quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O despreparo se confirma a cada dia

Olha que falta de conhecimento da atual equipe da prefeitura de Coronel , foi encontrado centenas de medicamentos vencidos jogados na beira da estrada que liga o poço de Zé de có ao centro da cidade . Parece que, quem faz a secretária de saúde não sabe que é proibido descartar medicamentos ou material hospitalar mesmo sem está contaminados ,pois os mesmos oferecem riscos a saúde .
  Ao descartar medicamentos ao ar livre se estará contaminando diretamente o solo, e podendo até provocar o envenenamento de animais ou  até de crianças, que venham ter contato com essas substâncias .
   A vigilância sanitária proibi jogar medicamentos e insumos até em lixões pelo fato da auta contaminação que eles podem provocar imagine em beiras de estradas. Quando os remédios ultrapassam o prazo de validade, como você os descarta? Joga no lixo direto, na pia ou no vaso sanitário ou nenhuma das opções? A atual legislação brasileira não determina os responsáveis pelo recolhimento doméstico de medicamentos. Segundo a Anvisa, só há regras para órgãos de saúde, como clínicas, postos de saúde e hospitais.
Não é recomendável jogar remédios no lixo comum. Os medicamentos podem ser encontrados posteriormente e consumidos. De acordo com os dados da Fiocruz, 30% das intoxicações no país foram causadas por ingestão de remédios
Em relação a remédios – comprimidos ou na forma líquida -, não é aconselhável jogá-los na pia ou mesmo no vaso sanitário. Isso pode acarretar problemas no meio ambiente. O ideal é levá-los a algum órgão específico (postos de saúde e hospitais, por exemplo) para que seja feita a coleta devida.
Para agulhas e seringas, o correto é colocá-las dentro de uma caixa resistente com o aviso de PERIGO: MATERIAL CORTANTE. É o que orienta especialistas  Departamento de Limpeza Pública, que completa dizendo que “remédios e medicações devem ser coletados pelo programa de lixo tóxico ou levados em alguma farmácia que possa recolher o material”. especialistas avisam que jogar medicações na água da pia ou no esgoto causa muitos prejuízos, contaminando a água e dificultando o tratamento dela.
  Esperamos essa atitude de pessoas leigas no assunto mas de uma secretária ou orgão públicos que lidam diretamente com leis , e que deveriam prezar pela segurança e bem estar do povo .
Desde 2010, uma lei federal instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de um determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde, como é o caso dos remédios, devem desenvolver um sistema de recolhimento e destinação final independente dos sistemas públicos de limpeza urbana, a chamada logística reversa.
Assim, como pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e outros materiais tóxicos, os remédios também não devem ser descartados em lixo convencional, pois todo o material recolhido é destinado aos aterros sanitários e, com isso, podem contaminar o solo.


Nenhum comentário: