terça-feira, 24 de abril de 2012

Cartórios de Santa Cruz registram intensa movimentação para regularizar situação eleitoral


O prazo final para providenciar o título ou transferir o domicílio eleitoral termina no dia 9 de maio. Para isso, os eleitores devem procurar o cartório eleitoral mais próximo para providenciar os documentos.
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos e pessoas com idade de 16 e 17 anos e maiores de 70 anos.
Em Santa Cruz funcionam duas zonas eleitorais: a 16ª que abrange os municípios de Santa Cruz e Japi, e a 68ª que compreende São Bento do Trairí, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintadas e Jaçanã.
De acordo com os cartórios dessas Zonas Eleitorais, a procura tem se intensificado nas últimas semanas. O volume de atendimento tem aumentado em todos os horários de funcionamento, com a procura tanto para transferência do título, quanto pelos que querem tirar o documento pela primeira vez.
Segundo o técnico judiciário, Fernando Tavares, a movimentação tem se intensificado nas últimas semanas, o que está fazendo com que os Cartórios convoquem as pessoas antes do prazo final, para não haver constrangimentos.
Os cartórios eleitorais estão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Além dos cartórios, o eleitor pode regularizar a situação no box do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Central do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábado das 7h às 15h. A transferência do título deve ser providenciada para quem mudou de residência, principalmente entre cidades, ou estados brasileiros.
Segundo informou a Justiça Eleitoral o jovem que completar 16 anos até o dia 7 de outubro, dia das eleições, poderá votar este ano, desde que solicite o seu título até o prazo limite, dia 9 de maio. Para quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez, os cartórios eleitorais exigem documento de identidade, comprovante recente de endereço e quitação militar, para homens.





Nenhum comentário: