine a recuperação da RN-093
O Juízo da Vara Única da Comarca de São José do Campestre acatou parcialmente o pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte em ação civil pública, e determinou que o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) recapei, sinalize e fiscalize a RN-093, também conhecida como “RN da morte”.
Para garantir a segurança da rodovia, o DER deverá realizar a recomposição emergencial do revestimento da pista (recapeamento asfáltico), delimitação do seu acostamento, e medidas necessárias para a fiscalização de animais nas margens da rodovia estadual RN-093, no prazo máximo de 120 dias, devendo iniciar os trabalhos imediatamente.
A promotoria de Justiça da Comarca de São José do Campestre ajuizou a ação civil pública a partir da investigação promovida por meio do inquérito civil público instaurado para investigar os altos índices de acidentes envolvendo pedestres, condutores e passageiros, a grande quantidade de buracos, bem como margens mal delimitadas e animais soltos na RN-093.
A decisão estabeleceu ainda multa diária no valor de R$ 1.000,00, limitada ao total de R$ 50.000,00, em caso de descumprimento do decidido.
Fonte: MPRN.

Ladrões roubam museu Café Filho e ainda transam na cama que foi do Presidente Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3OtlVHQYw

Está na coluna de Vicente Serejo desta quarta-feira no Jornal de Hoje. Os cabras não respeitam mais nem Presidente, vejam o que narra Serejo sobre o roubo ao museu de Café Filho:
FARRA – I
Foi grande, com direito a transar na cama de Café Filho, o norte-rio-grandense que presidiu o Brasil, o roubo ao museu dedicado à sua memória na Rua da Conceição, a rua bem ao lado do Palácio Potengi.
ALIÁS – II
No final de semana roubaram também a bomba de água do Palácio Potengi, onde funciona a Pinacoteca, usada para regar os jardins. A direção do Instituto Histórico teme que a sede acabe também arrombada.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3OtlYM200

PM encontra, com ajuda do helicóptero Potiguar 1, desmanche de carros na Grande Natal

DivulgaçãoFoto: Divulgação PM
A Polícia Militar encontrou no fim da tarde dessa quarta-feira, 14, um desmanche de veículos localizado em meio a uma região de mata fechada no distrito de Pium, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. A ação policial contou com a ajuda do helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria da Segurança Pública do RN.
Segundo a polícia, foram encontrados quatro automóveis, que já estavam sendo cortados e as peças retiradas. Ninguém foi preso.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3OtjSKolK

Corpo de Bombeiros Interdita o Ginásio Poliesportivo "O Ramalhão" em São Bento do Trairí

O corpo de Bombeiros do RN interditou na manhã de ontem (14) o Ginásio de Esportes O Ramalhão em São Bento do Trairí, por falta de condições e equipamentos de segurança no local.

A interdição é por tempo indeterminado até que a Prefeitura regularize a situação junto ao Serviço Técnico de Engenharia do Corpo de Bombeiros. O MP/RN já havia suspendido a realização de festas e eventos no local por falta de segurança até que fosse tomada as devidas providencias.

Filiadas da Rede Globo exibem reportagem sobre Santuário de Santa Rita

Com o objetivo de oferecer dicas para que as pessoas possam aproveitar suas férias, as afiliadas da Rede Globo estão exibindo uma série de reportagens que mostram lugares que podem ser visitados nesse período e que muitos ainda não conhecem. O Santuário de Santa Rita é tema de uma das reportagens.

A matéria, exibida no programa "Bom Dia" de todas as emissoras do Nordeste, afirma que, além das já conhecidas praias potiguares, o Estado oferece também a opção para os que procuram o turismo religioso, atividade que começa a se consolidar, sobretudo, com o advento do complexo construído em Santa Cruz.

A matéria trata da religiosidade do povo, da fé pela Santa das causas impossíveis e como a cidade vem se preparando para receber um número cada vez maior de turistas.

Etipo Natan

Governo encontra Estado afundado em dívidas que somam mais de R$ 610 milhões


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Todos os secretários do Governo do Rio Grande do Norte se reuniram hoje (14), no Auditório da Escola de Governo, para tomar conhecimento sobre o relatório de Diagnóstico Fiscal elaborado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan). O Governo encontrou o Estado com dívidas que ultrapassam os R$ 610 milhões. “Estou recomendando a todos os secretários que tenhamos um governo com austeridade e economia, dentro de todas as nossas pastas, e a palavra de ordem é enxugar gastos”, disse o governador Robinson Faria.
Para se ter uma ideia, o Demonstrativo da Execução Orçamentária de 2014 mostra que o Executivo empenhou mais de R$ 5,5 bilhões e ainda tem a pagar o montante de R$ 382 milhões desse dinheiro. A evolução com a despesa com pessoal também foi bastante significativa com um aumento de quase R$ 1 bilhão (R$ 996 milhões) ou um incremento de 37% enquanto que a inflação no mesmo período (quatro anos) foi de 27%. Isso significa que a despesa com a folha continua acima do limite prudencial, estipulado em Lei até 46,55% do Orçamento. Desde 2011 até 2014, os gastos com a folha de pagamento têm média superior a 48%.
Num outro quadro demonstrativo do Relatório, os débitos de 2014 deixados por insuficiência financeira revela que o Estado tem débitos com contribuição previdenciária dos funcionários na ordem de R$ 93,5 milhões; com as obrigações constitucionais (como ICMS, Fundeb, etc) o débito é de R$ 50,6 milhões, o duodécimo, também com rombo de R$ 17,9 milhões.
“A situação é preocupante. Mas vamos enfrentar a realidade e consertar. No momento, temos uma despesa maior que a receita, isso é fato”, disse o governador Robinson Faria.
O titular da pasta da Seplan, Gustavo Nogueira, seguindo as recomendações do governador Robinson Faria, elaborou um estudo para ampliar a eficiência dos gastos públicos do Estado e ficou definido que deverão ocorrer reuniões sistemáticas como essa, nas quais os secretários apresentarão, nos próximos meses, seus planejamentos para o ano que começa. Dentre elas, revisão de contratos, renegociação de dívidas e cobrança da dívida ativa, além de incremento da arrecadação. “A situação fiscal do Estado é preocupante, mas precisamos pensar num Governo coeso e comprometido. E sabemos que não podemos resolver sozinhos. Precisamos convocar e sensibilizar o Ministério Público, o Tribunal de Contas, o Legislativo e a sociedade civil organizada, dentre outros órgãos”, conclamou Gustavo Nogueira.

Metade dos reservatórios do Dnocs no RN está em volume morto


Do G1 RN
Açude Gargalheiras, em Acari, tem volume d'água mais baixo da história (Foto: Fred Carvalho/G1)Açude Gargalheiras, em Acari, tem volume d'água mais baixo da história (Foto: Fred Carvalho/G1)
Dos 36 reservatórios do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) no Rio Grande do Norte, 18 estão em volume morto, reserva técnica que fica abaixo do nível das comportas. Dos 10 estados em que o Dnocs mantém reservatórios, o RN só não tem mais açudes nesta situação do que o Ceará, com 25 locais com nível de água abaixo das comportas.

O Rio Grande do Norte possui atualmente a disponibilidade de 28% da capacidade de volume dos reservatórios. O quadro só é melhor do que o registrado em Minas Gerais (23%), Ceará (22%), Paraíba (18%) e Pernambuco (13%).
Os reservatórios potiguares que se encontram utilizando o volume morto são os seguintes: Açude Pau dos Ferros, Açude Mundo Novo, Açude Zangarelhas, Açude Caldeirão Parelhas, Açude Currais Novos, Açude Dourado, Açude Marechal Dutra (Gargalheiras), Açude Sossego, Açude Vinte e Cinco de Março, Açude Pilões, Açude Santana (Gangorra), Açude Umarizal, Açude Malhada Vermelha, Açude Bonito II, Açude Lucrécia, Açude Santa Cruz, Açude Santo Antônio de Caraúbas e Açude Alecrim.

Estado
Além dos açudes mantidos pelo Dnocs, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, 15 dos 46 reservatórios estaduais estão em volume morto.

O baixo volume dos reservatórios tem agravado a situação nos municípios potiguares. Em oito cidades do estado, o quadro é de racionamento de água. A Companhia de Águas e Esgotos (Caern) informou que em todos os casos há incapacidade de fornecer água e o abastecimento tem que acontecer com carros-pipa e outras medidas emergenciais.

As cidades com colapso no abastecimento são: Luís GomesSão Francisco do Oeste,Tenente AnaniasSão MiguelJoão DiasCarnaúba dos DantasParaná e Antônio Martins.

Mais de 30 aves silvestres são resgatadas durante operação em Natal

Pássaros recolhidos passarão por uma avaliação e devem ser devolvidos à natureza (Foto: Divulgação/Guarda Ambiental de Natal)Pássaros recolhidos passarão por uma avaliação e devem ser devolvidos à natureza (Foto: Divulgação/Guarda Ambiental de Natal)
A Guarda Ambiental de Natal realizou na manhã desta quarta-feira (14) uma operação de combate ao tráfico de animais silvestres na Zona Leste da cidade. De acordo com a coordenadora da operação, Luciana Lima, mais de 30 pássaros foram resgatados em quatro casas na comunidade Paço da Pátria.
Ainda segundo a coordenadora, algumas das aves encontradas são de espécies ameaçadas de extinção, como cancão, periquitos, jandaias, papa-capim, papa-arroz e rolinhas. Um dos proprietários foi encaminhado à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema).
Os pássaros recolhidos passarão por uma avaliação e devem ser devolvidos à natureza.
Além do grupamento de ação ambiental da Guarda Municipal, a operação contou com apoio da Polícia Civil e da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, a Semurb.

15/01/2015 11h22 - Atualizado em 15/01/2015 11h24 Presídio Federal de Mossoró recebe mais 18 presos de Santa Catarina


Do G1 RN
Comboio com presos de Santa Catarina chegou a Mossoró já no início da noite (Foto: Marcelino Neto/G1)Comboio com presos de Santa Catarina chegou a Mossoró já no início da noite (Foto: Marcelino Neto/G1)
O Presídio Federal de Mossoró, na região Oeste potiguar, recebeu nesta quarta-feira (14) dezoito apenados que estavam detidos em unidades prisionais de Santa Catarina. Segundo o diretor da unidade, Ricardo Marques Sarto, os detentos desembarcaram à tarde no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. De lá, um comboio seguiu por terra até o Rio Grande do Norte, chegando a Mossoró já no início da noite.
Ainda de acordo com o diretor, está prevista a transferência de presos da unidade potiguar para outros estados, mas a quantidade e o destino não podem ser revelados por questão de segurança. Atualmente, a Penitenciária Federal deMossoró possui pouco mais de 100 internos.
Presos do sistema penitenciário catarinense desembarcaram neste sábado (16) em Mossoró, no RN (Foto: Marcelino Neto)Presos do sistema penitenciário catarinense durante
desembarque em Mossoró em fevereiro de 2013
(Foto: Marcelino Neto)
Transferências
Em fevereiro de 2013, trinta e sete homens que estavam detidos em unidades prisionais catarinenses foram transferidos para o Rio Grande do Norte e três para Porto Velho. Eles foram movidos na intenção de desarticular a facção criminosa que estava em atuação na segunda onda criminosa, entre 30 janeiro e 3 de março daquele ano. No período, ocorreram 114 atentados em 37 cidades catarinenses, segundo a PM.
Antes, em 2012, ocorreu a primeira onda de atentados no estado, com 63 alvos registrados de 18 de outubro a 11 de novembro. Entre 26 de setembro e o final de outubro de 2014, ocorreu uma terceira onda de ataques, com mais de 100 atentados em 32 cidades catarinenses. Durante as ações, 74 suspeitos foram presos e 26 adolescentes apreendidos. Dois suspeitos foram mortos em confronto com a Polícia Militar e um ex-agente prisional assassinado na frente de casa em Criciúma.
AInda em outubro de 2014, o Departamento de Investigações Criminais (Deic) de Santa Catarina confirmou que a ordem para a terceira onda de ataques no estado foi dada por detentos catarinenses que foram transferidos para Mossoró no ano anterior

TRAGÉDIA NA LADEIRA DO CAMPO CAMPRIDO EM CUITÉ-PB: ACIDENTE COM 3 VÍTIMAS FATAIS


Um automóvel celta com placa OFG 2898 de Picui - Pb, foi atingido frontalmente por um caminhão desgovernado de placa dpx 9436 de Itapetiniga – SP, que descia a ladeira do campo comprido. as vitimas seguem presas nas ferragens aguardando a chegada do corpo de bombeiros, policia rodoviária federal e a perícia Teécnica.


A unidade do Samu de Cuite esteve no local para prestar atendimento, mas chegando ao chegar no local as 3 vítimas já estavam mortas. o impacto foi tão forte que o celta foi arrastado por mais 30 metros ladeira abaixo e só parou em um barranco com a frente totalmente destruída.


MAS INFORMAÇÕES EM INSTANTES E ÀS 11:00HS NO JORNAL DA 89.
CENTRAL DE JORNALISMO DA 89 FM.






domingo, 11 de janeiro de 2015

HOMEM É BALEADO EM NOVA FLORESTA E É TRANSFERIDO PARA O HOSPITAL DE TRAUMA EM CAMPINA GRANDE



Galvani Silva com central de jornalismo da 89 FM
Cícero dos Santos Lima conhecido como Bichinho foi baleado no final da tarde deste domingo (11) em Nova Floresta. Segundo informações da Policia Militar, o homem foi levado para o hospital local e estava consciente mas não quis dizer quem o atingiu com dois tiros.
Segundo levantamentos dos Policias o homem foi baleado no meio da rua, os tiros atingiram as costas próximo da coluna e a perna direita.



A médica que atendeu a vitima no hospital local optou pela transferência da vítima para o hospital de Trauma em Campina Grande por causa da gravidade do tiro próximo da coluna, ele foi transferido por uma unidade do SAMU de Cuité.

A policia Militar trabalha com o nome de um suspeito e passará o caso para a Policia Civil continuar as investigações.


Aeroporto de São Gonçalo e Arena das Dunas podem ser vendidos

NOTÍCIAS DO RN
natal_aerea_arenadasdunas-14_jobson_galdino_-_portal_da_copa-me-
Em menos de um ano após inaugurados, os dois maiores empreendimentos do estado, Aeroporto Internacional Aluizio Alves e Arena das Dunas, podem ser vendidos. Ambos são administrados pela iniciativa privada e as companhias que os administram, de acordo com o jornal Valor Econômico, estão sem crédito no mercado e com o caixa apertado, devido ao envolvimento na operação Lava Jato, que investiga um esquema de corrupção na Petrobras. Empresas negam a negociação.
Como não se sabe ao certo se essas negociações serão benéficas aos dois empreendimentos e podem impactar em diversos setores da economia do estado, o assunto preocupa as autoridades, que preferem não se pronunciar até que haja uma comunicação oficial sobre o assunto.
Em sua apuração, o Valor Econômico constatou que a Engevix (grupo Jackson) – sócia majoritária no consórcio Inframerica, administradora do novo aeroporto do estado – estuda a venda de ativos, entre eles sua participação nos aeroportos de Brasília (DF) e de São Gonçalo do Amarante (RN).   Ao NOVO JORNAL, a Engevix negou que estivesse planejando se desfazer de sua parte no terminal aéreo potiguar.
“Não há nada em relação ao Aeroporto de São Gonçalo. O ativo do Grupo Jackson que está sendo avaliado é a Desenvix”, disse por meio de sua assessoria de imprensa. Os ativos da Desenvix, empresa de energia da companhia, já estão sendo negociados com a sócia norueguesa Statkraft, que detém 40,65% do negócio. A Engevix deve receber mais de R$ 500 milhões pela participação na Desenvix.
Apesar de apontar a venda do aeroporto de São Gonçalo como uma das alternativas para empresa levantar caixa, o jornal Valor Econômico classifica o terminal como sendo “pouco atrativo para o mercado que o avalia com baixo potencial de crescimento, limitando assim grandes propostas de compra”.
O jornal diz ainda que o único braço da companhia que não deve ser negociado é a Engevix Engenharia, principal projeto do grupo, voltado para a área da construção civil que foi responsável por alavancar os outros projetos que agora devem estar a venda.   A razão para se desfazer dos seus ativos, entre eles o aeroporto Aluisio Alves, está no suposto envolvimento da empresa na operação Lava Jato, da polícia federal, que investiga um esquema de corrupção na Petrobrás. Os donos da companhia estão sendo investigados, entre eles, Gerson de Mello Alamada, que foi preso pela Polícia Federal e Gerson Kok, que sofreu condução coercitiva sendo obrigado a depor. A sede da empresa em Barueri/SP passou por ação de busca e apreensão.
Silêncio  
O governador Robinson Faria disse que não havia tomado oficialmente conhecimento do fato e que não foi procurado pelas duas empresas para tratar sobre as vendas. Em São Gonçalo do Amarante o prefeito Jaime Calado manifestou-se com a mesma justificativa, por meio de sua assessoria de imprensa. O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, disse que não tinha conhecimento sobre o assunto, mas por se tratar de empreendimentos privados, a negociação não deveria sofrer influência direta do Estado. Já o secretário (adjunto) interino de Desenvolvimento Econômico do estado, Orlando Gadelha, esteve ocupado em reunião e não respondeu à reportagem.
Outros grupos investigados pela Polícia Federal na operação também enfrentam dificuldades na obtenção de crédito no mercado, entre elas o grupo OAS, que no Rio Grande do Norte administra a Arena das Dunas. O Valor Econômico publicou que o consórcio também estuda vender diferentes ativos do seu portfólio.
Oportunidade  
Em entrevista, os diretores da empresa mencionaram como oportunidades de vendas suas participações diretas na Arena das Dunas (Natal), Arena do Grêmio (Porto Alegre/RS) e a Itaipava Arena Fonte Nova (Salvador/BA) entre outros investimentos. A OAS foi procurada pelo NOVO JORNAL para se pronunciar sobre o assunto, mas não houve tempo hábil para responder aos questionamentos, segundo sua assessoria de imprensa.

Caixa Econômica Federal de Santa Cruz abre inscrições para o programa Jovem Aprendiz com salário de até R$ 1.081,12

Inscrições abertas para Jovem aprendiz na Caixa Econômica Federal.
Informações pelo telefone; 3297-9811 idade (18 a 24 anos) * ter em mãos identidade, CPF, título e carteira de trabalho .
Salário: 1.081,12
Vale refeição ou alimentação 110 e passagem
Trabalha de seg. a sex. De 10:00 as 16:15.
Fonte: Blog do Xexeu.

Vem ai em Jaçanã


Arena das Dunas é o segundo palco da Copa mais utilizado

31jan2014-imagem-aerea-da-arena-das-dunas-em-natal-1394126581209_615x300
A Tribuna do Norte estampa que a Arena das Dunas é o segundo entre os palcos da Copa do Mundo mais utilizado após o Mundial. Foram 20 jogos, atrás apenas do Maracanã, no Rio de Janeiro.  Apesar do bom número de jogos, a principal praça do futebol do RN está longe quando o assunto é arrecadação média em relação aos demais 11 estádios, à frente apenas da Arena Pernambuco. Desde a partida entre Itália e Uruguai, pela 3ª rodada da 1ª fase do Mundial, a Arena das Dunas foi utilizada em 20 partidas entre Série B e Copa do Brasil (até o dia 17 de outubro), com ABC e América mandando seus jogos no local.

63% das cidades potiguares estão sem pediatras

De acordo com levantamento feito pela TRIBUNA DO NORTE junto ao sistema, 63,4% dos municípios não possuem pediatras ocupados na rede de saúde. Segundo o sistema, há 964 profissionais ocupados em pediatria no RN. Se considerados apenas os profissionais individuais, há 456 pediatras no estado, presentes em uma esfera ainda menor, segundo o Datasus: cobrem apenas 26% dos municípios.
Essa deficiência de cobertura é sentida tanto na rede pública quanto na privada. No último final de semana, foi noticiada a ausência de pediatras no Papi: um dos três prontos-socorros particulares infantis da capital. Profissionais reclamavam atrasos nos pagamentos. Já na rede de saúde pública, o problema já conhecido das outras especialidades também atinge a infância: a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) trabalha com um déficit de 35 pediatras na rede. Hospitais regionais como o de Angicos e Caraúbas não possuem pediatras, embora as vagas estejam previstos no quadro.

Ano da Paz proposto pela CNBB tem iniciativas pelo Brasil

anodapazCom a chegada do Ano Novo, iniciaram-se também ações pela Paz. Em 2014, os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram, por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral, o Ano da Paz. Trata-se de um período de reflexões, orações e ações sociais, que se estenderá até o Natal de 2015.
Na arquidiocese do Rio de Janeiro, também foram celebradas missas pela paz. O arcebispo, cardeal dom Orani João Tempesta, recordou que a “alegria nasce da paz que Cristo concede”. “Que possamos viver este Ano da Paz com muitas bênçãos. Atitudes, gestos concretos e sempre pedindo ao Senhor que nos ilumine e que traga esta paz aos nossos corações, às famílias e a todo o mundo. Que a Paz reine em nossas fronteiras! Sejamos propagadores e testemunhas da paz, aquela paz que vem do Senhor”, disse o cardeal Orani.
Com a proposta do Ano da Paz, a Igreja no Brasil quer ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, explica o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. “A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples”, pontua dom Leonardo.

Renan tenta impedir nomeação de Henrique para o Turismo, diz revista

Henrique-Alves-e-Renan-Calheiros-Foto-Antonio-Cruz-ABr
Aliados, aliados, ministérios à parte. De acordo com a revista Veja, são inúmeros os exemplos da guerra fratricida entre os peemedebistas: O presidente do Senado, Renan Calheiros, ainda tenta manter o aliado Vinicius Lages à frente do Turismo e acabar com as pretensões do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), de ser nomeado para a cadeira.