segunda-feira, 20 de maio de 2013

Popularidade de Francisco eleva busca por suvenires no Vaticano


Turista observa imagens do papa Francisco em loja de suvenires Foto: EFE
Turista observa imagens do papa Francisco em loja de suvenires
Foto: EFE
Com a escolha do novo Pontífice se intensificaram os comércios voltados a turistas ao redor da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para vender lembranças, fotos e objetos que narrarão a era do papa Francisco. Cruzes, medalhas, estojos, canetas, borrachas, cadernos, estatuetas da Basílica e relógios: tudo o que puder levar uma fotografia do papa está à venda.O início do Pontificado de Francisco provocou uma avalanche no setor turístico, sobretudo nas lojas de lembranças, que mudam a sua relação de objetos à venda para adaptar-se à chegada do papa argentino, já protagonista de todos os suvenires.
De um lado estão as "lembrancinhas" para o lar, como as imponentes cruzes barrocas que pendem das paredes das lojas turísticas do Vaticano, os trípticos em tábua com "madonas" flamengas e os pequenos e coloridos tapetes. Do outro lado são encontrados uma xícara, um cinzeiro e os presentes que melhor se adaptam tanto aos novos tempos no Vaticano quanto ao bolso do turista.
Agora, as lojas de suvenires do Vaticano reduziram ao mínimo as suas importações de objetos ligados a Bento XVI, enquanto ganham terreno as peças inspiradas no novo Pontífice, "muito mais midiático", como assegurou à agência EFE a dona de uma livraria na Praça de São Pedro.

Nenhum comentário: