sábado, 22 de novembro de 2014

30 mil fieis na procissão de Nossa Senhora da Apresentação na capital potiguar

A multidão levou pelo menos 30 minutos para sair desde a antiga Catedral, na praça André de Albuquerque, para transpor dois quarteirões até a avenida Deodoro da Fonseca a partir da rua Ulisses Caldas, de onde a procissão saiu rumo à rua Mossoró, passando pela avenida Hermes da Fonseca, e daí voltando pela rua Apodi até a Catedral Metropolitana.Fotos: Divulgação.
procisao 2 Natal 2014

“Perdemos uma cultura em pessoa que jamais será substituída”, diz historiador sobre Padre Ônio


Padre OnioSe a Diocese de Caicó perdeu na madrugada deste sábado (22) o seu vice-decano, ou seja, o segundo padre mais idoso do Clero, com a morte de Monsenhor Ônio Caldas de Amorim aos 86 anos o Seridó perdeu um de seus conterrâneos mais intelectuais. Sacerdote por vocação, músico por paixão, Ônio Caldas apesar de ter nascido em Bananeiras, no interior da Paraíba se considerava um filho de Jardim do Seridó, cidade onde foi criado pelos seus pais Olavo Freire e a professora Calpúrnia Caldas de Amorim, e viveu durante sua infância e início da adolescência.
Em conversa com o Blog do Marcos Dantas, o historiador Sebastião Arnóbio de Morais ajuda a contar um pouco dessa relação de amor de Padre Ônio com Jardim do Seridó. Foi ele o primeiro padre a ser ordenado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, e a primeira ordenação da vida de Dom José Adelino Dantas, segundo bispo da Diocese de Caicó. “Mesmo com tanto amor pela cidade, seu título de cidadania jardinense veio muito tarde, com a culminância dos seus 50 anos de ordenação sacerdotal. As pessoas geralmente esquecem os exemplos bons da vida”, lamenta Sebastião.
Padre Ônio foi pároco da Catedral de Santana por muitos anos em Caicó. Depois foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Olinda (PE). De lá ele retornou para a Diocese e veio ser pároco da Paróquia de São João batista em Cerro Corá. Depois passou a pároco-emérito de Cerro-Corá e ficou como vigário paroquial de Santana de Currais Novos e da Imaculada conceição de currais Novos. Já tinha 61 anos de sacerdócio.
Sebastião Morais nos revela outras facetas do Monsenhor Ônio. “Foi professor, músico, era um apaixonado pelo violino, inclusive mantinha um instrumento até seus últimos dias de vida. E por coincidência morreu na madrugada de hoje, dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Ele era um padre muito evoluído, idoso somente na idade. Gostava muito da Juventude”, explicou. E sobre os desafios da Diocese de Caicó com a perda de padres do quilate de Monsenhor Ônio Caldas de Amorim, Sebastião Morais deixa seu recado. “São lacunas impreenchíveis, um padre que tem cultura, cumpridor dos deveres não é fácil se ser substituído. É uma lacuna que não terá substituto”, finalizou.

Chuvas começam a chegar na região do Seridó

As chuvas começam a banhar os municípios da região do Seridó nesta sexta-feira (21) quando a previsão é de boas precipitações nos municípios potiguares. Nas redes sociais já existem relatos de precipitações no município de Acari e no Distrito de Boi Selado situado próximo à Jucurutu. O registro fotográfico é do amigo Ismael Medeiros.
10730995_740320799395538_8193227781953985119_n

Coronel Ezequiel afogada no caos

A cidade e o município de Coronel Ezequiel encontra-se afogada em um caos total , falta tudo só não falta incompetência e irresponsabilidade para com a população .
  A cada dia que se passa absurdos se acumulam nessa administração desastrosa  totalmente desarticulada e sem noção de tantos erros repetidos a todo  momento, a cada dia que se passa o número de pessoas decepcionadas cresce mais, a reclamação é nos quatro cantos da cidade , muita gente se sentindo enganadas por promessas não cumpridas principalmente aqueles que votaram esperando um emprego .
   O que parecia ser impossível de se ouvir há um tempo atrás acredite agora é comum correligionários do atual prefeito elogiar o ex prefeito Boba com as seguintes falas ( pelo menos no tempo de Boba se via alguma coisa na cidade ) ou até mesmo ( no tempo de Boba não se atrasava 3 meses de pagamento ) pois é isso está se tornando comum a cada dia que se passa .
  A única coisa que se conta que Coronel ganhou nos últimos anos foi um ou mais buracos em cada rua , as vezes pensamos até que estamos na lua e não em Coronel de tantos buraco , mas vamos por parte ,as reclamações são tantas que se o blog fosse publicar  todos os dias teria uma matéria diferente .
   Se formos falar de educação todos sabem que não andam das melhores , a merenda escolar vai de mau a pior , chegando a servir pipoca para as crianças da creche ou arroz de leite  sem conter um pingo do mesmo , um item que não falta é a dita carne de soja que virou artigo de luxo já que é a única coisa que dá gosto a comida , a falta de tudo é tão grande que nos últimos dias um cano quebrou na escola municipal e jorrou água por várias horas foi  preciso um aluno arrumar  o equipamento para consertar o vazamento .
   Mas o principal em que a população mas reclama é da saúde , saúde na verdade que não tem !por que a própria encontra-se na UTI , médico é coisa rara nesta cidade procurar  o hospital é perder tempo por que quase sempre não se resolve nada por lá , e quando tem médico falta medicamentos ou equipamentos de trabalho .
  Caso alguma pessoa se consulte não adianta nem procurar a farmácia básica,
 por que também não vai encontrar nem o  básico do básico .
   Quando se trata de carros para consulta a coisa fica pior , pois quando não quebra no caminho não aparece nem se quer para pegar os pacientes , só que tem um detalhe as consultas são agendadas meses antes só que quando chega o dia não tem carro e muitos daqueles pacientes não sabem quando será marcado novamente a mesma consulta já que  esperou em alguns casos meses .
   A falta de noção é tão grande que a equipe da secretária ou os que fazem a secretária de saúde não tem  o mínimo de sensibilidade de mandar alguém avisar as pessoas que não haverá carro para transportar até o destino das consultas , já que muitos vem dos sítios e chega para esperar as três da madrugada , em um dos casos a revolta foi tão grande que muitas pessoas chegaram a chorar de desespero , quando chegou a notícia que não haveria carro para o transporte .
  Outro fator comum são os alunos que marcam viagens escolares, muitos já tiveram seus passeios cancelados , pois pedem o ônibus escolar e no dia não aparece , mas uma das coisas mais comuns de se ver é o mesmo ônibus servir de taxi para levar integrantes da  igreja Batista para Santa Cruz  assistirem cultos aos Domingos .
  A última do total descaso foi uma senhora que estava mau precisou do oxigênio e quando o mesmo chegou em sua casa estava seco , ou seja inutilizado . causando uma total revolta em seus familiares .
   A baixa popularidade do atual prefeito é tão grande que existem pessoas que votaram nele que estão contando os dias para essa gestão passar .
  Senhores mas antigos comentam que essa gestão já é considerada a pior de todos os tempos , ainda comentaram que em mais de 40 anos que vivem aqui nunca se viu uma situação tão grave em que o município se encontra , outro morador ainda ressaltou que em tempos antigos as coisas eram bem piores em relação as facilidades de hoje , e mesmo assim a cidade está voltando ao passado ( comenta )
  Outra questão levantada foi em relação ao montante de recursos deixado pelo ex prefeito boba para a realização de obras como por exemplo  o asfalto a feira coberta e os banheiros   a praça em frente ao hospital que anda a passos de tartaruga , já se passaram praticamente dois anos e nem sequer as obras inacabadas fora concluídas .
  Dois anos já se passaram podemos dizer que o ano que vem é o último ano útil já que em 2016 já é campanha , será que vão deixar pra começar alguma coisa em 2015 ? para começar e deixar no meio do caminho ?ou vão pelo menos terminar as que estão andando em passos  curtos , o asfalto sairá ? e a feira coberta já que os recursos estão garantidos e liberados ?
  Como o próprio documento diz a obra já está em execução , mas alguém viu pelo menos algum homem trabalhando nesta obra ?
foi liberado 487,500,00  esse foi o valor da última liberação do recurso que foi no dia 04/06/2014 ou seja o dinheiro tá garantido desde Junho deste ano para essa obra e a essa altura nada , basta agora é só esperar .

Veja FOTOS da Missa de Nossa Senhora da Apresentação na pedra do Rosário






FOTOS: Cláudio Abdon

Praia de Galinhos é destaque no portal UOL

Vilarejo de Galinhos, cujo nome é uma referência aos peixes-galos da região, faz parte do Polo Costa Branca, junto com Mossoró e Areia Branca
A praia de Galinhos, no litoral potiguar é destaque neste sábado (22) no Portal UOL com dicas sobre a viagem até a praia, gastronomia, passeios e as belezas naturais.
Só pra se ter uma ideia, a primeira cidade abriga uma população discreta de 1.200 habitantes. Já Galos, um daqueles lugares capazes de fazer qualquer um querer mudar seu CEP permanentemente, tem apenas 400 felizardos morando em um dos destinos mais exclusivos do Nordeste. No entanto, não se iluda com as dimensões. O destino é rústico e isolado, mas as opções de turismo não cabem em um único dia de visita.

O vilarejo de Galinhos, cujo nome é uma referência aos peixes-galos da região, faz parte do Polo Costa Branca, junto com Mossoró e Areia Branca. O Polo é um roteiro do litoral norte marcado pelo contraste entre a vegetação típica da caatinga e o mar, recortado por dunas multicoloridas, falésias e extensas praias desertas. Confira as atrações da região de Galinhos:

Dunas: Ninguém sabe ao certo quantos quilômetros têm aquelas montanhas gigantes de areia móvel, mas, sem dúvida, as dunas são os principais ícones da região. Um dos endereços mais famosos é a Duna do André, cujo nome homenageia o "seu" André, que morava em uma palhoça na área.

Outro símbolo arenoso de Galinhos é a Duna do Capim, onde uma lagoa forma uma piscina natural com águas calmas e mornas, capazes de fazer qualquer visitante esquecer a hora de voltar para casa.

A ABG (Associação dos Bugueiros de Galinhos) conta com 20 membros, que fazem passeios a destinos como as dunas locais, o farol de Galinhos com vista do pôr-do-sol e o distrito de Galos. E o que é melhor, o passeio de duas horas de duração não possui a imprudente opção de viajar “com emoção”.

Praias x lagoas: Com altos níveis de salinidade e mar agitado, as praias da região de Galinhos nem sempre são convidativas para banhos. Mas quem se importa com isso, quando lagoas azuladas se formam entre dunas, bem diante dos olhos (e sob os pés)?

O endereço mais conhecido é a cenográfica Duna do Capim, onde os bugueiros deixam os passageiros para banhos na lagoa. E a estrutura local segue no mesmo nível de todo o destino: imensas dunas móveis, uma impressionante lagoa de tons azulados e águas mornas. E nada mais.
Praia do Farol: Cartão postal de Galinhos, essa praia é conhecida pelos finais de tarde escandalosos que pintam aquele mar de águas mais calmas que, segundo a maré, chega a cobrir a base do famoso farol local. Pode ser visitada a pé ou com os clássicos passeios de charrete até o farol.

Passeio gastronômico: O divertido Júnior Tubarão é protagonista de um dos passeios mais inusitados da região. José de Miranda, o verdadeiro nome do "tubarão" do mangue, conduz seu barco pelos mangues da região em busca de ostras que serão servidas no almoço, que ele mesmo prepara a bordo do seu barco Garça Azul, em alguma daquelas praias isoladas e paradisíacas de Galinhos.

No passeio, que dura meio dia, é possível visitar uma das salinas da região, parar para banhos na Lagoa do Capim e no rio Aratuá - um braço de mar que rodeia parte de Galinhos, avistar animais raros - como a tímida garça-azul, além do almoço preparado pelo Tubarão com sashimi de pescada branca e ceviche com carne de cavala feitos na hora com "molho manguezal", salada de frutas e água de coco servida com uísque. Para mais informações: (84) 8115-2772 e (84) 9998-2900.

Únicos em Galos: O distrito, a 3 km de distância de Galinhos, conta com estrutura ainda mais rústica, e essa é a melhor notícia. O local possui apenas uma opção de hospedagem: a pousada Peixe-Galo, administrada pelos simpáticos e apaixonados Ana e Patrick. Já o restaurante da Dona Irene, uma das moradoras mais antigas de Galos, serve refeições em um farto bufê com diversas opções de peixes.

Mascotes das Olimpíadas visitam o Maracanã


Os mascotes Misha, das Olimpíadas de Moscou de 1980, Athena (Atenas, de 2004), Fu Niu Lele (Pequim, de 2008) e Wenlock e Mandeville (Londres, de 2012) visitaram na manhã deste sábado (22) o Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, onde será a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto de 2016.

Os mascotes visitaram  as instalações do Maracanã como qualquer turista que vem ao local e posaram com crianças da Vila Olímpica de Santa Cruz. Eles chegaram até a ensaiar alguns passos de samba. Mas como as roupas que usam são muito quentes, parte da programação foi cancelada em função do calor no estádio durante toda a manhã, que impediu uma maior interação entre eles e as crianças.

Já em relação aos mascotes brasileiros das Olimpíadas e das Paralimpíadas, as informações são ainda poucas: “é surpresa”, disse à Agência Brasil a diretora de Marca do Comitê Rio 2016, Beth Lula. O material com a imagem dos mascotes será divulgado para a imprensa amanhã (23), à noite.

A primeira aparição dos mascotes nacionais está programada para a próxima segunda-feira (24), no Ginásio Experimental Olímpico (GEO), em  Santa Teresa. “Eles são alegres e divertidos, como é a nossa gente, como é o povo brasileiro”, deixou escapar Beth.

Segundo a diretora, uma pesquisa foi feita com crianças de 6 a 12 anos na fase final de seleção dos mascotes, quando foram apresentadas propostas criativas. “Essa proposta que a comissão julgadora escolheu foi a mais bem aceita por esse grupo de crianças, que é o nosso público-alvo. A gente está bem confiante com essa escolha”.

Caberá à população indicar os nomes dos mascotes por meio de votação na página do Comitê Rio 2016. O resultado dos vencedores será divulgado no dia 14 de dezembro. Beth Lula informou que são três duplas de nomes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os nomes sugeridos tiveram que passar por uma busca de propriedade intelectual global. “Foram centenas de nomes para chegar a apenas seis”

Cearense "Seu Lunga" morre aos 87 anos

Arquivo/ Nominuto
Seu Lunga tinha câncer de esôfago e estava internado desde a última quarta por complicações no sistema digestivo.
Conhecido por suas piadas e respostas "grosseiras" que viraram referência na comédia brasileira, Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como "Seu Lunga", morreu às 9h30 da manhã deste sábado (22), na cidade de Barbalha, no interior do Ceará.
Ele estava internado desde a última quarta por complicações no sistema digestivo. Seu Lunga tinha 87 anos e foi diagnosticado com câncer de esôfago.
A missa de corpo presente deverá acontecer às 15h deste sábado, na Capela do Socorro, no Juazeiro do Norte. A sepultação deve acontecer no Cemitério do Socorro.

Carreta desgovernada atravessa BR-101 e provoca acidente


Pedro Dantas
Os policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberaram o trânsito da BR-101 minutos após o acidente.
Um acidente na BR-101 entre uma carreta desgovernada e uma moto chamou atenção dos motoristas que trafegavam no local na tarde deste sábado (22). Testemunhas contaram que a carreta saiu da pista no sentido Natal - Parnamirim e colidiu em uma moto que passava no local. O veículo só parou quando bateu em um muro da base da aeronáutica do sentido oposto.
O acidente mobilizou equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia, já que o motorista da moto ficou machucado. Ele foi encaminhado pela Samu ao hospital de urgência Walfredo Gurgel.
Os policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberaram o trânsito da BR-101 minutos após o acidente. 

TCU determina redução de R$ 15 milhões em contrato para construção da Oiticica

BARRAGEM-OITICICA
Ciro Marques
Repórter de Política
Considerada a mais importante obra, atualmente, de combate a seca no Rio Grande do Norte, a barragem de Oiticica está, mais uma vez, envolta em superfaturamento. O Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de seu corpo técnico, constatou um sobrepreço de R$ 15 milhões na obra (que custa R$ 310 milhões aos cofres públicos) e determinou a repactuação do contrato firmado pela Secretaria de Recursos Hídricos (Semarh) e o Consórcio EIT/Encalso, cortando os valores superfaturados.
Na decisão da Corte de Contas, divulgada nesta semana após publicação do acórdão assinado pelo ministro relator Aroldo Cedraz, não há responsabilização qualquer ordenador de despesa pelo sobrepreço constatado. Nem por parte do Governo do Estado, responsável pela obra, nem por parte do consórcio contratado. A Semarh, no entanto, tem 15 dias para repactuar o contrato sem que haja prejuízos a continuidade da obra.
Esta, vale lembrar, não é a primeira vez que o TCU encontra superfaturamento no contrato para a barragem de Oiticica. Em 2011, uma fiscalização realizada pelo corpo técnico do Tribunal encontrou um “sobrepreço global de R$ 39,5 milhões, ou 16,3% do total do Contrato 39/2010, haja vista os preços excessivos frente ao mercado”.
Além disso, foram encontrados também “restrição à competitividade” na concorrência para contratação da empresa responsável pela obra; “inexistência de composições de todos os custos unitários dos serviços do orçamento”; “utilização de critério de reajuste inadequado no contrato”; e “insuficiência de recursos orçamentários para a execução da obra no ano”.
Assim, à época, “por estarem presentes a fumaça do bom direito e o perigo da demora”, o ministro-relator determinou a adoção de medida cautelar com o objetivo de suspender quaisquer pagamentos com recursos federais para a obra, o que fez a construção da barragem de Oiticica ficar suspensa por alguns anos.
Após ouvir os gestores e realizar visita in loco, no entanto, o TCU conferiu os serviços realizados e os confrontou com as planilhas de preços de insumos utilizados. Um dos itens, identificado como “concreto usinado, com consumo de 80kg de cimento por m³, para CCR”, por exemplo, chegaria a provocar um superfaturamento de R$ 12 milhões na obra. Isso porque seu preço unitário no contrato era de R$ 159,88, mas o preço de referência do TCU foi de R$ 128,82 – e seriam necessários 386,6 mil unidades deste item.
Mesmo assim, diante de algumas explicações dadas pela Semarh e pelo consórcio responsável pela obra, foram feitos ajustes no relatório dos técnicos do TCU e o parecer final acabou prevendo um superfaturamento menor que o inicialmente apontado: “apenas” R$ 15 milhões, conforme apontou o ministro relator, Aroldo Cedraz, apontou em seu voto na Corte de Contas.
O relatório de Cedraz foi aprovado pelos demais ministros do TCU, determinando, assim, que “a Semarh que, no prazo de 15 dias, promova medidas junto ao Consórcio EIT/Encalso para repactuar o Contrato 39/2010 de forma a elidir o sobrepreço global de R$ 15.176.659,17″. Além disso, o Tribunal também elaborou planilha com preços máximos de alguns serviços e materiais, como concreto e transporte, que deverão ser adotados como limites caso haja celebração de termos aditivos ao contrato.

Pedi a Deus pra não tirá-la de mim', diz mãe de bebê baleada; veja vídeo

Camila Torres Do G1 RN
 "Só pedi a Deus pra não tirá-la de mim porque é a única coisa preciosa que eu tenho". A frase é de Renata Silva da Rocha, de 19 anos, mãe da bebê baleada dentro de um ônibus na noite desta sexta-feira (21) em Natal. Maysa Rafaely da Silva Nascimento, de 1 ano e 5 meses, foi atingida no abdômen. A bala perfurou o pulmão e o diafragma dele e ainda quebrou uma costela.
saiba mais
"Foi horrível. Graças a Deus quem estava dentro do ônibus nos ajudou. Um rapaz tirou a camisa e colocou no ferimento dela. Todo mundo foi para o meio da pista pedir carona para levarmos ela para o hospital. Pedi ajuda aos policiais porque seria mais rápido com a sirene. Senti muito medo porque a todo momento ela parava de respirar, ficava pálida de tanto sangue que já tinha perdido. Só pedi a Deus pra não tirá-la de mim porque é a única coisa preciosa que eu tenho", disse Renata Rocha.
Segundo Renata, Maysa passa bem após a cirurgia. "Ela está bem, respondendo bem às medicações. Ela passou pela cirurgia e agora está bem. Se Deus quiser, ela vai para casa logo, correr e brincar como ela sempre fez".
Após tentarem atendimento no hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, Renata e Maysa foram encaminhadas para o pronto-socorro Clóvis Sarinho, onde passaram por cirurgia. "Eu passei o resto da madrugada com ela. Hoje pela manhã ela já acordou, já chamou mamãe e já deu um sorriso. Isso me deixou muito feliz", comentou Renata.
Mãe e filha voltavam do jogo entre América e Náutico, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. As duas estavam com Marcos Murilo, marido de Renata e pai da menina. A bala ainda atingiu o braço de Renata.
Toda essa situação deixou Renata e a família ainda mais apreensivas com a insegurança. "Eu não sei nem o que falar, a gente não tem segurança. Se está dentro de casa é assaltado do mesmo jeito, se sai, acontece o que aconteceu", concluiu.
Até a tarde deste sábado (22), a polícia do Rio Grande do Norte ainda não tinha pistas sobre o autor dos disparos. A principal linha de investigação é o caso seja mais um de rixa entre torcidas organizadas.
Janelas do ônibus foram estilhaçadas pelos tiros (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Janelas do ônibus foram estilhaçadas pelos tiros (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
 

Morre idosa de 79 anos que foi jogada no chão e chutada durante assalto

Do G1 RN
Idosa conta que foi jogada no chão e levou chutes dos criminosos  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)No dia após as agressões, Alaíde relatou como foi espancada (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
A idosa de 79 anos que foi agredida durante um assalto na manhã do dia 10 passado em São José de Mipibu, na Grande Natal, morreu nesta sexta-feira (21) no hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. A confirmação da morte foi dada pelo delegado de São José, Elói Xavier. No dia do assalto, Alaíde Ferreira Neves da Silva foi espancada após os criminosos só encontrarem R$ 30 na casa dela.
saiba mais
O filho de Alaíde, Joaquim Ferreira Peres, pediu que a polícia mantenha as investigações para localizar e prender os assaltantes. "Acredito que minha mãe morreu por causa das pancadas que ela recebeu dos bandidos. Ela foi covardemente arrastada da sua cama e jogada no chão como se fosse uma coisa qualquer. Recebeu chutes nas costelas, foi pisoteada. Por causa do que eles fizeram com minha mãe, ela está morta e queremos justiça", falou.
No dia 11, em entrevista à Inter TV Cabugi, Alaíde Silva lembrou detalhes da ação dos criminosos. "Me jogou no chão e começou a me chutar com os pés".
A ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de São José de Mipibu diz que dois homens chegaram na casa da vítima - um imóvel de taipa que fica na zona rural do município - e a chamaram no portão. Uma neta da idosa abriu a porta e os homens entraram e anunciaram o assalto.
A senhora - que estava deitada - foi jogada no chão e levou chutes dos criminosos. De acordo com a polícia, um dos homens estava armado e o tempo todo pedia o dinheiro do seguro. "Eles quebraram coisas da casa, como copos, pratos, reviraram tudo e encontraram apenas R$ 30", disse o agente de Polícia Civil Wellington Barbosa.  Na delegacia, a família informou que de fato um filho da idosa morreu em 2003 de acidente de carro, mas que ninguém recebeu nenhum seguro.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte informou que a neta da idosa não conseguiu passar as características dos assaltantes e os dois continuam foragidos.

Corpo de bebê é encontrado dentro de caixa de papelão em lixão no RN

NOTÍCIAS DO RN
bebe
O corpo de um bebê, aparentemente recém nascido, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (21) dentro de uma caixa de papelão jogada em um lixão na zona rural do município de Macau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Civil, a criança foi achada por catadores que trabalhavam no local.
O delegado Delmontiê Falcão, titular da Delegacia Regional de Macau, contou que os catadores avisaram sobre a descoberta por volta das 7h30. “O pessoal que trabalha no local encontrou ele. É um menino, e estava de fralda. O corpo não estava rígido ainda, mas apresentava algumas lesões, provavelmente causadas por bicadas de urubus”, disse.
Ainda de acordo com o delegado, ainda não é possível precisar se criança foi levada até o lixão ou se foi despejada por algum dos caminhões que descarregam lixo no local, que fica a 9 quilômetros da sede do município. “Vamos aguardar o Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia) para poder dizer qual foi a causa da morte do bebê”, acrescentou Delmontiê.
lixao
Fonte: G1/RN.

Polícia apreende menor que participou do espancamento de mulher exibido na internet

BRASIL
policia-apreende-menor-que-participou-do-espancamento-de-mulher-exibido-na-internet489x346_39341aicitono_1974e9v7v5jlft417r72658gnc
Cenas fortes de uma mulher sendo cruelmente espancada com um pedaço de madeira, possivelmente por traficantes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, estão circulando nas redes sociais. O vídeo compartilhado e assistido por milhares de internautas tem apenas 36 segundos, mas a delegada Mônica Areal, da 74ª DP (Alcântara), que investiga o caso, diz que o original dura dois minutos. O material foi encontrado no telefone celular de um menor apreendido por policiais do 7º BPM (São Gonçalo), no último dia 11, na Favela da Linha, no Rio do Ouro. O adolescente, de 15 anos, estava com uma pequena quantidade de maconha. Ele confessou ter participado da sessão de espancamento.
— Fiquei chocada com o vídeo. Sou delegada, mas também sou humana. Quase não consegui dormir no dia. É horrível — lembra Mônica Areal.
De acordo com a delegada, nos primeiros momentos do vídeo original, o garoto raspa a cabeça da mulher, que aparece sentada num banco. Enquanto isso, ela tenta se defender, dizendo não ser culpada de nada. Em seguida, um segundo rapaz chega com um pedaço de madeira e começa a espancá-la. Na sequência, é possível notar uma arma na cintura do agressor. A vítima cai do banco, mas o rapaz só para de bater quando a madeira quebra. A delegada disse que as cenas foram gravadas há pouco mais de dez dias.
— O adolescente confessou calmamente o que fez com a mulher. Ele disse que não matou e que a tortura aconteceu por ela ter feito uma fofoca num presídio sobre um outro menor. Ele não deu detalhes sobre quem era o outro agressor. Por isso, por enquanto, a investigação está suspensa — explica Mônica Areal.
O menor vai responder por atos infracionais análogos aos crimes de tortura e tráfico.
No Morro Faz Quem Quer, tortura resultou em morte
Em setembro, Rayssa Christine Machado de Carvalho Sarpi, de 18 anos, morreu após ser torturada por traficantes no Morro Faz Quem Quer, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio
Na época, os bandidos também fizeram um vídeo, de cerca de três minutos, raspando o cabelo da jovem. Rayssa foi liberada com vida, mas acabou morrendo seis dias depois de ter alta do Hospital estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.
Fonte: Extra.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sem esperar, curraisnovenses foram agraciados com uma forte chuva na tarde desta terça. confira as fotos.


Sem esperar, curraisnovenses foram agraciados com uma forte chuva na tarde desta terça. confira as fotos.

Aproximadamente 30mm de chuva, o suficiente para inundar algumas ruas de Currais Novos. Uma delas, a Presidente Kennedy que ficou quase impossibilitada de trafegar veículos.
Rua Presidente Kennedy inundada.
Rua Presidente Kennedy inundada.
A chuva que durou cerca de 30 minutos encheu de esperança os curraisnovenses que passam por um pesadelo no abastecimento de água, haja vista que os dois reservatórios que abastecem a cidade estão “secos”. A pluviosidade aconteceu exatamente no dia em que uma equipe do DNOCS estava no município realizando perfuração de 47 poços.

Veja algumas fotos:
Motociclistas sofreram para atravessar a rua.
Motociclistas sofreram para atravessar a rua.
Funcionários da secretaria de obras ficaram impossibilitados de sair do prédio.
Funcionários da secretaria de obras ficaram impossibilitados de sair do prédio.
O canteiro principal da rua ficou encoberto com a água.
O canteiro principal da rua ficou encoberto com a água.


Fonte: Jean Souza

FOTO: Mulher é presa ao tentar entrar com 1kg de maconha dentro da alimentação para companheiro na Grande Natal Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3JWllxkrB

IMG-20141119-WA0040-870x418Foto: 190 RN
O Portal 190 RN destaca a prisão de Cintya Germano Pereira de Souza, de 19 anos, na manhã desta quarta-feira, 19, ao tentar entrar no Presídio Estadual de Parnamirim com cerca de 1kg de maconha. De acordo com a notícia, a direção da unidade informou que na revista padrão aos visitantes, encontrou a droga estava embalada dentro da alimentação que a acusada estava levando para o seu companheiro.
Segundo o Portal 190 RN, Cintya foi encaminhada a delegacia de Polícia Civil em Parnamirim para ser autuada em flagrante e ficará  a disposição da justiça.
Com informações do Portal 190 RN


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3JWlq3oTw

Autoridades encontram corpo da Miss Honduras


Os corpos da Miss Honduras, Maria José Alvarado, de 19 anos, e de sua irmã, Sofía Trinidad Hernandez, foram encontrados nas margens de um rio no oeste do país e o autor do crime foi preso, informou o chefe da polícia local, Leandro Osorio.
"Podemos confirmar que são os corpos das duas jovens", indicou o oficial, acrescentando que o assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia Trinidad. O crime teria sido cometido na noite do sequestro, na quinta-feira da semana passada.
Maria José e sua irmã desapareceram à noite depois de participarem de uma festa de aniversário em um balneário perto da cidade de Santa Barbara, 200 quilometros ao noroeste da capital.
A jovem deveria viajar a Londres para o concurso Miss Mundo, mas seu desaparecimento impediu a participação de Honduras no evento.
No sábado, a mãe das jovens, Teresa Muñoz, apresentou uma queixa pelo desaparecimento de suas filhas à polícia de Santa Barbara.
Osorio explicou que os corpos foram encontrados na área da aldeia de Cablotal, no município de Arada, Santa Barbara, às margens do rio Aguagual.
"Temos o autor deste crime hediondo, o Sr. Plutarco Ruiz. Com ele encontramos a arma do crime e o veículo utilizado para transportar os corpos", ressaltou. Osorio acredita ainda que há mais pessoas envolvidas no crime, que teriam tentado limpar a cena e que estão sendo investigados.
Ele declarou que "as unidades de investigação do Estado criaram uma frente comum para lidar com o crime abominável, que causou comoção em todo o país" e que os corpos ainda não haviam sido removidos.
Honduras tem a maior taxa de homicídios do mundo, 79 para cada 100 mil pessoas, segundo o Observatório da Violência da Universidade Nacional.

Projetos do Nordeste receberão ação conjunta de ministérios

Benefícios serão incluídos em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Marília Rocha, 
Os projetos comuns em estados do Nordeste, como a integração do Rio São Francisco receberão incentivo dos ministérios em ações conjuntas. A notícia foi divulgada pelo Blog do Planalto e inclui o planejamento dos ministros Clelio Campolina Diniz (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Francisco Teixeira (Integração Nacional).
A ideia é criar um grupo de trabalho envolvendo as duas pastas para construção de uma política de Estado que estimule o desenvolvimento integrado e crie na região polos de desenvolvimento com alta tecnologia.

A lista inclui projetos como a ferrovia Transnordestina e o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) que contempla quatro estados receptores do projeto: Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O plano contempla 230 municípios ao longo dos canais nos Eixos Norte e Leste do PISF e contém cinco vetores: educação e formação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura complementar; estruturação produtiva e rede de cidades com fortalecimento de serviços. 

MPRN desarticula ‘esquema criminoso’ e faz busca na casa do prefeito de Ceará-Mirim


Fonte: José Aldenir
Fonte: José Aldenir
Desvio de dinheiro público, fraude à licitação, uso de laranjas. Foi para desarticular um suposto esquema criminoso instalado na Prefeitura de Ceará-Mirim (Grande Natal) que o Ministério Público do RN deflagrou na manhã de hoje a Operação Baco, cumprindo mandados de busca e apreensão na casa de diversos agentes públicos e servidores municipais. Até a residência do prefeito da cidade, Antônio Peixoto (PR), que é delegado de polícia licenciado, foi alvo da investigação. Lá, procurou-se documentos que reforçariam as evidências já existentes.
A assessoria de comunicação do MP afirmou que não tem mais informações sobre o caso. Oficialmente, o que se sabe, até o momento, é que foram 12 mandados de busca e apreensão expedidos até o momento pelo Tribunal de Justiça do RN. As buscas são realizadas em secretarias da Prefeitura de Ceará-Mirim, residências de agentes públicos, servidores públicos e particulares.
Entre essas residências estaria a casa do atual prefeito, Peixoto, e da secretária de Finanças do Município, Rejane Lidice. A intenção seria localizar documentos que reforçariam os indícios de irregularidades investigadas. “Os investigados – agentes e servidores públicos, além de particulares – se associavam para o fim de cometer diversos crimes contra a administração pública, beneficiando-se com o desvio de dinheiro público através de esquema criminoso por meio de fraudes à licitação, uso de ‘laranjas’, contratos fraudulentos simulando o fornecimento de bens ou prestação de serviços”, apontou o MP, por meio de nota oficial publicada na manhã de hoje.
A operação foi deflagrada pelo MP, através da Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e com o apoio da Polícia Militar.

Casal suspeito de tráfico de drogas é assassinado a tiros em São Gonçalo do Amarante


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um homem e uma mulher apontados pela polícia como suspeitos de tráfico de drogas foram assassinados a tiros, na noite desta terça-feira (18), dentro de uma residência no conjunto Brasil, em São Gonçalo do Amarante. Bandidos armados invadiram o local e efetuaram tiros de pistola.
Os criminosos fugiram em uma motocicleta e não foram identificados. As vítimas também ainda não tiveram os nomes divulgados. No entanto, a polícia já adiantou que o homem morto era conhecido pelo apelido de Tonho e, inclusive, já tinha sido preso pelo crime de tráfico de drogas.
Ele e a mulher, ainda segundo foi levantado pela polícia no local do duplo homicídio, estariam comandando uma boca de fumo naquele local. A suspeita inicial é que os dois tenham sido vítimas de um acerto de contas. A mulher foi assassinada na sala de casa, com tiros na cabeça e o homem foi encontrado morto no quintal da casa.
Fonte: Portal BO

19/11/2014 11h55 - Atualizado em 19/11/2014 12h25 Idosa de 77 anos é presa com drogas na Zona Leste de Natal


Do G1 RN
Segundo a polícia, idosa admitiu ser a dona da droga apreendida na casa dela (Foto: Judas Tadeu/G1)Segundo a polícia, idosa admitiu ser a dona
da droga apreendida na casa dela
(Foto: Judas Tadeu/G1)
Uma idosa de 77 anos, que segundo a Polícia Civil é a mais antiga traficante de drogas da cidade, foi presa na manhã desta quarta-feira (19) suspeita de tráfico de drogas no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal.
A 'Vovó do Tráfico', como a polícia está tratando a suspeita, foi detida com 30 gramas de crack e cerca de R$ 350 em dinheiro fracionado dentro de uma casa na Rua Santo Inácio, lugar apontado como ponto de venda de entorpecentes.
Segundo a Polícia Civil, a idosa já era alvo de investigação. "Contra ela havia um mandado de prisão", acrescentou Judas Tadeu, chefe de investigação da 2ª DP.
Ao G1, o policial contou que a idosa, inicialmente, havia negado ser a dona das droga apreendida na casa dela. Contudo, em depoimento, ela acabou admitindo ser a proprietária do entorpecente.
Após o flagrante, os policiais levaram a idosa para a 2ª Delegacia de Polícia, que fica em Brasília Teimosa, onde foi autuada por tráfico e associação para o tráfico de drogas.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Deu no Blog do Xerife: Tomba Faria perdeu a noção do tempo

Circula como piada nos corredores da assembleia legislativa do Rio Grande do Norte, o fato do deputado reeleito, Tomba Faria, que fez campanha contra Robinson Faria, indicar nomes para a futura gestão do governador eleito.

Um aliado de Robinson reagiu: Ele deve ta ficando é doido! Perdeu completamente a noção do tempo.

TV Paraíba estará em Cuité nesta terça-feira para filmar inscrições rupestres

A TV Paraíba, afiliada Rede Globo na Paraíba, estará nesta terça-feira (18) na cidade de Cuité para uma reportagem sobre as inscrições rupestres localizadas na comunidade Retiro, zona rural do município. A informação foi divulgada pela vereadora Maria de Pituca (PMDB), na sessão desta segunda-feira (17) da Câmara Municipal de Cuité.

As inscrições rupestres de Cuité viraram destaque na mídia estadual, na semana passada, após a suspensão temporária das obras da Barragem Retiro para estudos do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no local.

Segundo historiadores e arqueólogos, as inscrições datam de, no mínimo, seis mil anos.

O tema divide opiniões nas redes sociais, há quem defenda a preservação do local para estudo e ponto turístico do município, enquanto outros, mais preocupados com a construção da barragem, defendem a continuação da obra.

Blog do Flávio Fernandes 

Grávida que foi amarrada em árvore durante tentativa de estupro é encontrada morta no DF Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3JRRt423L

111Uma mulher grávida foi encontrada morta em sua própria casa em Taguatinga nesta segunda-feira (17), após ter sofrido uma tentativa de estupro na semana passada.
A vítima havia sido encontrada amarrada a uma árvore em um matagal em Taguatinga, sem as roupas íntimas, no último dia 11. Após o ocorrido, a mulher foi atendida pela polícia e pelos bombeiros.
Na noite desta segunda-feira, a mesma mulher, que estava grávida de três meses, foi encontrada morta deitada em sua cama, inchada.
Não havia nenhum sinal do que poderia ter causado sua morte. Os vizinhos relatam que a casa da mulher exalava um cheiro forte desde quinta-feira passada.
A Polícia Civil está investigando o caso.
R7


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz3JRRyl0kY

Com ‘vergonha moral’ do Brasil, movimento quer separar o Sul do resto do país Blog do BG: http://blogdobg.com.br/com-vergonha-moral-brasil-movimento-quer-separar-o-sul-resto-pais/#ixzz3JRR0jahB

1509929_10152220844673239_5934382996022668436_nFoto: Fernanda Canofre/Vice Brasil
O movimento O Sul é Meu País surgiu em 1992 na cidade de Laguna, Santa Catarina, com a proposta de separar Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do resto do Brasil. Segundo Celso Deucher, catarinense e atual presidente do movimento, contabilizando os simpatizantes nos três estados, atualmente há 6 milhões de pessoas em torno da ideia. A página oficial no Facebook registra pouco mais de 16 mil curtidas. São mais um, talvez o maior, entre os 53 movimentos separatistas que já apareceram na região. No site oficial, a organização se apresenta como “a consequência, de cujas causas não podemos ser acusados”.
No encontro realizado no dia 20 de setembro em um hotel em Passo Fundo, os separatistas do grupo falaram das óbvias razões que possuem para se separar do Brasil e volta e meia recaíram sobre a crítica à corrupção e à política nacional. Disseram aceitar pessoas de todos os credos, raças e tendências políticas, desde que o indivíduo esteja “imbuído do desejo separatista”. Na fala dos líderes e palestrantes, “tudo que está errado” é traduzido em repulsa ao Bolsa Família, às cotas raciais, ao processo do Mensalão.
“A gente vê o governo abrindo mais vagas no Bolsa Família, mas não vê postos de trabalho”, reclama Deucher. “Nós queremos nos livrar, porque esse Estado, Brasília, não nos representa. Ele não diz nada para nós, o que ele diz é só coisa ruim”, conclui. A rejeição a Brasília é o mote dos panfletos que os membros imprimem com dinheiro do próprio bolso e distribuem em suas cidades. O mais recente lembrava que, em 2013, os três estados do sul arrecadaram 152 bilhões de reais, mas tiveram “retorno” de apenas 29,3 bilhões. Em letras amarelas, o movimento faz a conta: 80% “do total arrecadado não retornou aos estados”.
Eles acreditam que a distribuição das contas desencadeou um processo de “favelamento do sul”. Fundador do movimento separatista paranaense República das Araucárias, Helio Ribas Micheleto chegou a ser demitido do emprego em 1993 por sua ligação com a causa. Nem por isso se afastou do movimento ou deixou de usar na lapela do paletó o broche que carrega o símbolo dos três estados. “Hoje, os dez maiores municípios do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, municípios com mais de cem mil habitantes, estão cheios de favelas. (…) De onde é que veio isso aí? Gerado pela pobreza, pela falta de investimento federal, deixando os governadores sem dinheiro e, consequentemente, os municípios”, afirma.
Os separatistas também se creem injustiçados na representação parlamentar. Deucher reconhece que algumas das “oligarquias que tomaram conta do Estado nacional” são do Sul. Ainda assim, acredita que o cálculo do quociente eleitoral – que divide o número de eleitores pelo número de cadeiras disponíveis – faz com que o Sul nunca seja ouvido. “Como eu preciso de 17 catarinenses para valer um voto de um cara, sei lá, do Acre? De onde que saiu essa conta tão louca que um tem que ter poder econômico e outro tem que ter poder político? Num tempo em que o voto universal é um voto, como que isso continua acontecendo no Brasil, né? Essa questão aí, ela é seríssima. Por quê? Porque ela tira o valor como cidadãos que nós temos, como brasileiros. Tira a nossa força de lutar por aquilo que nós queremos”, frisa.
Na conferência, as “oportunidades” de expansão do movimento e formas de se espalhar a ideia são discutidas durante uma Oficina de Planejamento Estratégico. Um dos participantes sugere que o movimento utilize a mesma estrutura do marketing multinível – o polêmico esquema de pirâmide – esclarecendo que aqui não entraria dinheiro. Ele explica que uma pessoa seria responsável por integrar outras três à organização; essas três, outras três; e assim por diante. Outro integrante reconheceu na ideia uma estratégia também utilizada por igrejas evangélicas para arrebanhar mais fiéis: “Ah, sim, na igreja chamamos isso de igreja em células. Pode funcionar!”, exclama.
Mas a polêmica maior é o ter ou não ter participação ativa na política brasileira. Um dos participantes, Hermes Aloisio, vice-presidente do movimento em Passo Fundo, foi também candidato a vice-governador do Rio Grande do Sul pelo PRTB, o partido de Levy Fidelix. No programa de governo de sua coligação, o plebiscito pela “autodeterminação política e econômica” é uma promessa. Deucher tenta se afastar disso. Fala que alguns políticos já demonstraram interesse em apoiá-los: “Só que nós não queremos esses apoios, entendes? Porque os caras são sujos, pô”.


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/com-vergonha-moral-brasil-movimento-quer-separar-o-sul-resto-pais/#ixzz3JRR9kqLD

Seca pode ter feito Trairi perder mais de 10 mil cabeças de gado nos últimos anos


A forte seca que atinge o Rio Grande do Norte a quase 4 anos tem seus efeitos devastadores na região do Trairi.

Segundo dados do IDIARN, a região pode ter perdido mais de 10 mil cabeças de gado nos últimos anos em virtude da seca. Os principais motivos teriam sido a comercialização deste gado, já que é mais caro a criação em seca, ou a morte do animal.

Em campanhas de vacinação contra a Febre Aftosa, a meta da região sempre foi vacinar mais de 65 mil cabeças de gado, mas nas últimas campanhas, o máximo de vacinação tem sido por volta de 54 mil cabeças.


Um grande prejuízo para os produtores da região, que veem a situação piorar a cada ano que passa.

  A revista AméricaEconomia Brasil divulgou uma pesquisa encomendada a Delta Economics & Finance onde elegeu NATAL como a melhor cidade para se viver no Nordeste e a 13ª do País. A iniciativa acabou originando o primeiro “Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras”, o BCI100.
  Natal se destacou no quesito “Finanças” e se manteve na média na área de “Saúde”. Blumenau (SC) e Belo Horizonte (MG) ficaram em 2º e em 3º lugares, respectivamente.
  Para definir o índice, a pesquisa analisou, nas 100 grandes cidades do país, um conjunto de 77 atributos distribuídos em dez categorias distintas: geral, governança, bem-estar, econômico, financeiro, domicílio, saúde, educação, segurança e digital.
  A segunda melhor cidade do Nordeste, de acordo com o BCI100, é Salvador (BA), que ficou com o 27º lugar do Ranking geral, seguida por Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, no 37° lugar do ranking.
  A cidade de Santos, no litoral paulista, é a líder do ranking, apresentando o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e a sexta maior renda per capita. Santos se destacou no quesito “Educação”, e ficou em segundo lugar em “Saúde”.
  O objetivo da pesquisa foi desenvolver um raio-x de cada grande cidade para que as necessidades de cada local sejam identificadas e percebidas pelos seus próprios habitantes, visto que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 60% da população estará vivendo em cidades no ano de 2030.
  PREMIAÇÃO NACIONAL
  CANUINDE-H

Essa pesquisa serve para calar a boca de muita gente que nasceu aqui, reside, fez sua vida profissional e tem como hobby falar mal da cidade onde vive. Como terapia recomendo uma injeção de autoestima na veia para ficar de bem com a vida e amar Natal. Nossa cidade é linda, tem um povo bom e hospitaleiro. Quem passa um período vivendo em Natal, quando vai embora e acerta suas contas por onde anda, não tem outro jeito: volta para fixar residência em Natal. Taí, porque Ponta Negra é o bairro preferido para quem migra para Natal. Quem não gostar de Natal, mude-se vá morar no Afeganistão, Síria, Bali.
  Natal seguidamente vem ganhando premiações, a última delas conferidas pelo Associação de Agentes de Viagens de São Paulo (AVIRP) que pesquisou com seus clientes qual o melhor destino para se fazer turismo no Nordeste: não deu outra Natal ganhou disparado.
  MAIS  INFORMAÇÕES
O Ranking geral da pesquisa está disponível online no link a seguir > http://americaeconomiabrasil.com.br/rankings/maiores-e-melhores-cidades-brasil-

Deputados potiguares usam dinheiro público para pagar consultoria de condenado


670967895685
Ciro Marques
Repórter de Política
Impedido de ser candidato em 2012 devido à condição de “ficha suja”, o ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira, do PR, segue se dando bem na política mas, agora, como “consultor”. Proprietário da Associação Nacional de Gestão Pública (Angesp), Robenilson recebeu quase R$ 300 mil em 2014 por prestar consultoria aos deputados federais Sandra Rosado (PSB) e Paulo Wagner (PV). Detalhe: o pagamento ao ex-prefeito condenado foi feito por meio da verba indenizatória da Câmara Federal, dinheiro público usado nos gabinetes dos parlamentares em Brasília.
A verba indenizatória é uma espécie de quantia que os deputados federais recebem todo mês para ressarci-los dos custos com a atividade parlamentar. Alguns são econômicos com a utilização da cota e gastam pouco mais de R$ 10 mil mensais. Outros, como Sandra e Paulo Wagner, chegam a gastar até R$ 50 mil dessa verba pública. E, justamente nos meses em que os gastos dessa dupla foram maiores, Robenilson e a Angesp estiveram presentes.
O curioso é que Robenilson Fernandes é, reconhecidamente, “ficha suja”. Tem condenações transitadas em julgado no Tribunal de Contas da União (TCU), o que fez a Justiça Eleitoral barrar a candidatura dele em 2012, quando tentou ser mais uma vez prefeito de Bento Fernandes.
Além dessas condenações, Robenilson responde a outros vários processos na promotoria de Justiça de João Câmara (responsável pela área de Bento Fernandes). São ações cíveis e criminais que poderiam impedi-lo, inclusive, de ser contratado (ou sua empresa) por órgãos públicos. O problema para o MP é que Robenilson não é encontrado e não assina as notificações judiciais, dificultando o trâmite processual e retardando o julgamento.
Segundo o MP, por sinal, nem na própria Angesp, Robenilson é encontrado para assinar as notificações judiciais. Bom, pelo menos, não pelos notificadores, porque pelos deputados federais, o ex-prefeito sempre parece disponível. Afinal, em oito meses do último ano, Robenilson apareceu para assinar o “recibo” de prestação de consultoria e receber dinheiro público por meio do gabinete de Paulo Wagner.
Em dois desses meses, ressalta-se, Robenilson Ferreira recebeu R$ 25 mil pela consultoria. Nos outros cinco, R$ 20 mil. E, no mês passado, Paulo Wagner chegou a pagar R$ 35 mil ao ex-prefeito condenado. Ao final, o serviço prestado pelo consultor Robenilson Fernandes custou R$ 190 mil ao gabinete de Paulo Wagner… Ou melhor: a Câmara Federal.
O deputado federal do PV, porém, não foi o único que precisou da consultoria de Robenilson Fernandes. Sandra Rosado, que assim como Paulo Wagner, não conseguiu se reeleger, pagou R$ 75 mil a agência do ex-prefeito. O valor representa a soma de três pagamentos feitos por ela nos meses de maio, julho e agosto deste ano.
Todos esses dados estão disponíveis no site da Câmara Federal e podem ser acessados com uma rápida pesquisa sobre utilização da verba indenizatória desses deputados. Se o levantamento for mais antigo, porém, envolverá mais gente: Betinho Rosado, do PP, por exemplo. Isso porque, no ano passado, o parlamentar cunhado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) pagou R$ 20 mil para Robenilson em setembro e R$ 19,6 mil em abril.