sábado, 26 de julho de 2014

Papa Francisco almoça no bandejão do Vaticano com funcionários Ele se sentou em mesa coletiva com alguns trabalhadores



Papa Francisco almoça em bendejão do Vaticano com funcionários. Ele se sentou em mesa coletiva com alguns trabalhadores
Papa Francisco almoça em bandejão do Vaticano com funcionários. Ele se sentou em mesa coletiva com alguns trabalhadoresCrédito: Osservatore Romano Press Office/EFE
 O pontífice comeu batatas fritas, peixe, pão integral e água
O pontífice comeu batatas fritas, peixe, pão integral e águaCrédito: Osservatore Romano Press Office/EFE

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Acusado de vários assaltos a ônibus é morto a tiros em Natal


2020-07-25-4798-870x418Um adolescente identificado apenas por Yure da Rua do Motor, 15 anos, acusado de vários roubos a ônibus no bairro das Rocas e Praia do Meio na zona leste de Natal, foi executado por volta da 18:40 horas de hoje, 25, com vários disparos de arma de fogo na Rua São Sebastião no Bairro das Rocas. Segundo informações de policiais do 1º BPM que fizeram o isolamento do corpo, dois homens que estavam em bicicletas dispararam contra a vitima e fugiram em seguida.
Alguns populares que não quiseram se identificar, disseram que os atiradores começaram à seguir o mesmo da Rua Doutor Miranda já efetuando disparos sendo que um dos tiros acertou um veículo gol que estava na linha de tiro e que no momento não tinha ninguém no mesmo e só depois alcançaram a vítima na rua São Sebastião onde ele foi morto.
O chefe de investigações da 2º DP de Brasília Teimosa disse que as empresas de transportes coletivos de Natal mandaram para a delegacia vários vídeos onde aparecem Yure roubando sobre grave ameaça os ônibus, sendo que os mais recentes dias 12 e 16 desse mês na Rua Belo Horizonte nas Rocas e que foi enviado um relatório para a DEA para ser apurado. Em uma matéria da TV Tropical Yure deu uma entrevista quando foi apreendido na 2º DP, falando que tinha assinado sua carteira do crime e que iria continuar a praticar os delitos. O corpo foi periciado pelo ITEP e conduzido ao órgão e as investigações desse homicídio ficarão a cargo da 2º DP de Natal.
Fonte: Portal 190/RN.

Polícia indicia 16 militantes do Passe Livre por vandalismo durante protesto


protesto_mO 1° Distrito Policial concluiu e enviou ao Ministério Público Estadual o inquérito que investiga a ocupação da área de entrada da Câmara Municipal de Natal em outubro do ano passado, quando integrantes do Movimento Passe Livre ocuparam a área para realizar protestos. Os manifestantes ocuparam a área por 10 dias, e com isso os trabalhos legislativos foram suspensos. Após o fim da ocupação a fachada do imóvel estava depredada. Paredes, portas, muros e um busto do padre Frei Miguelinho apresentavam sinais de vandalismo.
Dezesseis pessoas foram acusadas pelos crimes de depredação de patrimônio público, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Desses, 14 são suspeitos de depredação do patrimônio público. Dois deles respondem também por falsidade ideológica e outros dois também são acusados de cometer este mesmo crime. Todos foram indiciados por formação de quadrilha.
14 dos indiciados estão entre os 19 listados no habeas corpus preventivo apresentado pelos manifestantes durante a ocupação. Os outros apenas assinaram uma lista pedindo um habeas corpus preventivo para os manifestantes que acamparam na entrada da Câmara Municipal. Nesta lista, conta cinco nomes eram de pessoas que não participaram da ocupação, tão pouco deram autorização para serem citadas na ação judicial. O nome dos indiciados não foi revelado.
Os acusados de falsidade ideológica assinaram e selecionaram nomes de desconhecidos para compor a lista. Um dos acusados fazia parte do diretório acadêmico de uma universidade particular – ele tinha acesso à relação de estudantes da instituição e selecionou alguns nomes, sem consultar os titulares. Análises de imagens de segurança e depoimentos comprovaram que, cinco dos que assinavam a lista sequer eram manifestantes. As investigações foram iniciadas após o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Albert Dickson, prestar queixa por dano ao patrimônio público.

Governo negocia com movimento em Oiticica e obra será retomada nesta segunda


Canindé Soares
Secretário de Meio Ambiente entrou em acordo com representantes do Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica.
Representando a governadora Rosalba Ciarlini, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luciano Xavier, se reuniu na manhã de hoje (25), com o Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica, para apresentar um termo de compromisso que elenca um conjunto de ações que serão executadas pelo Governo Federal e Estadual, no intuito de atender às demandas do movimento durante o processo de construção do reservatório.

Estavam presentes na reunião o Diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes, O Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, representando a Igreja e integrantes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Jucurutu, São Fernandes e Jardim do Seridó.

De Caicó, onde participava da inauguração do curso de medicina da UFRN no Seridó, a governadora acompanhou as negociações e lembrou das várias vezes que já foi ao Ministério da Integração com o intuito de lutar pela agilidade na retomada da obra. "Na última terça-feira voltamos ao Ministério e solicitamos essa vinda do representante do Dnocs para trazer a solução rápida para o problema", lembrou.
A reunião aconteceu no barracão montado pelo Movimento, no canteiro de obras da Barragem, e foi mediada pelo representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos do RN (Seapac), Procópio Lucena. Na ocasião, Dr. Walter Gomes, representando o Ministro da integração, garantiu a liberação dos recursos destinados às indenizações e à construção da nova Barra de Santana.

A proposta de negociação foi apresentada ao movimento pelo Secretário da Semarh, onde estavam detalhados bem claramente: 1) Os prazos e valores de indenização a serem pagos aos proprietários dos imóveis rurais. 2) Os prazos para a execução da Nova Barra de Santana. 3) O compromisso do Governo em construir Agrovilas nos três municípios para continuar garantindo aos agricultores, a sua subsistência. 4) O compromisso do Governo em atender inquilinos que moram em casas cedidas ou alugadas, com a construção de uma residência própria, através de um Programa Habitacional do Governo Federal. 5) A garantia que o fechamento da calha do rio só acontecerá depois que todos os moradores forem indenizados e a nova Barra de Santana esteja concluída e a população já assentada.

De acordo Com Luciano, os argumentos apresentados pelo Governo, no que se refere a valores e prazos, foram aceitos pelo movimento e por todos envolvidos. “As propostas foram colocadas para votação e foram acatadas por unanimidade”.  A paralisação da obra que já durava 73 dias foi suspensa e segunda-feira (28) os trabalhos serão retomados.

Para o Bispo de Caicó, Dom Antônio Cruz, esse é um momento de satisfação e alegria. “O Governo apresentou propostas claras e sérias, mostrou que tem intenção de resolver os impasses e deixar a população bem assistida. Isso nos deixa felizes”, disse o Bispo.

Com trator, agentes encontram túnel de 20 metros no maior presídio do RN



Arthur Barbalho Do G1 RN
Túnel foi descoberto ao lado do Pavilhão 4 (Foto: Divulgação/Direção de Alcaçuz)Túnel foi descoberto ao lado do Pavilhão 4 (Foto: Divulgação/Direção de Alcaçuz)
Com a ajuda de um trator tipo retroescavadeira, um túnel com aproximadamente 20 metros de comprimento foi descoberto nesta quinta-feira (24) ao lado do Pavilhão IV da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. De acordo com o diretor Ivo Freire, foram os próprios presos - alguns que já haviam tentado escapar pelo buraco, quem denunciaram a localização. "Este túnel, segundo os apenados, foi escavado há pelo menos 4 anos. Só neste ano, eles já tentaram escapar por este túnel umas cinco vezes", afirmou.
saiba mais
Ainda de acordo com Ivo, assim que o trator começou a escavar as paredes do túnel cederam e o túnel desmoronou. "Tiramos a terra, colocamos pedras por toda a extensão do túnel e o cobrimos", acrescentou. A distância do Pavilhão 4 para o muro mais próximo é de uns 18 metros. Com a profundidade, o túnel passa dos 20 metros", explicou.
No início deste mês, uma revista de rotina já havia levado os agentes a encontrarem uma abertura que levava ao túnel descoberto nesta quinta. A tentativa de fuga aconteceu justamente a partir do Pavilhão 4. "O túnel era secundário e dava acesso a este, que era o principal. Com dois dias cavando, eles conseguiriam ligar as duas escavações”, disse o diretor na ocasião.
A última fuga
A última vez que detentos  conseguiram escapar de Alcaçuz foi no dia 3 de outubro de 2012. Na ocasião, dois foram recapturados e um morreu ao ser baleado com um tiro de fuzil.
Alcaçuz
A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, localizada no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, possui atualmente cerca de 900 homens, além de outros 350 detentos que estão custodiados no Presídio Rogério Coutinho Madruga (Pavilhão 5), anexo da unidade.
Pavilhão 1 da Penitenciária de Alcaçuz é alvo da operação de revista da PM (Foto: Henrique Dovalle/G1)Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta (Foto: Henrique Dovalle/G1)

Policiais do RN estão sem alimentação há mais de 20 dias, denuncia sindicato

Policiais civis que trabalham como plantonistas no RN recebem alimentação pelo cartão Green Card (Foto: Reprodução/G1)Policiais civis que trabalham como plantonistas no RN recebem alimentação pelo cartão Green Card (Foto: Reprodução/G1)
Policiais civis que trabalham como plantonistas em delegacias de Natal e no interior do Rio Grande do Norte estão, há mais de 20 dias, sem receber recargas nos cartões de alimentação. A denúncia foi feita na manhã desta sexta-feira (25) pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública.
saiba mais
O G1 tentou contato com o delegado geral, mas foi informado que Adson Kepler estaria participando de uma reunião com o Tribunal de Justiça e somente ele poderia falar a respeito do assunto. Ligações feitas para o telefone dele não foram atendidas ou retornadas. Chamadas também foram feitas para o Grupo Green Card, cuja matriz fica no Rio Grande do Sul, mas as ligações também não foram atendidas.
Ainda de acordo com o Sinpol-RN, um ofício foi entregue ao delegado geral da Polícia Civil, Adson Kepler, solicitando providências urgentes para falta de créditos nos cartões de alimentação por causa de dívidas do Governo do Estado com a empresa responsável pela prestação do serviço.
“Alimentar-se é necessidade básica à conservação da vida e, vale ressaltar, que esse cartão alimentação é um direito conquistado pela própria categoria, que já sofre tanto com outras dificuldades estruturais das delegacias. Por esse motivo, enviamos o ofício para a Degepol solicitando a regularização desse serviço, pois já são mais de 20 dias de atraso no repasse dos créditos no Green Card”, afirma Renata Pimenta, vice-presidente do Sinpol.
De acordo com a sindicalista, a situação é de desconforto e revolta por parte das equipes de plantão e do Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp). “Para não ficarem com fome, os policiais são obrigados a pagar a alimentação do próprio bolso”, acrescentou.
Renata explicou que a recarga do cartão era feita sempre no início ou até mesmo antes da virada de cada mês. “No entanto, neste mês de julho, até esta quinta-feira, dia 25, ainda não foi feito”, ressaltou. A vice-diretora disse que manteve contato com a Diretoria Administrativa da Degepol e que foi informada que já foram feitos os lançamentos dos créditos, mas a empresa não liberou a recarga porque o Governo do Estado está em atraso com o pagamento mensal do contrato.
imagem.phpA partir de agosto, quem tem iPhone 5 ou 5s terá a oportunidade de transformar o smartphone em uma câmera térmica capaz de fazer com que o usuário veja outras pessoas através das paredes. É o FLIR One, cujo trabalho consiste combinar as informações de assinatura de calor com a imagem ao vivo da câmera para exibir uma representação térmica.
Esse sistema não é útil apenas para xeretar os outros, mas também para detectar vazamentos de ventilação em torno de portas e janelas, problemas no motor do carro, aquecimento de circuitos e em fiações, e até mesmo para caminhar no escuro.
Para fazer o que faz, o FLIR One, que foi mostrado na CES deste ano, recolhe luz infravermelha que sai dos objetos e é invisível ao olho humano. A informação é convertida em pulsos eletromagnéticos que depois são traduzidos por um chip para a exposição. Os níveis de calor são interpretados em cores quentes (próximas do vermelho) e frias (do azul).
A empresa por trás do produto prevê a integração com três aplicativos e a possibilidade de se compartilhar as imagens via redes sociais. Mas nada disso sairá barato, em pré-venda (quando os preços costumam ser mais amigáveis) ele custa US$ 350. As entregas devem começar em agosto, quando o produto chegará às lojas da Apple, e depois do lançamento no Estados Unidos, Europa e Canadá, ele deve desembarcar em outras partes do mundo.
Olhar Digital – UOL

Cachaça, uísque ou conhaque: estudo compara bebidas e elege a melhor

3kcqmlykd8_4oltfph8x8_fileFoto: Getty Images
A cachaça conquistou o paladar de muitos gringos e é orgulho nacional. Mas será que ela é tão boa quanto outros destilados? Um estudo feito pela pesquisadora Aline Marques Bortello, da Esalq, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba, se propôs a descobrir.
Para a pesquisa, foi criada uma cachaça em laboratório que, desde 2012, é submetida a uma análise para estudar seu envelhecimento. A bebida foi comparada a 20 marcas de conhaque e uísque.
16_38_34_466_fileFoto: ThinkStock
A escolha das bebidas para a comparação abrangeu preços e origens variados.
Foram feitos testes às cegas para cor, aroma e sabor. Além disso, também foi colocado à prova teor alcoólico e componentes químicos.
11_13_57_697_file AlimentosFoto: Getty Images
Os resultados surpreenderam a pesquisadora, como ela contou ao jornal Folha de S. Paulo.
— Quando a cachaça atingiu um ano e meio de saturação, superou as demais bebidas em todos os aspectos.
Isto não significa que a bebida brasileira seja melhor, mas que conseguiu ter um aprimoramento maior do sabor dos tonéis de carvalho francês e americano nunca antes usados, que foram adotados para a pesquisa.
R7

BANDIDOS FAZEM ARRASTÃO E LEVAM TERROR A MORADORES DE FAZENDA EM SÃO PEDRO DO POTENGI

Na noite desta quinta-feira, aproximadamente às 18 e 30, cinco bandidos invadiram a fazenda Telha, pertencente ao empresário Franklin Pinheiro, na comunidade de Telha e levaram terror aos moradores. Durante 2 horas os indivíduos ameaçaram as famílias do gerente e de outro morador e fizeram o arrastão em dinheiro, roupas e o que puderam levar.

Segundo as informações que nos chegaram os bandidos demonstraram estar bem informados sobre todo o movimento do local e não tiveram qualquer sentimento de piedade, inclusive com relação às mulheres e crianças que foram bastante ameaçadas. No final da ação eles levaram o carro do gerente da fazenda e seguiram com destino ignorado com todos os produtos furtados.

Momentos depois o gerente conseguiu ir até as casas que ficam um pouco distantes e telefonar para o proprietário e para a polícia. As diligências foram realizadas e o caso deverá ser investigado. 



Fonte: Blog Atualidades/ Serra da Tapuia Notícias

Com união de situação e oposição pelo Trairi, Henrique deverá optar por comício regional em Santa Cruz


Os grupos políticos da situação e oposição no Trairi apoiam Henrique Alves para o Governo, acontecendo isso em 7 das 10 cidades da região.

Sem palanque e clima para tantos apoios, um comício regional irá unir Lajes Pintadas, Sítio Novo, Campo Redondo, Tangará, Serra Caiada, Japi e Jaçanã em um único palanque em Santa Cruz.

Talvez este seja o maior comício da história da região, unindo as sete cidades citadas e Santa Cruz, sendo que nesta última os grupos em oposição seguem candidaturas diferentes, permitindo assim um clima favorável para a cidade sediar um grande comício.

Apenas Santa Cruz, São Bento do Trairi e Coronel Ezequiel haverá divergências entre situação e oposição, Tomba x Péricles, Tula x Kleber, Taú x Boba, respectivamente.
Nas cidades onde Henrique reúne todos os apoios dos grupos políticos, os adversários não vão aceitar dividir o mesmo espaço, bem diante dos olhos dos seus eleitores. Nesse clima amistoso, as eleições 2014 no Trairi será a união de água e óleo, pelo ao menos uma tentativa.

Do Wallace

Hoje em Coronel


Fiel a pé não terá acesso a templo da Universal

Após quatro anos de obras que custaram R$ 680 milhões, o Templo de Salomão, construído no bairro do Brás, região central de São Paulo, pela Igreja Universal do Reino de Deus, vai ser inaugurado no dia 31 somente para convidados e autoridades.
O espaço de 100 mil metros quadrados também não tem data para ser aberto aos fiéis - quem quiser assistir aos cultos terá de pagar a passagem para a empresa de fretamento contratada pela Universal, ao valor de R$ 45 por pessoa, para quem mora na capital.
Nesta quinta-feira, 24, a cúpula da igreja promoveu uma entrevista coletiva em Santo Amaro, na zona sul, para explicar detalhes sobre o templo, o maior espaço religioso do País, quatro vezes maior do que o Santuário Nacional de Aparecida.
O local acomodará um público de 10 mil pessoas, sentadas. O ambiente é suntuoso, com mármore rosa italiano, 10 mil lâmpadas de LED e oliveiras importadas de Israel.

Autoridades

Para a inauguração do dia 31, autoridades como a presidente Dilma Rousseff, o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Fernando Haddad são aguardadas para o evento.
"Teremos centenas de autoridades. Não temos um balanço dos nomes, mas a Dilma já se antecipou e declarou publicamente que estará presente", disse Renato Parente, jornalista que apresentou os detalhes do templo.
Parente disse que nenhuma pessoa poderá entrar no templo por conta própria. Quem quiser, vai precisar contratar o serviço de fretamento feito por ônibus.
Para pessoas de outras cidades e Estados o valor da passagem ainda não foi estimado pela mesma empresa de ônibus, cujo nome não foi revelado.
"É um preço que será cobrado pela empresa de fretamento, não é da igreja. Não é um ônibus de linha normal, é turístico", disse Parente.
O templo também vai ter um telão com 20 metros de comprimento (maior do que os telões dos estádios da Copa do Mundo) e 60 apartamentos para pastores convidados, além da residência oficial do pastor Edir Macedo, fundador da Universal.
A igreja também divulgou regras para o uso de roupas. Mulheres devem evitar o uso de minissaias e roupas curtas.
Para os homens, está vetado o uso de bermudas e de uniformes de clubes esportivos. Chinelos, camiseta regata, boné e óculos escuros também foram proibidos.

Contrapartidas

A autorização para o funcionamento do local foi emitida pela Prefeitura no dia 10, por meio da certidão de diretrizes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), documento que atesta que o empreendedor cumpriu as contrapartidas pelo fato de ser um polo gerador de tráfego.
Entre as obras que a igreja teve de realizar, estão a instalação de cinco semáforos em cruzamentos e o plantio de 25 mudas de árvores.
Outra contrapartida foi o rebaixamento de guias de cinco cruzamentos. O certificado de conclusão de obra ainda deverá ser solicitado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Posto de gasolina em Porto Alegre acolhe animais de rua durante o frio

(Cinthia Cramer)
(Cinthia Cramer)
O frio chegou de vez em boa parte do país. Assim como os moradores de rua, animais abandonados e bichinhos desaparecidos também sofrem bastante com os dias gelados. Eles costumam procurar abrigo em comércios e casas, mas nem sempre são bem recebidos. Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, um posto de gasolina conquistou moradores da região ao acolher os cães que precisavam de ajuda.

Funcionários improvisaram bacias e cobertores para receber os hóspedes durante o inverno, e ainda oferecem água e ração. A comerciante Cinthia Cramer flagrou a boa ação ao abastecer o carro no local. “Fiquei olhando admirada, mas só tinha visto um cão. Resolvi descer para ver de perto. Foi quando me deparei com os outros todos acomodados em suas devidas bacias. Achei o máximo. Me emocionei com a criatividade e fotografei. Eles nem me deram bola, continuatam no aconchego. São uns queridos”, contou.
Veja também: Animais que aguardam adoção em todo o Brasil
caes posto 2_site

Ciclistas são assaltados na rota do sol e vivem momentos de terror nas mãos de bandidos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Uma prática de esporte muito utilizada entre os potiguares é o ciclismo, e um dos lugares preferidos para se pedalar é a Rota do Sol, porém o hobby de muitos parece que está com os dias contados devido a falta de segurança naquele local.
É comum todas as noites, vários grupos se reunirem e saírem com destino às praias do litoral norte, numa espécie de bate e volta.
A ideia de pedalar em grupo se deu pensando exatamente na insegurança existente naquela região, que durante a noite fica ainda mais deserta e tem a iluminação precária.
É, mas ao que parece, nem mesmo essa forma garante mais a segurança dos ciclistas.
Um ciclista postou um desabafo ontem no seu facebook, narrando momentos de tortura que alguns ciclistas passaram nas mãos dos assaltantes durante mais de uma hora.
Eles foram levados para dentro do matagal e ficaram sob a mira dos bandidos, que no final fugiram levando suas bicicletas.
Veja a postagem:
Foto: Facebook
Foto: Facebook



Defesa de advogado preso em motel de Natal com adolescentes nega crime

Bruno Cavalcanti Teixeira, de 32 anos, nega ter tido relações sexuais com adolescentes em motel na Zona Leste de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Bruno Cavalcanti Teixeira, de 32 anos, nega ter tido relações sexuais com adolescentes em motel na Zona Leste de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O defensor do advogado preso nesta quinta-feira (24) com três adolescentes dentro de um quarto de motel na Praia do Meio, em Natal, nega que ele tenha pago para ter relações sexuais com as garotas. Bruno Cavalcanti Teixeira, de 32 anos, foi preso em flagrante com três adolescentes. As meninas têm 15, 16 e 17 anos. Segundo a delegada Rossana Pinheiro, o advogado foi flagrado no momento em que matinha relações com uma das menores.
De acordo com André Dantas de Araújo, que faz a defesa de Bruno, o advogado não admite o crime. "Ele não reconhece os fatos pelos quais está sendo acusado", disse.
Ainda segundo André, seu cliente negou que tenha pago para ter relações sexuais com as três meninas. "Ele assegura com veemência que os fatos relatados não são verídicos", reforçou.
A versão de Bruno é contestada pela delegada Rossana Pinheiro, titular da Delegacia Especial de Defesa da Criança e Adolescente (Dea). Ao G1, a delegada disse que, quando os policiais chegaram ao motel, Bruno estava dentro de um quarto tendo relações com uma das garotas (veja vídeo ao lado).

"Uma equipe da Polícia Militar foi até o local e quando chegou ele já havia tido relação com duas das meninas e estava tendo com a terceira. Na delegacia elas confirmaram que tinham tido relação com o advogado", afirmou a delegada.
Rossana explicou que o advogado pagou R$ 50 para cada umas das duas meninas com quem já tinha tido relação, mesmo valor que seria pago para a terceira. "As meninas confirmaram que receberam o valor de R$ 50 para ter relações sexuais com o advogado. A terceira menina não recebeu e falou isso no seu depoimento. Isso configura crime de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável", acrescentou a delegada.
A pena para esse tipo de crime, segundo Rossana, é de reclusão e pode variar de quatro a dez anos. O advogado foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi, na Zona Sul de Natal. A OAB, segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, já solicitou transferência de Bruno para a sede do Quartal Geral da PM, no bairro Tirol, Zona Leste da cidade.
Já as adolescentes, fizeram exames de conjunção carnal no Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) e depois liberadas.

Não tem perdão', diz garoto que matou por dívida de R$ 10 no RN

Do G1 RN com informações da Inter TV Cabugi
"Não estou arrependido. O que ele fez comigo não tem perdão". A fala é do adolescente de 15 anos que foi apreendido nesta quinta-feira (24) suspeito de matar a facadas o jovem David Domingos do Nascimento Fonseca, de 19 anos, no município de Maxaranguape, no litoral Norte potiguar. Segundo a Polícia Militar, a motivação do crime foi uma dívida de R$ 10 (veja o vídeo).
Em entrevista à Inter TV Cabugi, o adolescente disse que matou David porque o rapaz o teria agredido. "Fui eu sim. Foi legítima defesa. Ele estava me ameaçando com uma faca e me agrediu. Eu esquentei a minha cabeça e fiz o fiz", disse ele.
O adolescente de 15 anos disse ainda que não se arrepende de ter matado o amigo. "Não estou arrependido. O que ele fez comigo não tem perdão. 'Deu' na minha cara e agrediu minha mãe verbalmente. Isso não existe", completou.
De acordo com tenente Lira Neto, da PM de Maxaranguape, o adolescente usou uma faca tipo peixeira para matar o amigo. "Eles se estranharam e começaram a brigar. Foi nesse momento que ele puxou a faca de desferiu três golpes contra o rapaz", contou o policial.
David chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da unidade de saúde do município.
Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep) foi chamada para fazer a remoção do corpo, mas segundo a PM, demorou mais de 6 horas para chegar até o local.
O adolescente foi encaminhado para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (Ciad) do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal.
Garoto de 15 anos confessou ter matado o amigo por causa de uma dívida de R$ 10  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Garoto de 15 anos confessou ter matado o amigo por causa de uma dívida de R$ 10 (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Arquidiocese quer concluir até dezembro reforma da Catedral


A+ A-
A Arquidiocese de Natal pretende concluir até dezembro os serviços anti-incêndio e de acessibilidade na Catedral Metropolitana de Natal, pendências para que seja concedido o Habite-se que o local nunca teve. Enquanto isso, está em andamento a colocação de uma manta sobre a catedral, visando resolver os problemas de infiltração, que vêm atrapalhando a realização dos atos ecumênicos. O serviço da manta começou no dia 28 de maio, está 30% concluída e será finalizada até 28 de agosto. Desde então, 17 dias foram de serviço parado devido às chuvas.
Emanuel AmaralEstrutura está recebendo uma manta para evitar infiltraçõesEstrutura está recebendo uma manta para evitar infiltrações

Ontem, o padre Valdir Cândido de Morais, pároco da Catedral, apresentou o que já foi feito e quais os próximos planos  de adequação. Apesar das obras, a programação das missas é mantida, exceto em dias chuvosos, devido às goteiras. Também foi apresentado o valor arrecadado com a apresentação da cantora Roberta Sá no Teatro Riachuelo, em junho passado. Os R$ 133.959,25 serão destinados aos projetos e execução da instalação de pára-raios e de adequação anti-incêndio.

Esses serviços custarão R$ 145 mil à Igreja, mas, segundo o padre Valdir, foi completado com o arrecadado em arraiá feito pela Catedral e reserva que restou da Festa da Padroeira de 2013. Os 5.971 m² de manta foram custeados com uma emenda da Assembleia Legislativa no valor de R$ 640 mil exclusivamente para a manta (R$ 573 mil) e, o restante, para recuperação da laje.

Do serviço anti-incêndio será colocado um reservatório subterrâneo que abastecerá os nove hidrantes a serem instalados, sendo cinco na parte interna e quatro na parte subterrânea.

Para concluir todas as pendências será preciso ainda um projeto de adequação de acessibilidade, mas que a Arquidiocese não tem o projeto. Por isso ainda não há um valor estimado de custo. Porém, na noite de ontem começaram as reuniões para discutir quais as novas campanhas arrecadadoras.

“Hoje [ontem] à noite vamos começar nos reunir para ver quais vão ser as campanhas. Mas já vamos começar com um site, que deve entrar no ar em agosto, onde terá produtos à venda e as pessoas poderão doar por transferência bancária”, explica o pároco.

A Catedral, que custa R$ 55 mil por mês para manutenção e pagamento de funcionários, é mantida com o dízimo e valores arrecadados pelo uso do estacionamento. A construção foi inaugurada em 1985, época que, segundo o padre Valdir, o Plano Diretor não exigia o Habite-se. A capacidade do local é de 3 mil pessoas na parte onde são realizadas as missas.

Arrastão chega à pizzaria em Lagoa Nova e causa terror nos clientes e funcionários

Foto: José Aldenir
Foto: José Aldenir
A rotina de estabelecimentos comerciais serem alvos fáceis de assaltantes parece não ter fim em Natal. Na noite dessa quarta-feira, o endereço foi a pizzaria Siciliana, que fica localizada na avenida Nascimento de Castro, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital potiguar.
Por volta das 22h30, um homem armado entrou no estabelecimento a anunciou o assalto. Um grupo de pessoas que estava reunido em uma das mesas foram os únicos abordados pelo bandido. “Foi coisa rápida – menos de um minuto – o jovem entrou com o capacete na cabeça, colocou uma arma na nossa cara e levou nossos celulares e algum dinheiro da carteira de um amigo. Só deu tempo de o cidadão perguntar se tinha algum policial na mesa e fazer ameaças do tipo “eu não tenho medo de matar nem de morrer”, afirmou em uma rede social uma das vítimas, o jornalista Wallace Araújo.
Ainda segundo o relato, o que chamou atenção foi a tranquilidade com a qual o assaltante deixou o estabelecimento. “Logo em seguida o rapaz guardou a arma dentro da roupa, se virou de costas, saiu do estabelecimento, ligou a moto e foi embora, sozinho, tranquilo, na certeza de que escaparia impune, visto que formiga de roça sabe a folha que corta. Aquele cara tinha a segurança de saber que dificilmente algo de negativo lhe aconteceria”. A Polícia Militar fez diligências na região, mas o suspeito não foi encontrado.
Também nessa semana, outro estabelecimento comercial foi assaltado. No início da manhã da última segunda-feira (21), dois homens armados renderam o segurança e funcionários da Fogo em Chama, na Ponta do Morcego, e levaram todo o dinheiro que estava no escritório da administração, cerca de R$ 80 mil, além do aparelho onde as imagens das câmeras de segurança eram gravadas.
Com a recente onda de assaltos e arrastões a estabelecimentos desse tipo, por determinação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, todos os crimes desse tipo estão sendo investigados pela Delegacia de Furtos e Roubos (Defur). Antes a Defur só recebia casos com prejuízos maiores do que 30 salários mínimos (R$ 21.720).

Menor de 16 anos sofre tentativa de homicídio na noite de hoje (24) em Tangará


plantao-policialUm menor de 16 anos de idade sofreu uma tentativa de homicídio na noite desta quinta feira (24) por volta dás 20:30 na rua Hermínio Gomes de Lemos, Bairro da pinha em Tangará/RN.
A guarnição da polícia Militar da cidade foi informada por populares que um menor se encontrava ferido no referido local, ao verificar constatou-se que o mesmo teria sido atingido por disparos de arma de fogo, sendo a vítima encaminhada imediatamente para o hospital e maternidade Santa Teresinha na cidade, devido a gravidade dos ferimentos o mesmo foi transferido para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal, até o presente momento ainda não sabemos seu estado de saúde.
Segundo informações da Polícia Militar de Tangará, o suspeito de ter efetuado os disparos que atingiram a vítima já foi identificado e também seria um menor de idade, mas o motivo que ocasionou ainda é desconhecido. A polícia Militar trabalha neste momento para tentar prender o elemento.
Obs: Não exibiremos nomes e fotos dos envolvidos neste caso, por se tratar de menores de idade.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Nesta sexta tem festa da ressaca do São João em Coronel Ezequiel



Com problemas de saúde, Paulo Wagner retira candidatura


95e590bf4c8da489d0b46bfabe89c021O deputado Federal, Paulo Wagner (PV) retirou sua candidatura a reeleição à Câmara do Deputados.  Paulo Wagner informou o PV da decisão há três dias, alegando problemas de saúde. No entanto, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta o pedido de registro de candidatura, ainda aguardando julgamento.
Por Marcos Dantas.

Bandidos descobrem que vítima de assalto era policial e o matam com tiro na cabeça em Macaíba

O policial militar, Jailton Francisco de Lima, foi morto a tiros na tarde de hoje, 24, por volta das 16h, na cidade de Macaíba.
Segundo o Cabo Eduardo, o crime ocorreu devido a um latrocínio, assalto seguido de morte.
750x450_206p683A8ULh453s351sDois homens o assaltaram e ao descobrir que se tratava de um PM, um deles atirou na cabeça de Jailton.
A polícia militar está isolando a área a espera da policia civil e peritos do ITEP
Os criminosos saíram em um veículo tipo Pegeout verde com destino ignorado. O corpo do soldado foi encontrado na comunidade conhecida como Pé do galo.
O veículo foi encontrado capotado no bairro de Felipe Camarão. Toda a policia militar da capital e região metropolitana está cercando as saídas da cidade neste momento.
Fonte: Portal 190/RN.

Primo de Bruno diz que Eliza está enterrada perto de aeroporto


Atualizada às 20h57
Eliza foi enterrada em Confins, diz primo de Bruno
BELO HORIZONTE - Um primo do goleiro Bruno Fernandes, Jorge Rosa Sales, afirmou nesta quinta-feira, 24, que sabe onde está enterrado o corpo de Eliza Samudio, de 24 anos, ex-amante do atleta que está desaparecida desde 2010. Em entrevista à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro, o rapaz, que foi condenado por envolvimento no sequestro e morte de Eliza, descreveu o local na região metropolitana de Belo Horizonte onde estariam os restos mortais da jovem e na noite desta quinta ainda prestava depoimento a policiais do Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil mineira.
Na entrevista, Sales negou que Eliza tenha sido esquartejada, como alegou em outra entrevista à mesma emissora e em um dos depoimentos que já prestou à polícia. O rapaz já apresentou pelo menos três versões para o crime e a o chefe do DHPP, delegado Wagner Pinto, quis ouvir novamente o depoimento do rapaz para checar a veracidade das declarações antes de determinar novas buscas. À rádio, Jorge Sales alegou que o corpo estaria em um "sitiozinho próximo ao aeroporto de Confins" que estaria "praticamente abandonado".
" STYLE="FLOAT: LEFT; MARGIN: 10PX 10PX 10PX 0PX;
"Ela (Eliza) não foi retalhada, segundo o Jorge", disse o advogado Nélio Andrade, que representa Sales e revelou que seu cliente teria contado que o corpo da jovem foi enrolado em um lençol e posto dentro de um saco fechado com zíper. Nesta quinta, o advogado acompanhou o rapaz com uma equipe do Comando de Operações Especiais (COE) da polícia fluminense até Vespasiano, na região metropolitana da capital mineira, onde Jorge teria identificado o "sitiozinho". O local é próximo à residência do ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o "Bola", condenado pelo assassinato de Eliza.
Sales já havia levado a polícia até a casa de Bola em 2010, quando revelou, ainda menor, que havia ajudado a sequestrar a ex-amante de Bruno no Rio de Janeiro e teria assistido à execução da vítima pelo ex-policial. Jorge cumpriu medida sócioeducativa pelo crime e, de acordo com Nélio Andrade, o rapaz "chorou" ao chegar ao local onde ela teria sido enterrada. Segundo o advogado, seu cliente resolveu contar onde estão os restos mortais para "se livrar de um peso, uma culpa" que o persegue pelo envolvimento no crime. Bruno foi condenado no ano passado a uma pena de 22 anos e três meses de prisão pelo sequestro e assassinato de Eliza, além do sequestro e cárcere privado do bebê que teve com a jovem

Preservativo que combate HIV será lançado em alguns meses

utoridades da Austrália aprovaram um preservativo desenvolvido no país que incorpora uma substância que desativa quase em sua totalidade o HIV e outros vírus sexualmente transmissíveis.
A empresa de biotecnologia Starpharma desenvolveu um composto antiviral chamado VivaGel, que segundo os testes de laboratório é capaz de desativar até em 99,9% o HIV, o herpes e outros vírus sexualmente transmissíveis, segundo a emissora local ABC.
A substância antiviral foi incorporada nos lubrificantes de preservativos produzidos pela Ansell, que já receberam um certificado de conformidade da Administração de Bens Terapêuticos.utoridades da Austrália aprovaram um preservativo desenvolvido no país que incorpora uma substância que desativa quase em sua totalidade o HIV e outros vírus sexualmente transmissíveis.

Vândalos ateiam fogo em duas residências em São Tomé, RN

A guarnição do Pelotão da Polícia Militar de São Tomé, registrou no início da madrugada de hoje (24) dois incêndios a residências na cidade de São Tomé/RN.

A viatura foi acionada por volta das 00h10min de hoje, para atender a primeira ocorrência (fotos), onde as chamas já consumiam as portas da casa. A guarnição da PM conseguiu apagar o incêndio, porém as portas da residência foram destruídas pelo incêndio.

Por voltas das 02h00min a viatura foi novamente chamada para atender outra ocorrência de incêndio noutra residência, sendo que desta vez o fogo estava apenas começando, o qual foi logo apagado pela guarnição de serviço, sem causar danos maiores.

Nos últimos seis (06) meses já somam quatro (04) incêndios com características criminosas.

Informações preliminares dão conta que um veículo tipo Palio de cor preta foi visto rondando a região.

O Pelotão de São Tomé solicita que a população ligue e denuncie pessoas e/ou veículos suspeitos vistos na cidade. 9220-3000 (WhatsApp)




Do blog PM de São Tomé, via São Tomé Notícias

Companhia informa que avião com 116 a bordo sumiu na África

Quinta 24 de julho 20144 (11:37)

A companhia aérea espanhola Swiftair informou nesta quinta-feira que perdeu o contato com um de seus aviões operado pela empresa Air Algerie, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo. A empresa comunicou em uma nota postada em seu website que o avião decolou de Burkina Fasso, país da costa oeste da África, à 1h17, pelo horário local, e deveria ter aterrissado em Argel, capital da Argélia, às 5h10, horário local, mas não chegou a seu destino. O avião é um modelo McDonnell Douglas MD-83, segundo informou a empresa.
Uma fonte da empresa aérea Air Algerie, em declarações anônimas à agência de notícias France-Presse, disse que “o avião não estava muito longe da fronteira argelina quando os comandantes do McDonnell Douglas foram instruídos a fazer um desvio por causa da má visibilidade e para evitar o risco de colisão com outra aeronave na rota Argel-Bamako”. Segundo o funcionário, “o contato foi perdido após a mudança de curso”.
“De acordo com os procedimentos padrões, a Air Algerie já iniciou seu plano de emergência”, disse um funcionário da empresa citado pela agência argelina de notícias APS.  O voo AH5017, entre a cidade de Ouagadougou e Argel, é uma rota que funciona quatro vezes por semana, reporta a rede BBC.

Delegação de atletas de Campo Redondo já embarcam para Noruega


Já deixou o Brasil a delegação de atletas e autoridades de Campo Redondo, que representará o Rio Grande do Norte no Campeonato Mundial de Clubes, em Oslo, na Noruega.

A comitiva embarcou na noite desta terça-feira (22) e é composta em sua maioria por jovens residentes na comunidade Malhada Vermelha, Zona Rural do município do Trairi.


Foto: Divulgação

IMPRESSIONANTE: Preso leva quase duas horas para morrer no Arizona após aplicação de injeção letal

2014-736041634-20140723133006050rts.jpg_20140723A polêmica envolvendo a pena de morte nos Estados Unidos aumentou nesta quarta-feira, quando um prisioneiro levou quase duas horas para morrer no estado do Arizona, após o uso de uma mistura experimental de drogas, cuja procedência foi mantida em segredo. De acordo com testemunhas, Joseph Wood foi visto ofegando e bufando por mais de uma hora.
Wood levou uma hora e 58 minutos para morrer depois que foi injetado no corpo dele uma combinação pouco testada do midazolam sedativo e analgésico hidromorfona. O procedimento demorou tanto que seus advogados tiveram tempo de apresentar uma ação de emergência no tribunal, na tentativa de parar com a pena capital.
— Ele ficou ofegando e bufando por mais de uma hora — afirmou um de seus advogados.
Quando os funcionários encarregados da execução verificaram o prisioneiro, uma hora e 10 minutos após o início do procedimento, foi confirmado que ele ainda estava vivo. Uma testemunha, o repórter Troy Hayden, disse a um jornal local que tinha sido uma cena perturbadora de assistir, “como um peixe em terra engolindo o ar.”
Wood, de 55 anos, foi condenado à morte pelos assassinatos, em 1989, de sua ex-namorada Debra Dietz e do pai dela, Eugene Dietz, em Tucson.
As horas que antecederam a execução foram marcadas por uma batalha legal sobre o sigilo imposto por autoridades estaduais sobre a origem das drogas. A aplicação da pena foi adiada várias vezes, mas, na terça-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos permitiu que a execução fosse realizada, sem dar qualquer explicação.
Algumas depois de o prisioneiro ser declarado morto, oficiais do Arizona começaram um exercício de limitação de danos e tentaram tranquilizar o público de que a execução foi indolor. O governador, Jan Brewer, ordenou uma investigação, mas disse que a morte tinha sido legal, acrescentando que “ de acordo com testemunhas e médicos, ele não sofreu”.
A morte do Wood se insere em um contexto de polêmica sobre as penas de morte nos Estados Unidos. Em abril desse ano, o prisioneiro Clayton Lockett levou 45 minutos para morrer no estado de Oklahoma. Durante esse período, ele se contorceu e gemeu em uma maca. A morte do preso provocou um clamor nacional e internacional. O presidente Obama foi pressionado a lançar uma revisão da prática da pena capital no país, que ainda está em curso.
O Globo

Jovem levado de casa por bandidos é encontrado morto dentro de carro em Ceará-Mirim

Fotos: Cedidas / Polícia Civil
Fotos: Cedidas / Polícia Civil
O corpo de um jovem de 23 anos foi encontrado em uma estrada carroçável que dá acesso ao assentamento Padre Cícero, em Ceará-Mirim, na tarde desta quarta-feira (23). Felipe Soares da Silva estava desaparecido desde a tarde desta terça-feira (22).
De acordo com familiares dele, três homens invadiram a casa o jovem e o levaram. Os bandidos, no momento do rapto, estavam em um Celta prata, mas levaram o carro da vítima, um Fiat Uno de cor branca.
Foi no Fiat Uno que o corpo de Felipe Soares foi encontrado. A suspeita é que o crime tenha sido um acerto de contas, isso porque, de acordo com a policiais civis de Ceará-Mirim, a vítima já havia se envolvido em atividades delituosas.
Fonte: Portal BO

Governo não abastece hospital em Natal e direção suspende refeição dos funcionários

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Veja comunicado interno que foi entregue aos funcionários do hospital Maria Alice Fernandes
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Inauguradas, obras de mobilidade urbana trazem problemas e riscos à população

Foto: Via Certa Natal
Foto: Via Certa Natal
Inaugurada parcialmente há pouco mais de um mês, as obras de mobilidade urbana do complexo da Arena das Dunas têm deixado motoristas e pedestres bastante preocupados no tocante a segurança e a sinalização.
Foto: Via Certa Natal
Foto: Via Certa Nata
A sinalização horizontal e vertical é confusa e com a presença quase nula de agentes de mobilidade urbana, o trânsito fica confuso dando margem também a infrações de trânsito ao longo do complexo viário.
Outro problema registrado no complexo viário é em relação as placas que indicam o valor e o prazo da obra que foram colocadas na avenida Romualdo Galvão. Como registrado nesta matéria através de fotos, as placas se tornaram uma ameaça aos condutores e pedestres que trafegam pela via, já que a ação do tempo deixou a estrutura quase que caindo em via pública.
Fonte: Via Certa Natal

Foto: Via Certa Natal
Foto: Via Certa Na

Criminoso rende clientes e faz arrastão em pizzaria na Zona Sul de Natal

Uma pizzaria foi alvo de um arrastão na noite desta quarta-feira (23) no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. Um suspeito chegou ao estabelecimento de motocicleta e armado invadiu o estabelecimento para fazer o assalto. Foram roubados celulares e dinheiro das vítimas.
Uma das vítimas do assalto, o jornalista Danilo Sá, conta que não houve agressão física aos clientes, mas o suspeito fez ameaças. No momento do crime, por volta das 22h, só havia uma mesa com clientes. Ninguém registrarou boletim de ocorrência na Polícia Civil.
O proprietário da pizzaria, que preferiu não se identificar, informou que o estabelecimento já conta com segurança privada e circuito interno de câmeras, mas mesmo assim os assaltantes não se intimidam.
Fonte: G1/RN.

Baleia jubarte de quatro metros morre após encalhar no litoral Sul do RN

Do G1 RN
Baleia Jubarte foi achada na praia de Tabatinga, no litoral Sul do estado (Foto: Françoise Lima/G1)Biólogos ainda tentaram socorrer baleia, mas o
animal não resistiu (Foto: Françoise Lima/G1)
Um filhote de baleia jubarte de quatro metros morreu após encalhar na tarde desta quarta-feira (23) na praia de Tabatinga, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Biólogos da Reserva Biológica do Atol das Rocas ainda tentaram salvar o animal, mas a baleia não resistiu.

A bióloga Maurizélia Brito, chefe da Reserva Biológica do Atol das Rocas, esteve no local e disse que a baleia chegou bastante debilitada à praia. "O Atol das Rocas e a costa de Natal se tornaram locais de reprodução das baleias jubartes e estamos na temporada reprodutiva de 2014. É comum que isso aconteça nesta época", explicou.

Ainda segundo Maurizélia Brito, o grupo de biólogos vai continuar fazendo o monitoramento da área, visto que é possível a ocorrência de novos encalhes. "A maré levou a baleia para longe da praia depois que ela morreu. Amanhã (quinta-feira) vamos observar onde o animal será devolvido pelo mar para coletar amostras e enterrá-lo", afirmou a bióloga.

STJ suspende obra próxima ao morro


As obras do edifício Villa del Sol, próximo ao Morro do Careca, devem ser paralisadas. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu provisoriamente uma decisão do Tribunal de Justiça do RN (TJRN) que autorizava a construtora Natal Real Empreendimentos a retomar a construção. A decisão é do vice-presidente da Corte, ministro Gilson Dipp.
Jean FábioPrédio em terreno na Vila de Ponta Negra teria 18 andares e impediria a visão do Morro do CarecaPrédio em terreno na Vila de Ponta Negra teria 18 andares e impediria a visão do Morro do Careca

Localizado na Vila de Ponta Negra, o projeto é de um prédio com 18 andares, em terreno que limita-se com as ruas Luiz Rufino e João Noberto. O empreendimento visa “o atendimento ao segmento turístico nacional e internacional”, segundo consta no site da empresa, em material de divulgação para vendas dos apartamentos.

Segundo Fábio Hollanda, advogado da NRE, “a empresa respeitará toda e qualquer decisão judicial, mas está extremamente preocupada  com a insegurança jurídica de se empreender”. Ele lembra que a empresa cumpriu todas as exigências da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo antes de iniciar as obras em meados de 2006, e mesmo assim, posteriormente teve licença suspensa pelo órgão. Foi então que a empresa buscou judicialmente a permissão para continuar as obras, processo que já esteve no âmbito do Tribunal de Justiça do RN e hoje está no STJ.

O advogado afirma ainda que esta primeira decisão não foi correta. “Acreditamos que o ministro foi levado a erro por argumentos fortes em defesa do meio ambiente. Na realidade está em questão a segurança jurídica, já que em nosso entendimento não há prejuízo ambiental ou visual”, declara.

Por outro lado, no parecer da Procuradoria do Município de Natal e do Ministério Público Estadual a  avaliação de impactos foi realizada de forma incompleta, sem considerar os efeitos paisagísticos do empreendimento. Além disso, houve omissão da análise da destinação do esgotamento sanitário e os impactos socioeconômicos do empreendimento. O MPRN defendeu que “há uma grande possibilidade de que venha a ser produzido um dano ambiental consistente na modificação de uma paisagem notável, uma vez que o edifício impedirá a visão do morro do Careca em sua totalidade”.

Segundo Fábio Hollanda, a NRE defende que não há riscos à paisagem e acrescenta que há vários outros edifícios liberados em área mais próxima ao morro. Paralelo ao processo que pede a retomada das obras, há o pedido de indenização por parte do município.

Moradores da região divergem suas opiniões. Para André Ribeiro, profissional do marketing, a construção “prejudica a paisagem urbana, é uma agressão à natureza, e não temos uma estrutura hídrica suficiente para atender a todos as pessoas que viriam morar”.

Segundo ele, pelo menos mais três construções estão na mesma situação. “Se libera uma, as outras vão correr atrás da mesma permissão”. Ele diz que, nos últimos dias, viu 30 operários no local. Luca Buralli, sócio de pousada, tem esperança que um empreendimento do porte do Villa del Sol traga infraestrutura e segurança. “Moro aqui há dez anos e continua assim: lixo pelas calçadas, falta de infraestrutura. Quem sabe não muda o cenário?”.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Nokia relança antigo celular tijolão com design moderno para os dias atuais; Confira como ficou

 



Novo Nokia tijolão vem com a promessa de dominar o mercado na base da inovação




A Nokia resolveu relançar o antigo celular apelidado de tijolão, porém, com um design inovador, para chamar a atenção do consumidor moderno. O novo tijolão vem Windows Phone e traz as mesmas características do antigão, inclusive vem com o famoso jogo da cobrinha.


O preço ainda é um mistério, mas já foi revelado que o novo tijolão será mais caro que o iPhone da Apple.


A razão para o alto custo do aparelho é simples: Este novo tijolão não é sensível ao toque quanto o iPhone, muito pelo contrário, aguenta fortes pancadas e pode ser utilizado até como calço de mesa que não quebra, também não se desmancha em pedaços se cair no chão, tão pouco se for jogado contra a parede. Esta característica forte do aparelho se deve ao fato da empresa utilizar o mesmo material empregado no tijolão antigo.




 

Lista dos “fichas sujas” do RN; Coronel Ezequiel-RN tem representantes “politicos exercendo mandatos eletivos”.



O Tribunal de Contas do Estado encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral e à Procuradoria Regional Eleitoral a relação com os nomes daqueles que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível, nos últimos 8 anos.
Coronel Ezequiel-RN tem  políticos exercendo mandatos eletivos, porem, considerados “ficha suja” por terem suascontas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível pelo Tribunal de Contas do Estado nos últimos 8 anos, são eles:JOSE FRANCISCO DOS SANTOS FILHO/ o vereador Nozinho,MYCHELLE BUARK LOPES DE LIMA/ a atual vice prefeita do município.
Confira a alista completa no link abaixo, dos fichas sujas do RN, segundo o Tribunal de Contas do Estado; aonde é possível ver o nome de políticos conhecidos do município de coronel Ezequiel considerados ficha suja.Que possivelmente se tornarão inelegíveis.


CAM.MUN.CORONEL EZEQUIEL
106.561.384-91
FRANCISCO DAS CHAGAS DE AZEVEDO
214.308.374-20
JOSE FRANCISCO DOS SANTOS FILHO
242.158.564-34
FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA
632.285.054-72
CARLOS ALBERTO DA SILVA COSTA
Quantidade de Responsáveis para este órgão:


Fonte: http://blogdobg.com.br/confira-os-fichas-sujas-rn/

Escritor Ariano Suassuna morre aos 87 anos em Recife


STJ manda parar construção de prédio próximo ao Morro do Careca

Do G1 RN
Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, com seus mais de 100 metros de altura (Foto: Canindé Soares)Obra iria impedir visão do Morro do Careca
(Foto: Canindé Soares)
As obras do edifício Villa del Sol, localizado nas proximidades do Morro do Careca, em Natal, devem ser paralisadas por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O ministro Gilson Dipp, vice-presidente do STJ, suspendeu provisoriamente a decisão judicial que havia autorizado a construtora Natal Real Empreendimentos Imobiliários a retomar as obras.
Após ter a licença ambiental do empreendimento suspensa pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a construtora moveu ação contra o município, com pedido de liminar, para dar continuidade às obras. Na petição inicial, a empresa disse que a construção estava amparada por alvará emitido pela própria secretaria. Segundo ela, meses após a licença ambiental ter sido concedida, quando a obra já havia começado, o órgão municipal suspendeu a concessão de forma ilegal.
O juízo de primeiro grau concedeu a liminar, mas depois julgou o mérito do pedido improcedente por reconhecer a legitimidade da suspensão da licença. A construtora apelou, e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) autorizou a continuidade das obras.
Impactos paisagísticos
O Ministério Público interpôs recurso especial, que foi negado. Insistiu interpondo agravo em recurso especial e, com o intuito de que a decisão de segunda instância ficasse suspensa até o julgamento desse agravo, impetrou medida cautelar com pedido de liminar. O MP alegou que a construtora teve a licença suspensa porque o órgão ambiental constatou que a avaliação de impactos fora realizada de forma incompleta, sem considerar os efeitos paisagísticos do empreendimento.
Defendeu que, com a manutenção da decisão de segunda instância, "há uma grande possibilidade de que venha a ser produzido um dano ambiental consistente na modificação de uma paisagem notável, uma vez que o edifício impedirá a visão do Morro do Careca em sua totalidade”.
Segundo o Ministério Público, a perícia técnica realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte concluiu que o empreendimento é poluidor, pois afeta as condições estéticas do meio ambiente. Registrou ainda que a paisagem que se pretende proteger não se restringe ao interesse local, visto que a zona costeira é considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal.
O ministro Gilson Dipp considerou as peculiaridades do caso e verificou estarem presentes os requisitos para concessão da liminar. Ele deferiu a liminar, atribuindo efeito suspensivo ao Agravo em Recurso Especial para determinar - até o julgamento da medida cautelar - a suspensão dos efeitos da decisão proferida pelo TJRN.