sábado, 5 de novembro de 2011

O MUNICÍPIO DE CORONEL EZEQUIEL TEM SIDO UM DOS GRANDES INCENTIVADORES A AGRICULTURA FAMILIAR NA REGIÃO DO TRAIRÍ. PARA ISSO TEM PROMOVIDO CAPACITAÇÕES CONSTANTEMENTE.

                                                     Sec. Rubens com o criador Piaba
                                                capacitação para os jovens agricultores
                                                       criação de galinhas poedeira





O blog. EDIGAR ABENÇOADO estará entrevistando o Senhor Secretário de Agricultura do Município de coronel Ezequiel.
Na abertura desta seqüência de matérias estaremos iniciando por Coronel Ezequiel por ser um dos municípios que mais tem incentivado o agricultor familiar nas suas diferentes atividades.
Estaremos conversando com O secretario de Agricultura Rubens José da Costa que é a pessoa que tem acreditado nesta idéia.
BLOG: Secretário como surgiu a idéia de você incentivar o pequeno agricultor neste município que tem uma área territorial de 203 km²?
SECRETARIO. Começou com o incentivo do Governo Lula,  eu achei interessante a proposta de que uma pessoa numa pequena propriedade  poderia tirar seu sustento. No nosso município 90% são pequenos proprietários então comecei amadurecer a idéia, contratamos um técnico agrícola, mapeamos nossos agricultores e produtores rurais fizemos varias reuniões com eles, propondo capacitações mostrando os benefícios que tinham a seu favor, que são os programas do governo Federal e procurando mostrar a importância da organização.
 Partimos para outro passo começamos buscar parcerias, com as instituições EMATER, SENAR, SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO SAPE, SINDICATOS, SEBRAE, BANCO DO NORDESTE. Trouxemos o programa compra direta e procuramos ampliar a quantidade de cotas do garantia safra que era de 150 cotas e já atingimos 500 cotas neste ano de 2011 o Prefeito Boba acreditou na nossa proposta e chegamos a este patamar.
BLOG. Como surgiu a CAPRIFEIRA?
SECRETARIO, Em nosso município e na região do Trairí existem muitos pequenos criadores, porém pouquíssimos organizados, pensamos em criar uma situação para incentivar o criador e mostrar para ele a importância da organização e a melhoria da genética, para seu plantel. A  CAPRIFEIRA trouxe este estimulo no entanto que já realizamos a segunda que foi um sucesso muito grande, foram comercializados quase 200 mil reais, já estamos pensando na 3ª CAPRIFEIRA. Neste meio tempo firmamos uma  parceria com a SAPE conseguimos 3 reprodutore 2 carneiros 1 DORPE E 1 SANTA INÊS E UM BODE, para melhorar a genética de nosso rebanho,  a CAPRIFEIRA realmente atingiu nossa expectativa e na primeira foram comercializados 112 mil reais. A partir deste momento as coisas começaram mudar,  hoje já somos muitos criadores que o blog estará mostrando para o mundo. Falo para o mundo porque eu tenho acompanhado e vejo o quanto é acessado.
BLOG:  Você tem procurado trazer muitas capacitações para o Município, tem gerado resultado?
SECRETARIO:  Olhe percebe-se que hoje o nível de conscientização é muito maior do que em tempos passados, eles solicitam o curso e nós vamos a traz, acabamos de concluir o curso de ADMINISTRAÇÃO RURAL e a capacitação de FRUTICULTURA BÁSICA. Realizado em parceria com o SENAR. Os participantes na sua maioria são jovens filhos de agricultor. A organização hoje nas diferentes áreas é linda para se ver, temos jovens criando galinha de corte, poedeira, suínos, caprinos, ovinos, plantadores de maracujá entre outras atividades.
BLOG. Para finalizar qual é seu maior desejo?
SECRETÁRIO. Ver os agricultores e produtores organizados, todos em suas propriedades os jovens trabalhando tirando seu próprio sustento sem precisar de viajar para a região sul aventurar aguns trocos, nós temos como viver aqui e conseguir nosso sustento basta nos organizarmos, que o senhor JESUS abençoe você que estiver lendo esta matéria em qualquer parte deste planeta.
O BLOG EDIGAR ABENÇOADO agradece esta rica participação do Senhor Secretário de Agricultura do Município de Coronel Ezequiel/RN – BRASIL.
Fonte: Edigar Abençoado

Nenhum comentário: