quinta-feira, 7 de maio de 2015

Pastor gay diz que não existe “base bíblica para condenar a homossexualidade”


Pastor gay diz que não existe “base bíblica para condenar a homossexualidade”
Sob o argumento de que os textos bíblicos são apenas registros históricos, um pastor gay quer abrir uma igreja defendendo a tese de que não existe “base bíblica para condenar a homossexualidade”.
A igreja inclusiva Fonte de Água Viva será liderada por Gregory Rodrigues, 23 anos, primeiro homossexual a se casar na Justiça em Belo Horizonte (MG) – e também o primeiro a se divorciar.
“A teologia tem se modificado. As pessoas têm aberto mais o pensamento e visto que aquilo é um conceito histórico. Toda essa pregação [que diz que] Deus não aceita a homossexualidade… Onde está escrito que Deus não aceita a homossexualidade?”, questiona o pastor gay.
Segundo Gregory Rodrigues, “pastores [de igrejas tradicionais] se acham muito donos da verdade em poder falar ‘os gays não são salvos’, ‘os heteros são salvos’”.
Para ele, humanamente não há como definir quem será salvo ou não: “Se nós somos salvos por misericórdia de Deus, não é o pastor que vai me falar se eu estou ou não em pecado”.
O pastor gay diz que o objetivo da nova denominação é que os homossexuais sejam recebidos como os heterossexuais, e vice-versa, sem discriminação: “Ainda nos dias de hoje há uma rejeição [à homossexualidade]. A igreja inclusiva surgiu para tentar trazer essa familiarização do Evangelho, para abrir os olhos para a questão homoafetiva. A igreja tem esse papel, não de ser uma igreja exclusiva para gays, mas de ser para todos e todas”, defende.
Filho de pai militar e evangélico, Rodrigues não revelou sua homossexualidade por opção. Foi descoberto, aos 15 anos, namorando escondido o filho do pastor da igreja que frequentava com a família.
A descoberta resultou em brigas, e o relacionamento com o pai nunca mais foi o mesmo. Por outro lado, Rodrigues passou a buscar conhecer melhor as propostas das igrejas inclusivas, foi estudar teologia em um seminário batista e agora decidiu abrir sua própria denominação.
Rodrigues defende o casamento e a monogamia, é contra o aborto e prega que o sexo antes do casamento não é pecado. Incentiva o uso de preservativos como parte de uma política de saúde pública e afirma que a fidelidade entre os casais, tanto heterossexuais como homoafetivos, é um princípio que deve ser preservado...
Notícias Gospel

Cônsul de Cuba visitará Nova Cruz e Canguaretama para conhecer o Mais Médico

Objetivando acompanhar o trabalho dos profissionais oriundos da cooperação internacional Brasil/OPAS/Cuba do Programa Mais Médico do Governo Federal no Rio Grande do Norte, bem como conhecer o trabalho da Comissão Estadual enquanto experiência de gestão, estará em visita ao estado entre os dias 5 e 8 de maio, o Cônsul de Cuba, Orelvis Montes de Oca Leon.

O Cônsul cubano juntamente com a representante da OPAS/RN,Maria Elena Rondon Cayol e representantes do Ministério da Saúde, Karolini Rebouças e Uiacy Alencar visitarão Macaíba, onde participam de uma reunião com a gestão municipal e os seis médicos da cooperação Brasil/Cuba e visitam as duas Unidades Básicas de Saúde (UBS): uma urbana e outra rural.

Estão previstos ainda visitas aos municípios de Nova Cruz e Canguaretama. A comitiva terá ainda umareunião com a Comissão Estadual – CCE/PMM-RN e uma reunião com a gestão municipal e profissionais do Programa Mais Médicos do município de Natal.

Túnel que daria acesso a transportadora de valores é descoberto no Bom Pastor em Natal


161736
Da Tribuna do Norte.
Um túnel que daria acesso a uma empresa de transporte de valores foi descoberto na tarde desta quarta-feira (6) no bairro do Bom Pastor, zona oeste de Natal. A descoberta aconteceu por acaso, após o asfalto da rua Doutor Osório ceder e abrir uma cratera, já próximo à empresa.
De acordo com um policial da Delegacia Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), é provável que a estrutura tenha sido preparada por uma quadrilha que pretendia roubar a empresa.
A cratera foi aberta nas proximidades de um imóvel, mas segundo Eugênio Soares, da Defesa Civil de Natal, já foi feita uma vistoria e não há perigo iminente para a estrutura da casa. Amanhã, a equipe vai voltar ao local para ver se é necessário colocar alguma estrutura de sustentação.
Até o momento ninguém foi preso. As investigações estão sob a responsabilidade da Deicor.

Henrique vê teleférico de Santa Cruz como uma das prioridades do MTur


Equipamento que irá fortalecer o turismo religioso do Rio Grande do Norte, tornado o município de Santa Cruz um dos principais pólos turísticos do Brasil, o teleférico de Santa Cruz passa a ocupar lugar de destaque na lista de prioridades do ministro Henrique Alves no Ministério do Turismo. Em reunião realizada ontem com o deputado estadual Tomba Farias (PBS) e a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa,  Henrique Alves, assegurou total apoio a implantação do teleférico, cujas obras, em sua primeira etapa, já estão sendo executadas. Com o respaldo de Henrique, a liberação da verba destinada para a construção da segunda etapa do teleférico deverá ser agilizada.
Conforme assegurou o próprio Ministro ao deputado Tomba Farias, o teleférico, uma vez concluído, irá contribuir para mudar a feição da economia daquela região do estado. O equipamento irá ligar o complexo turístico Alto de Santa Rita à praça da Igreja Matriz, localizada no centro da cidade.
O Ministro também garantiu que irá contribuir para liberar recursos destinados à conclusão das obras do Centro de Treinamento de Santa Cruz, através de gestão junto a outros Ministérios.

Mais antiga cópia dos Dez Mandamentos é exibida em Israel


O mais antigo documento conhecido que reproduz integralmente os Dez Mandamentos está em exibição em Jerusalém, em uma mostra do Museu de Israel – informou nesta quarta-feira (6) o estabelecimento.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.

O documento já havia ganhado uma exposição excepcional em Nova York, em 2011, e em Cincinnati, em 2013. Mas seu acesso ao público é muito raro, até mesmo em Israel.

Agora, o público pode apreciá-lo por ocasião da exposição intitulada “Uma breve história da humanidade”, montada no Museu de Israel com recursos oriundos do estabelecimento e inaugurada recentemente. O texto está protegido numa redoma dotada de um dispositivo climático devido à sua fragilidade.

O documento, de 45,7 cm de comprimento e 7,6 centímetros de largura, com as instruções morais que Moisés teria recebido de Deus no Monte Sinai, faz parte dos 870 manuscritos encontrados por um beduíno no noroeste do Mar Morto entre 1947 e 1956 perto de Qumran.

Muitos especialistas estimam que os Manuscritos do Mar Morto foram escritos pelos essênios, uma seita judaica dissidente que se retirou no deserto. Outros especialistas acham que poderiam vir de bibliotecas do Templo Judaico que estava sendo erguido em Jerusalém, e foram escondidos em cavernas com a aproximação dos romanos que destruíram o local em 70 d.C.

O manuscrito original da teoria da relatividade de Albert Einstein está em exibição na mesma exposição, que foi inaugurada em 30 de abril e vai até janeiro de 2016.
  
France Presse

BRASIL DESMANTELADO – (FOTOS): Sem gasolina, delegado transfere presos de delegacia para cadeia a pé Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTBagtBO

6i8k0eb5e1_nz1madc8t_file4b7msvlfl6_2ljwnmhmtv_fileUma cena inusitada em Planaltina de Goiás (GO), no entorno do Distrito Federal. Por volta das 9h30 desta quarta-feira (6), 18 presidiários, que ocupavam celas do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) saíram às ruas a pé em direção à Cadeia Pública da cidade. Eles caminharam cerca de 2 km escoltados por policiais.
A decisão de levar os detentos foi tomada pelo delegado Cristiomário Medeiros. Sem veículos e gasolina para fazer a transferência, ele saiu com os 18 presos algemados. Medeiros explica que não tinha como transportá-los nos três carros da delegacia.
— Nós só temos três Gols na delegacia e nós levaríamos o dia inteiro para transferir todos. Seriam necessárias umas nove viagens e nós não temos gasolina suficiente para fazer essas viagens porque estamos com problema de abastecimento, explica o delegado.
Perguntado sobre o risco de colocar os presos nas ruas, o delegado afirma que preparou um esquema de segurança para evitar fugas, rebeliões e resgates.
— Todos os agentes foram juntos, armados, nós colocamos uma situação sem riscos para a população e contamos com o apoio da Polícia Militar na operação. Todos estavam algemados de dois em dois, de três em três, não havia risco de fuga.
f1lvsv0w_5d7ftn5u3y_fileO delegado afirma que, durante o percurso, cerca de dois agentes para cada preso participaram da operação. Alguns detentos optaram por colocar camisas para tapar o rosto.
O Judiciário autorizou, nesta terça-feira (5), a transferência dos detentos, que ocupavam duas celas da Delegacia depois que oito presos fugiram e deixaram uma das celas danificada. A Justiça autorizou a transferência temporária para Cadeia Pública até o dia 18 de maio, quando a reforma deve ser concluída. Depois deste prazo, os detentos devem ser novamente transportados para o Centro Integrado de Operações de Segurança.
Na madrugada de terça-feira, oito presos do Ciops fugiram de uma das celas após danificar a entrada de ventilação e utilizar cordas e roupas para pular um muro de 6m.
R7


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTBhvn00

Destroços da nave russa perdida no espaço podem cair sobre o Brasil nesta sexta Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTBFIIyj

fogueteA nave de carga não tripulada russa que ficou fora de controle desde seu lançamento, na semana passada, deve vai cair na Terra nesta sexta-feira, se desintegrando ao entrar na atmosfera, dizem os cientistas. E essa queda pode acontecer sobre o leste dos Estados Unidos, Colômbia, Brasil e Indonésia. A Roscosmos, agência espacial russa, acredita que “apenas algumas pequenas partes” da nave poderiam alcançar a superfície do nosso planeta.
Em 28 de abril, a Progress 59, nave que carregava três toneladas de suprimentos para a Estação Espacial Internacional, passou por problemas técnicos logo após a decolagem e ficou fora de controle. Especula-se que uma explosão pode ter ocorrido na terceira fase de lançamento a partir do foguete impulsionador Soyuz, o que fez com que a nave desse uma pirueta. Seja qual for a causa, a missão de US$ 51 milhões foi abandonada pela Rússia.
Em um comunicado na semana passada, os funcionários da US Joint Center Operations (JSpOC) na Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, disseram que tinham começado a acompanhar o evento e confirmaram que o veículo está rodando pelo espaço, a uma taxa de 360 graus a cada cinco segundos. Além disso, o JSpOC observou 44 peças de detritos na proximidade do veículo.
Autoridades disseram que o JSpOC continuará a rastrear o veículo de carga e os detritos “a fim de garantir a segurança do voo espacial para todos”.
O Globo


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTBM5FIL

Família aciona Polícia após desaparecimento de universitário em Natal na noite dessa quarta

2d192afd2525e55aea0c0899aef02d5cFamília e amigos buscam informações sobre paradeiro de universitário desaparecido desde o fim da noite dessa quarta-feira(6), na capital potiguar. Nesta manhã(7), familiares se dirigiram a Polícia, através da DECAP, para iniciada de buscas. A informação foi confirmada pela mãe de Marckson ao Blog. Foto Reprodução: Redes sociais


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTB4W12g

Desemprego no Brasil subiu para 7,9% no 1º trimestre – a maior taxa em 2 anos Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTAdzbsT

DESEMPREGOA taxa de desemprego no país no primeiro trimestre do ano subiu para 7,9%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. É a maior taxa desde o primeiro trimestre de 2013, quando foi de 8%. No primeiro trimestre do ano passado, ela tinha sido de 7,2%. No último trimestre de 2014, chegou a 6,5%. Em 2014, a taxa média de desemprego no país foi de 6,8% ante 7,1% de 2013.
Pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrange as regiões metropolitanas do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife, o desemprego no primeiro trimestre ficou em 5,8%. Os dados de março mostraram uma deterioração da renda do trabalho, com queda tanto nominal quanto real na renda frente ao mês anterior.
O objetivo do IBGE é substituir a PME pelo levantamento nacional, criado em 2012. A Pnad Contínua Trimestral pesquisa as informações sobre o mercado de trabalho em cerca de 3.500 municípios.
A renda ficou estável em relação ao primeiro trimestre de 2014 e somou R$ 1.840. Frente ao quarto trimestre de 2014, subiu 0,8% acima da inflação.
Por estados, o Rio Grande do Norte teve a maior taxa de desocupação no primeiro trimestre, com 11,5%. Santa Catarina, a menor: 3,9%. No Rio, foi de 6,5%, abaixo da média nacional. Em São Paulo, o desemprego atingiu 8,5%, a maior taxa do Sudeste.
Um terço dos estados apresentaram no primeiro trimestre do ano a maior taxa de desocupação, considerando todas os trimestres da pesquisa. Ao todo, 19 estados tiveram aumento da desocupação frente ao mesmo trimestre do ano passado, enquanto oito registraram queda nessa base de comparação.
— Há uma pressão maior sobre o mercado de trabalho, um aumento dos desocupados, uma geração menor de postos de trabalho e isso vai se refletir na taxa de desocupação — afirma Cimar Azeredo, gerente da pesquisa.
DESEMPREGO MAIOR ENTRE MULHERES
O contingente de desempregados no país chegou a 7,9 milhões de pessoas. Já o de pessoas com carteira assinada avançou 0,5 ponto percentual frente ao mesmo período de 2014, para 78,2% do trabalhadores do setor privado. A população ocupada ficou em 92,023 milhões. Houve uma queda de 0,9% na comparação com o trimestre anterior e uma alta de 0,8% frente ao mesmo o período de 2014.
A taxa de desocupação subiu em todas as regiões, em relação ao primeiro trimestre de 2014. No primeiro trimestre de 2015, a região Nordeste foi a que apresentou a maior taxa de desocupação (9,6%) e a região Sul, a menor (5,1%). No Centro-Oeste, do primeiro trimestre de 2014 para o primeiro trimestre de 2015, foi observada elevação de 1,5 ponto percentual na taxa de desocupação e nas regiões Norte e Sudeste, de 1 ponto percentual.
As análises apontaram diferenças significativas na taxa de desocupação entre homens e mulheres, comportamento verificado também nas cinco grandes regiões. No primeiro trimestre de 2014, a taxa ficou em 6,6% para os homens e 9,6% para as mulheres. Já entre os jovens de 18 a 24 anos de idade, a taxa foi de 17,6%, patamar elevado em relação à taxa média total (7,9%), comportamento verificado tanto para o Brasil, quanto para as cinco regiões.
O Globo


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZTAiqyGL

Assassino abre o jogo e confessa que matou Máximo Augusto enforcado com lençol




tgjyi67i
Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) prendeu o lutador de jiu-jitsu e garoto de programa Jean de Araújo Rocha, 19 anos, autor confesso da morte do estudante Máximo Augusto (23 anos), na tarde desta quarta-feira (06). Além dele, a Polícia Civil também prendeu Erick Jonatha da Silva (25 anos), suspeito pelo crime de receptação do veículo de Máximo.
trjtyi56i5
Segundo o delegado titular da Dehom, Fábio Rogério, Máximo foi para um motel com Jean de Araújo, após às 5:00 horas da manhã de sábado, depois de ter saído de uma boate. Houve uma discussão no quarto relacionada ao encontro casual. Como não houve um acordo de Máximo durante a relação sexual, Jean decidiu matar Máximo por enforcamento dentro do motel, usando um lençol. “Após a morte, Jean colocou o corpo dentro do carro e saiu sem destino até encontrar um matagal, em São Gonçalo do Amarante.
tyj6i67i4
No perfil do assassino no Facebook, um fato curioso é que na véspera do crime, ele postou uma imagem com a mensagem: “Amanhã pode ser tarde”. Jean estava com o cabelo na cor natural. É que depois do crime ele descoloriu para despistar a polícia. Outra curiosidade é que Máximo Augusto era estudante de administração da UnP. No perfil de Jean Rocha, está informado que ele estudou ou estuda também na UnP, mas não diz o curso.
trjtyik6ii
Investigação – “Na segunda-feira (04), começamos a investigar e ouvir as testemunhas que viram Máximo pela última vez, as amigas, o segurança da boate e o recepcionista do motel. Com o aparecimento do veículo, começamos a seguir uma linha de investigação para descobrir quem teria tido acesso às partes que foram retiradas do veículo (ar condicionado e direção hidráulica)”, detalhou o delegado titular da Dehom, Fábio Rogério.
yjtyi76i67i
u56u56i55
Foi descoberto que Jean repassou o veículo de Máximo, ainda no sábado, para um outro homem, com o intuito de se livrar do objeto usado no crime. O veículo foi parar nas mãos de Erick Jonatha que faria a intermediação da venda das peças do carro. A Polícia prendeu Erick primeiramente no bairro Planalto e com as informações passadas por ele, a Dehom chegou até Jean de Araújo, que foi preso em Pitimbú. Na casa de Jean, a Polícia Civil encontrou vários aparelhos celulares e relógios.
tyki76o67o
Compartilhar:

Aeroporto de Natal” é vendido por empresa alvo da Lava Jato para holding argentina


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em meio a uma forte crise financeira após ter sido envolvida na Operação Lava Jato, a empreiteira Engevix confirmou nesta quarta-feira que vendeu à holding argentina Corporación América sua participação nas concessões dos aeroportos de Brasília e Natal. Os valores da operação não foram informados. O negócio deve dar fôlego à companhia brasileira, que precisa quitar uma dívida de 1,5 bilhão de reais e evitar um pedido de recuperação judicial.
Com a transação, os argentinos, que já eram sócios dos aeroportos, passarão a deter 100% da concessão de Natal e 51% da de Brasília. Neste último, os outros 49% pertencem à Infraero. A estimativa é de que, com o negócio, cheguem ao caixa da Engevix cerca de 400 milhões de reais.
Investigada na Lava Jato, a empreiteira, que também é dona de concessões de energia e de um dos maiores estaleiros do país, teve um de seus principais sócios presos no ano passado. Desde então, o mercado de crédito se fechou para a companhia.
Até agora, a Engevix conseguiu vender sua participação na Desenvix, empresa de energia que detinha participações em eólicas, para seu sócio norueguês. Obteve com a operação cerca de 500 milhões de reais, que só vão entrar no caixa da companhia depois que os órgãos reguladores aprovarem a operação. O mesmo deve acontecer com o negócio que agora está sendo acertado com os argentinos nos aeroportos.
Aeroportos
As concessões dos dois aeroportos agora vendidos pela Engevix foram arrematadas nos leilões promovidos pelo governo federal há três anos. O investimento nas duas obras é de cerca de 3 bilhões de reais, e a concessão deve durar mais de 25 anos. Ambos estão em operação sob o controle da Inframérica, que tem como sócios a Infravix, a Engevix, e a Corporación América.
Para os argentinos, segundo alguns analistas, é interessante fechar o negócio neste momento. O grupo administra 53 pelo mundo, sendo 35 só na Argentina.
Fonte: Veja

Pai de estudante morto no RN diz que prisão de suspeito 'conforta em parte


Do G1 RN
Jean Rocha (de camiseta laranja) foi apresentado à imprensa ao lado do comparsa (Foto: Kleber Teixeira/ Inter TV cabugi)Jean Rocha (de camiseta laranja) foi apresentado
à imprensa ao lado do comparsa
(Foto: Kleber Teixeira/ Inter TV cabugi)
Apesar do alívio pela prisão dos suspeitos do crime, o aposentado Máximo Medeiros de Araújo ainda não se conforma com a "maneira brutal" como seu filho Máximo Augusto, de 23 anos, foi assassinado. O universitário foi encontrado morto no último domingo (3) na zona rural de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, após dois dias desaparecido.Dois suspeitos foram presos nesta quarta-feira (6). Um deles confessou ter matado o estudante.

"Em parte conforta, mas independente de qualquer coisa, a forma como ele foi assassinado não justifica nada. Foi de maneira brutal. Nenhum ser humano merece ser morto daquela forma", afirma o pai. De acordo com o aposentado, a família vem se recuperando aos poucos. "Vamos retomando a vida da gente. A justiça decide isso. Eu acredito na justiça e em Deus, assim como sempre acreditei que a polícia resolveria o caso", diz.

O veículo, que posteriormente foi abandonado, foi encontrado na terça-feira (5) no bairro de Candelária, que fica perto da Delegacia de Plantão da Zona Sul de
 Natal. Na mala, foi encontrada a roupa de Máximo, uma calça escura e uma camisa vermelha. O corpo dele foi encontrado nu e com marcas de espancamento. A roupa é a mesma que o estudante usava no dia em que sumiu e que vestia ao posar para uma foto postada por ele numa rede social.Ao G1, o delegado Fábio Rogério afirmou que um dos suspeitos admitiu ter matado o estudante ao esganá-lo com um lençol  durante um desentendimento dentro de um motel. O preso foi identificado como Jean de Araújo Rocha, de 19 anos. Depois do crime, ele levou o corpo para uma região de mata, entre Macaíba e São Gonçalo do Amarante, e desovou o corpo", acrescentou o titular da Dehom.

O outro suspeito, chamado Erick Jonatha da Silva, de 25 anos, ainda segundo o delegado, foi preso por ter ficado com o carro e alguns objetos que pertenciam ao estudante. "Ele vai responder por receptação de material roubado", afirmou Fábio Rogério.
  •  
A foto foi postada pelo estudante em uma rede social antes do desaparecimento em Natal (Foto: Arquivo pessoal)A foto foi postada pelo estudante em uma rede
social antes do desaparecimento
(Foto: Arquivo pessoal)
A identificação do corpo de Máximo só foi possível após análise das impressões digitais, exame realizado no Itep. A causa da morte, no entanto, ainda não foi oficialmente revelada.

De acordo com a Polícia Civil, Máximo esteve em uma boate na Zona Sul de Natal na madrugada do dia 1º de maio. Ele saiu da boate com duas amigas e as deixou em casa. Em seguida, seguiu para a boate Vogue, no bairro de Candelária, também na Zona Sul da capital.
Da boate, o universitário foi visto saindo com um homem que segurava um capacete. O segurança suspeitou da situação e chegou a perguntar ao estudante se estava tudo bem com ele. Ao receber uma resposta positiva de Máximo, viu o jovem deixar o local acompanhado do homem.
Câmeras de segurança de um motel próximo a boate mostram o carro de Máximo entrando no estabelecimento às 5h35 e saindo às 5h59.

Perícia
Pela manhã, o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) deu início ao trabalho mais minucioso de perícia no carro do universitário. De acordo com a perita criminal Lidyce Guerra, esta etapa tem como objetivo coletar material biológico - sangue, sêmen, fios de cabelo - que possa ajudar na identificação dos suspeitos.

O enterro do universitário aconteceu na manhã da segunda-feira (4) no cemitério de Nova Descoberta, Zona Sul de Natal. Ainda no início da semana, colegas de sala de aula e amigos do estudante fizeram uma homenagem na Universidade Potiguar (UnP), onde ele cursava Administração.

Pipeiros jogam água fora em cidade afetada pela seca no RN; veja vídeo



Do G1 RN

A água que deveria ser entregue às comunidades desabastecidas em razão da seca, está sendo jogada fora por pipeiros que deveriam atender aos distritos de Caiçara e Jurumenha, no município de Santa Maria, na região Agreste do Rio Grande do Norte, distante pouco mais de 60 quilômetros de Natal.
Vídeos gravados por moradores das duas comunidades mostram a ação de pipeiros, responsáveis pelo transporte de água da Operação Pipa, do Exército Brasileiro, derramando o líquido (veja acima). Dos 167 municípios potiguares, 153 tiveram estado de calamidade decretado este ano. Santa Maria é um deles.
O primeiro vídeo foi gravado no final da tarde desta terça-feira (5) no distrito de Caiçara. As imagens, decidas ao G1 mostram um caminhão-pipa cadastrado na operação parado numa ponte sobre o riacho Salgado. O motorista despeja a água que deveria ser destinada às comunidades. De acordo com o morador que registrou o desperdício, o motorista percebe que estava sendo filmado e arranca com o veículo.
No segundo vídeo, gravado no distrito de Jurumenha, é possível ver claramente o adesivo que identifica os veículos que são cadastrados na operação. O caminhão derrama a água durante o percurso. O morador que fez a filmagem relatou que esta é uma prática comum entre os pipeiros (veja vídeo ao lado).
“Alguns motoristas jogam toda a água fora com o caminhão em movimento, que é para ganhar ainda mais tempo. Assim, eles fazem mais viagens e ganham mais pelo transporte. O problema é que a água desperdiçada deixa rastro pelo caminho e as pessoas reclamam. Por isso que tem motorista que prefere jogar a água nos riachos, que é justamente para não deixar poças”, explicou um morador que preferiu não se identificar.
Pipeiros foram flagrados desperdiçando água na zona rural de Santa Maria, na região Agreste do RN (Foto: G1/RN)Pipeiros foram flagrados desperdiçando água na zona rural de Santa Maria, na região Agreste do RN (Foto: G1/RN)
Informada da denúncia pela reportagem, a coordenação da Operação Pipa no Rio Grande do Norte, o Comando da 7ª Brigada do Exército em Natal, informou que o caso será apurado e que, se as investigações concluírem que houve conduta irregular por parte dos pipeiros, "os envolvidos serão punidos com base nas cláusulas contratuais estabelecidas".
Controle
Ainda de acordo com a Coordenadoria da Operação Pipa no RN, os pipeiros são contratados para realizar a operação logística de transporte de água entre mananciais e as comunidades. A fiscalização dos pipeiros é realizada por organizações militares executoras do projeto, localizadas em todas as áreas dos municípios atendidos. 
Além do controle presencial, a Coordenadoria acrescenta que os caminhões dos pipeiros contratados pela operação recebem um módulo embarcado de monitoramento, controlado via satélite, que fiscaliza o trajeto dos veículos cadastrados. Por meio do sistema de monitoramento, também é fiscalizado que o caminhão coletou a água (por meio de um cartão) e que a água foi entregue ao destino final, conforme a planilha recebida pelo pipeiro. No destino final, um representante indicado pela Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codec) também faz o controle da água entregue.
Seca no Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)Seca assola o Rio Grande do Norte (Foto: Canindé Soares)
Situação crítica e prejuízos
Segundo o próprio governo do Rio Grande do Norte, o estado enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. Ano passado, a Secretaria Estadual de Agricultura estimou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões para a produção agropecuária, equivalente a uma redução de 56,9% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.

Força Nacional encontra túnel e impede nova fuga em Alcaçuz, no RN


Do G1 RN
Diretora da Penitenciária de Alcaçuz foi afastada do cargo (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)Túnel foi descoberto na área externa da Penitenciária de Alcaçuz (Foto: Marksuel Figueredo/Inter TV Cabugi)
Homens da Força Nacional encontraram mais um túnel na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, mais unidade prisional do Rio Grande do Norte. A penitenciária fica em Nísia Floresta, na Grande Natal. A descoberta aconteceu por volta das 23h30 desta quarta-feira (6). De acordo com o diretor da unidade, Eider Brito, o túnel foi aberto a partir do Pavilhão 2 até a área externa da penitenciária. Agentes penitenciários, com o apoio do Batalhão de Choque, trabalham na contagem dos presos. "Acreditamos que ninguém fugiu", disse o diretor.

Um agente penitenciário que pediu para não ser identificado afirmou que durante a noite é possível ouvir sons de batidas vindas de dentro do presídio. "Provavelmente são os presos trabalhando nos túneis", disse.
Homens da Força Nacional faziam uma ronda de rotina quando localizaram o buraco. Ainda segundo informações do diretor, os policiais chegaram a ouvir vozes dos presos que estavam prestes a fugir.
No dia 27 de abril, agentes penitenciários encontraram um 'túnel gigante' com iluminação, ventiladores e escadas no Pavilhão 1 da unidade.
Fugas
Este ano, duas fugas já foram registradas em Alcaçuz. Na mais recente, no dia 22 de abril, 35 presos escaparam por um túnel encontrado a menos de 10 metros de uma das guaritas. Antes, no dia 6, outros 32 detentos já haviam fugido por um túnel escavado a partir do Pavilhão 2.