A aplicação correta do crédito do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) por agricultores familiares tem apresentado resultados positivos com assistência técnica da Emater Paraíba. Um exemplo de sucesso é o agricultor Antônio Ambrósio Dantas, do Sítio Estrondo, em Nova Floresta, no Curimataú paraibano, que de forma ordenada produz 27 variedades de hortaliças orgânicas utilizando irrigação por microaspersão, garantindo excelentes produtos.

Para não faltar produção no período de estiagem, o produtor utiliza água de um poço amazonas. Atualmente, outro poço está em fase de construção para armazenar a água que será utilizada na irrigação econômica. Tudo é feito seguindo a orientação técnica da Emater de convivência com a estiagem.
Ele denominou seu projeto de “Canteiro Cheiro Verde”, marca que já se tornou bastante conhecida na região. “Sem as orientações dos extensionistas da Emater, a gente não teria alcançado todo esse progresso”, afirmou. Dos oito filhos, quatro já concluíram curso superior e técnico agrícola, graças à produção de hortaliças.
Devido ao período de estiagem e para economizar água na irrigação, a produção de verduras está em torno de 600 quilos mensais. Todo o trabalho é acompanhado, desde os primeiros momentos, pelos extensionistas Audivan Azevedo da Silva e Rui Medeiros, da Emater em Nova Floresta, região administrativa de Picuí.
Fonte:ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário