sábado, 6 de julho de 2013

Papa Francisco diz que Igreja não deve temer reformas

Francisco testa instrumento típico que ganhou de presente do presidente de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona (dir.), neste sábado Foto: AP
Francisco testa instrumento típico que ganhou de presente do presidente de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona (dir.), neste sábado
Foto: AP
O papa Francisco pediu neste sábado que os católicos não temam a reforma das "estruturas antigas e frágeis" da Igreja católica, como a burocracia e o banco do Vaticano.

"Na vida cristã e na Igreja também há estruturas antigas e frágeis. Devemos renová-las", declarou o sumo pontífice durante uma missa privada para os Guardas Suíços, segundo o site da Rádio Vaticano. "Não devemos ter medo de abandonar as estruturas frágeis que nos aprisionam", aconselhou.

Francisco, um papa conservador moderado eleito por um conclave de cardeais em março passado, lançou uma investigação sobre o funcionamento do banco do Vaticano e pediu que vários cardeais proponham uma série de reformas da administração vaticana durante uma reunião prevista para outubro.

O banco do Vaticano, chamado de Instituto para as Obras Religiosas, está em pleno centro de uma investigação italiana sobre lavagem de dinheiro. Uma série de documentos oficiais do Vaticano vazados no ano passado pelo mordomo de Bento XVI denunciaram atos de corrupção e um mau funcionamento da Cúria romana, a administração central da Igreja católica.

Crescimento de evangélicos impulsiona despertar da Igreja Católica


Em entrevista exclusiva ao UOL, a poucos dias da chegada do papa Francisco ao Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse que o crescimento de evangélicos no Brasil e no mundo impulsionou um "despertar" da Igreja Católica, que, na opinião dele, estava "acomodada".

"Talvez nós tenhamos nos acomodado e pode ser que o crescimento do movimento neopentecostal tenha nos feito acordar, nos despertar para a nossa verdadeira missão", disse ele, que ressaltou, no entanto, o aumento da qualidade dos católicos. "Os praticantes são muito mais coerentes com suas práticas e praticam sua fé de modo mais convencido. Isso é muito positivo."
No Brasil, ao mesmo tempo em que o número de evangélicos aumentou 61,45% em 10 anos, a comunidade católica sofreu uma queda de 1,3% no índice de fieis no mesmo período. É o que aponta o último Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos. Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões. Ainda assim o país ainda segue com maioria católica. O número de católicos foi de 123,3 milhões em 2010, cerca de 64,6% da população. No levantamento feito em 2000, eles eram 124,9 milhões, ou 73,6% dos brasileiros.

Natal (RN) entra na disputa pelo maior São João

Campina Grande, na Paraíba, pode estar perto de perder o título de Maior São João do Mundo. É o que garante o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, que prepara para 2014 uma festa maior do que a realizada na Paraíba.

“Será um São João na primeira quinzena de junho, época da baixa temporada para a hotelaria da capital”, afirma. “Vamos fechar parte da rodovia que corta a Via Costeira, área onde se concentra os melhores hotéis de Natal. Para os turistas, a festa será a beira do hotel sem a necessidade de pegar carro. Para os moradores vamos disponibilizar o Centro de Convenções de Natal para estacionamento. Teremos 15 dias de festa totalmente gratuita, com shows e brincadeiras para todos”, afirma.

A favor do São João de Natal, Bezerril destaca a localização privilegiada, a proximidade da praia e dos hotéis e o apoio da Prefeitura e do governo do estado Campina Grande, na Paraíba, pode estar perto de perder o título de Maior São João do Mundo. É o que garante o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, que prepara para 2014 uma festa maior do que a realizada na Paraíba

Padre copta é morto a tiros no Egito

CAIRO, 6 Jul (Reuters) - Homens armados mataram um padre cristão copta no norte do Sinai, no Egito, neste sábado, o que pode ser o primeiro ataque sectário desde a derrubada do presidente islâmico Mohamed Mursi, disseram fontes de segurança.
O sacerdote Mina Aboud Sharween foi atacado no início da tarde enquanto caminhava na região de Masaeed em El Arish.
O tiroteio na cidade costeira foi um dos vários ataques atribuídos aos insurgentes islâmicos, que incluem disparos contra quatro postos de controle militares na região, disseram as fontes.
Os ataques de sábado aos postos de controle ocorreram em al-Mahajer e al-Safaa em Rafah, bem como em Sheikh Zuwaid e al-Kharouba. Esses incidentes ocorreram após cinco policiais terem sido mortos em El Arish na sexta-feira. A Irmandade Muçulmana de Mursi criticou vigorosamete o papa copta Tawadros, líder espiritual de 8 milhões de cristãos coptas do Egito, por dar a sua bênção à remoção do presidente e por comparecer ao anúncio feito pelo comandante das Forças Armadas, general Abdel Fattah al-Sisi, que suspendeu a Constituição.
(Reportagem de Yousri Mohamed, em Ismailia)

Confiram o boletim pluviométrico

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jundia (Emater) 38,7 mm
Santo Antonio (Emater) 38,6 mm
Sao Pedro (Emater) 31,0 mm
Serra Caiada (Emater) 28,0 mm
Monte Alegre (Emater) 27,0 mm
Vera Cruz (Emater) 25,5 mm
Serrinha (Emater) 23,5 mm
Boa Saude (Emater) 22,8 mm
Lagoa De Pedras (Prefeitura) 22,3 mm
Barcelona (Particular) 21,1 mm
Nova Cruz (Emater) 16,0 mm
Campo Redondo (Emater) 15,8 mm
Ielmo Marinho (Prefeitura) 15,3 mm
Sao Paulo Do Potengi (Emater) 13,7 mm
Bom Jesus (Particular) 9,7 mm
Jaçanã(Emater) 9,3 mm
Santa Maria (Sind.trab.rurais) 8,0 mm
Sitio Novo (Prefeitura) 8,0 mm
Passa E Fica (Prefeitura) 7,8 mm
Serra De Sao Bento (Emater) 7,6 mm
Sao Jose Do Campestre (Emater) 7,2 mm
Lajes Pintadas (Prefeitura) 5,4 mm
João Câm

Nelson Mandela está em estado vegetativo permanente

nn
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está em um “estado vegetativo permanente”, e sua família pensou na possibilidade de desconectar a máquina que o mantém vivo, segundo documento judicial de 26 de junho divulgado na quinta-feira (4).
“Ele está em um estado vegetativo permanente e respira por aparelhos. A expectativa de uma morte iminente está baseada em motivos reais e graves”, escreveram quinze membros da família, incluindo sua esposa Graça Machel e sua filha mais velha Makaziwe, na queixa apresentada contra Mandla, o neto de Mandela que exumou os restos mortais de três filhos do herói da luta contra o apartheid.
“O estado de saúde de Nelson Mandela se agravou e os médicos aconselharam a família Mandela a desligar os aparelhos que o mantêm vivo artificialmente. Para não prolongar o seu sofrimento, a família Mandela considera esta opção como altamente provável”, de acordo com o documento. A queixa, que termina com a frase “eles esperam enterrar seu pai e avô”, foi apresentada ao tribunal na quinta-feira, 27 de junho, um dia antes do início da audiência.
A presidência sul-africana anunciou, na noite de 26 de junho, que o presidente Jacob Zuma havia cancelado uma viagem a Moçambique, levantando temores de que o pior poderia acontecer com o paciente.

MP/RN abre inquérito contra NNex, BBom, Telexfree, Multiclick e Priples

O inquérito foi instaurado neste sábado, agora o Ministério Público do Rio Grande do Norte vai investigar se as referidas empresas estão atuando como pirâmide financeira – modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas. As investigações estão sob responsabilidade dos promotores Sérgio Luiz de Sena e Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima, ambos da Promotoria de Defesa do Consumidor da comarca de Natal. As empresas têm 10 dias para apresentar defesa. O mesmo acontece com a Cidiz, cujo inquérito foi instaurado nesta sexta (5).
Com informações G1RN

Santa Cruz entre no mapa do turismo religioso do Brasil

Papa João Paulo II vai se tornar Santo

O Papa João Paulo II em 2 de maio de 2001 na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)Os falecidos Papas João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados, confirmou o Vaticano nesta sexta-feira (5).

O Vaticano anunciou que o Papa Francisco aprovou, nesta sexta, um decreto que reconhece um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, em 2005.

O Vaticano confirmou que o Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, também será santificado.

Em seu caso, Francisco considerou que a canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele. As datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.

O Evento Fitness ACADEMIA CORPO LÍDER,

O Evento Fitness ACADEMIA CORPO LÍDER, será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, o motivo desta data é a presença da FEDERAÇÃO PARAIBANA DE FISICULTURISMO.Não deixe de participar este é um evento inédito aqui na região..


CRAS DE CUITÉ DESENVOLVE AÇÃO EM PARCERIA COM A UFCG


O Centro de Referência da Assistência Social de Cuité (CRAS) realizou na manhã desta sexta-feira (05) um encontro com a turma de nutrição da UFCG.
Com uma temática voltada para os novos serviços que serão desenvolvidos e ofertados a população, o encontro contou com a participação de 19 alunos do curso, monitores e a equipe técnica do Centro.
De acordo com a Coordenadora do CRAS, Vitória Régia, “essa parceria tem contribuído bastante para o andamento dos serviços oferecidos a comunidade”.

Ascom/Cuité

João Câmara: População da cidade também saiu às ruas para cobrar melhorias

 
O movimento “Acorda João Câmara” que está sendo realizado na tarde desta sexta-feira (5) em João Câmara conta com a participação de centenas de pessoas nas ruas para cobrar melhorias e respeito das autoridades nos serviços públicos. Quem não foi para rua não deixou de apoio o movimento das janelas portas, sacadas, calçadas e esquinas.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Artesanato de várias cidades do RN na caprifeira de Cel Ezequiel

Mais uma caprifeira em Coronel é realizada pela secretária de agricultura na pessoa de Everaldo que teve a coragem de não deixar cair essa feira que levou o nome do nosso município no cenário estadual de feiras agropecuárias .

   A caprifeira tornou-se uma das maiores feira do seguimento na região é louvável a atitude do secretário não deixar que essa festa acabe , dando maio importância a essa manifestação , que traz junta a ela não só a festa em si , mas também enriquece a cultura caprina e a cultura ,local entre elas o artesanato dos ezequielenses e das cidades vizinhas .
  A todos que vão prestigiar a festa não deixem de passar nas barracas dos artesão e adquirir uma lembrança , assim você estará ajudando os nossos artesão e os que vieram de outras cidades






Ação que pede o fim das vaquejadas no CE chega ao STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta quinta-feira (04) uma ação direta que pede a inconstitucionalidade da prática da vaquejada no Estado do Ceará. A representação partiu do procurador da República no Ceará, Alessander Sales.
Segundo a Lei Estadual nº 15.299/2013/, a vaquejada é uma atividade desportiva e cultural inicialmente associada a atividades necessárias à produção agrícola. A lei também cria os critérios para a competição e obriga os organizadores a adotarem medidas de segurança para os vaqueiros, público e animais.
Porém, a Procuradoria Geral da República (PGR) argumenta que, após sua profissionalização, a vaquejada passou a açoitar e instigar os touros, principalmente no momento antes da entrada na arena, onde são enclausurados. Tais práticas acarretam danos e constituem crueldade contra os animais, argumenta a PGR.
Dessa forma, a Procuradoria pede a concessão de liminar para suspender a prática da vaquejada no estado do Ceará e requer que a lei estadual seja declarada inconstitucional. O ministro Marco Aurélio é o relator da ação no Supremo Tribunal Federal.

PMDB no Senado quer barrar reeleição e estender mandatos para 6 anos

Após a revolta dos deputados federais do PMDB contrários à realização do plebiscito da reforma política, a bancada do Senado também passou a defender mudanças no sistema político e eleitoral que contrariam as sugestões apresentadas pela presidente Dilma Rousseff. Um grupo de senadores do partido articula a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acabaria com a reeleição para todos os cargos eletivos e estenderia os mandatos para seis anos.
Na prática, a proposta faria com que as eleições para presidente da República, governador de Estado e deputados federais, estaduais ou distritais ocorressem junto com a votação para prefeitos e vereadores. Ou seja, seriam extintas as eleições no País a cada dois anos.

Paulo Henrique Amorim é condenado a prisão por injúria contra Heraldo Pereira

O apresentador Paulo Henrique Amorim, da TV Record, foi condenado à prisão por chamar o jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, de "negro de alma branca".
A pena, por crime de "injúria preconceituosa", foi fixada em um ano e oito meses de reclusão, e substituída por pena restritiva de direito a ser ainda definida.
Como Amorim completou 70 anos em fevereiro, os desembargadores diminuíram a pena em três meses, "diante da atenuante de senilidade" prevista em lei.
Em 2009, o apresentador, que mantém um blog na internet, publicou um texto com críticas a Heraldo Pereira. Nele, disse que o jornalista era "negro de alma branca" que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".
Na sentença, a desembargadora Nilsoni de Freitas Custódio considerou que as declarações de Amorim "foram desrespeitosas e acintosas à vítima" e que "foi nítida a intenção de ofender a honra" de Pereira.
A advogada Maria Elizabeth Queijo, que representa Amorim, disse que vai recorrer. "O Paulo exerceu o direito de crítica. Ele tem esse estilo muito contundente, irônico, cortante. Mas a história toda da vida dele é de defesa dos negros, das cotas, de políticas afirmativas. Soa estranho ser acusado dessas práticas."
No ano passado, Amorim teve que se retratar publicamente, em anúncios de jornais, por causa das declarações sobre Heraldo Pereira.

TECNOLOGIA: Claro lança tecnologia 4G em Natal

André Peixoto mostra como funciona a rede 4G   
Com investimentos da ordem de R$ 30 milhões, a operadora de telefonia móvel Claro iniciou a operacionalização da tecnologia 4G em Natal, ontem. A rede, porém, não está disponível em toda a capital e, nesta que foi considerada a primeira etapa do processo de antecipação da implementação do sistema nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 pelo diretor regional, André Peixoto, apenas os bairros de Petrópolis, Tirol e Ponta Negra, contam com o novo sistema. A tecnologia 4G oferecida pela Claro é duas vezes mais rápida que a rede 3G em operação atualmente e proporciona o envio e recebimento de dados via internet num curto intervalo de tempo e em alta definição. 
Fonte: Tribuna do Norte

Advogado é preso por morte de garota de programa

Janaina foi encontrada morta em uma estrada em novembro de 2012
O advogado Tiago Mafra foi preso acusado de matar a garota de programa Ana Janaína Alves Ferreira, em novembro de 2012. De acordo com o delegado Cláudio Henrique, da delegacia de Extremoz, o inquérito da morte será concluído hoje e entregue na segunda-feira (8) para a Justiça.  Segundo o delegado, apesar do advogado negar a autoria do crime, provas mostram ele como o assassino. Testemunhas afirmaram que, na última vez em que foi vista, Ana Janaína tinha recebido uma ligação de um advogado chamado Tiago chamando para um encontro.

Protestos: Assú prefeito Ivan Júnior enfrenta grande protesto na porta da prefeitura

Bem avaliado no primeiro mandato, o prefeito de Assú, Ivan Júnior, está despencando no quesito popularidade. A reclamação dos cidadãos acontece em várias frentes: demissões em massa, saúde com atendimento reduzido pela metade, despesas com São João de Assú cortadas em 80% e a violência que campeia o município.

E hoje a população foi às ruas, principalmente jovens e estudantes, pedir melhorias nos serviços básicos da prefeitura, mais mobilidade urbana, transporte gratuito para os estudantes das universidades fora de Assú e melhorias na educação municipal entre outros.

Criadores já expoem seus animais em coronel

Desde cedo criadores de toda região chegam com seus animais pra expor na quarta caprifeira de Cel Ezequiel , além dos criadores de outras cidades também teremos representações da nossa cidade como por ex o criador conhecido com Zé das cabras e Gilvan trouxeram os melhores exemplares dos seus rebanhos.











Jovem morto ontem participou do moto lama em Jaçanã

Na foto , Boneco recebe o troféu  
O Jovem conhecido por "Boneco" que foi morto na tarde desta quinta-feira entre as cidades de Jaçanã e Nova Floresta , participou do Moto Lama da Emancipação realizado no mês de Março na cidade de Jaçanã .O competidor chegou em  segundo lugar em uma das categorias do evento .

Procon/RN apura conduta de concessão de bônus da operadora OI

Após receber denúncias de vários consumidores, o Procon Estadual vai apurar conduta da operadora de telefonia OI, no que se refere à concessão de bônus oferecidos ao consumidor. De acordo com as denúncias, até o mês de maio, o consumidor que efetuasse uma recarga de R$ 29,90 receberia um bônus de R$ 60 para ligações OI/OI e OI/fixo. A partir do mês de junho, o bônus só é concedido se o cliente recarregar R$32,90. O aumento foi dado sem prévio aviso ao consumidor.
Os clientes que optaram pela recarga automática através do débito em conta ou cartão de crédito se depararam com o novo valor descontado sem autorização. Segundo o coordenador geral do Órgão de Defesa do Consumidor, Araken Farias, o Procon vai apurar e encaminhar ao Ministério Público cópia das denúncias e parecer do PROCON para que seja investigada a prática do crime.

Caso Telexfree: MPs criam força-tarefa para evitar desbloqueio de pagamentos

A liminar que suspende os pagamentos da Telexfree será analisada no dia 8 por desembargadores do Acre , definiu nesta quinta-feira (4) o Tribunal de Justiça local. Mas, se a decisão for derrubada, promotorias do consumidor de outros Estados entrarão com ações para reativar o bloqueio o mais rápido possível, diz o presidente da Associação do Ministério Público do Consumidor (MPCon), Murilo Moraes e Miranda.

"Caso haja qualquer retrocesso na decisão do Acre, os MPs de todos os Estados ingressarão [ com ações ] para garantir que não haja mais pessoas ludibriadas pela Telexfree e para que se garanta um mínimo de devolução [ do dinheiro investido pelos consumidoers ]", diz Miranda, promotor de Goiás. A Telexfree informa ser uma fornecedora de telefonia via internet (VoIP, na sigla em inglês) . Os pacotes, segundo a empresa, são comercializado por meio do sistema de marketing multinível (MNN) – modelo de vendas diretas em que os distribuidores ganham bônus pelos negócios fechados por outros distribuidores que atraiam para a rede.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

COLISÃO ENTRE DUAS MOTOS NA 25 DE JANEIRO EM CUITÉ

Uma colisão entre duas motos foi registrada no início da noite desta quinta-feira (04) no cruzamento da Rua Pedro Simões com a Avenida 25 de Janeiro em Cuité, próximo ao Banco Bradesco. A esposa do empresário Tô Jucá, a Senhora Ivaneide, foi atingida por outra moto quando tentava ultrapassar a avenida.
O condutor da segunda moto não foi identificado, os dois sofreram apenas ferimentos leves, no entanto, foram levados para o Hospital Municipal da cidade onde receberam os atendimentos médicos.

Flávio Fernandes.

Em Nova Floresta, Assalto a mão armada em plena manhã

Na manhã desta quinta feira (04), por volta das 8hrs da manhã três assaltantes renderam uma senhora conhecida como 'Diban' no seu local de trabalho, Dois dos três bandidos apontaram uma arma para sua cabeça, o outro a redeu roubando assim a chave da residência da senhora.

Chegando na residência revirou toda a casa em busca de algo, assim levando uma quantia em dinheiro, Depois do ocorrido liberaram a vítima e fugiram.


Prefeito de Jaçanã faz marcação serrada para que obras não atrazem

DEU NO ABENÇOADO :
O prefeito Esdras Fernandes Farias, acompanha de perto como andam as obras na cidade.
Em um bate papo do  blogueiro Edigar Abençoado na tarde do ultimo dia 03, Esdras Afirmou ser um compromisso fiscalizar de perto o trabalho das empresas .

JAÇANÃ: Mais informações sobre o Homicídio em frente ao Motel Esperança.

Na tarde desta quinta-feira (04) a policia militar registou um homicídio entre as cidades de Jaçanã-RN e Nova Floresta-PB . Trata-se do jovem conhecido por "Boneco" filho do Sr.Gibão residente na cidade de Jaçanã-RN. 

Novas informações : 

Agora pouco o Blog NF Agora informou a morte de "Boneco " aconteceu após uma perseguição policial. Segundo informações, A vítima já tinha passagem pela policia e estava albergado na cidade de Cuité. A perseguição ocorreu no sentido Jaçanã (RN) Nova Floresta (PB), No local ainda encontra-se uma moto, uma arma e um capacete, O corpo encontra-se no hospital municipal de Jaçanã.

Estruturas de ferro dos Reis Magos caem na Zona Norte de Natal

Por Carlos Araújo/Da redação Natal
Fotos: Frankie Marcone

Parte das estruturas de ferro que representam a figura dos três Reis Magos armadas no Complexo Viário de Igapó, na avenida Tomaz Landim, caiu na manhã desta quinta-feira. Duas das três estruturas vieram ao chão, uma tombando sob a pista e a outra sobre a muralha de proteção da via. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. As estruturas tem três metros de altura e pesam cerca de 200 quilos.

No começo da tarde de hoje, funcionários da empresa Enertec faziam a remoção das estruturas. Neste momento, o trânsito ficou lento, uma vez que a rodovia é uma das mais usadas por motoristas na Zona Norte da capital. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) informou que a armação cedeu devido às chuvas que caíram na capital nos últimos dias, fragilizando as estruturas. 

A reportagem do Defato.com esteve no local e constatou que as estruturaras apresentavam bastante pontos de ferrugens. Uma delas tombou sob a parte de proteção da a, fazendo-a ceder. As estruturas metálicas representam os três Reis Magos - Melquior, Baltazar e Gaspar-. A Semsur informou que as estruturas serão recolocadas no local assim que as chuvas diminuírem de intensidade em Natal.