quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CBTU faz testes com o VLT em Natal



A Superintendência de Trens Urbanos de Natal (CBTU) realizou, ontem, os primeiros testes dinâmicos com uma composição Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O teste foi feito por uma equipe de engenheiros da CBTU e da empresa Bom Sinal, fabricante do equipamento, levando a locomotiva pelo trajeto norte, que vai da Ribeira, na zona leste, à Nordelândia, na zona norte de Natal. Outros testes serão realizados durante outubro.
Emanuel AmaralVLT fez o trajeto norte, que vai da Ribeira, na zona Leste, à Nordelândia, na zona Norte de NatalVLT fez o trajeto norte, que vai da Ribeira, na zona Leste, à Nordelândia, na zona Norte de Natal

Segundo a CBTU, ainda não há perspectiva de que a composição – formada por três carros – seja integrada ao sistema de transporte ferroviário. A expectativa, porém, é de receber outra composição até o final do ano, e outras dez em 2015 – as unidades são entregues a cada dois meses pela empresa.

As composições, porém, não definirão novos destinos para transporte ferroviário, segundo a companhia. As linhas continuam sendo Natal/Parnamirim e Ribeira/Nordelândia, segundo a companhia. De acordo com a CBTU, a diferença é que o VLT é um equipamento mais moderno do que as locomotivas tradicionais – similar ao ônibus, mais leve que os trens.

O investimento é de 154 milhões de reais, disponibilizados pelo PAC  Equipamentos do Governo Federal. Outras duas locomotivas tradicionais chegarão junto com as demais composições. De acordo com a CBTU, não há previsão para aumento de tarifa dos novos veículos, que custa R$ 0,50, mesmo após a conclusão do sistema.

Cada vagão do VLT tem capacidade para transportar 200 pessoas – 600 pessoas se considerada toda a composição. O VLT se diferencia por ser bimotor e, por ter um em cada ponta, não precisa fazer curvas, indo para frente e para trás. Serão climatizados e passarão nas estações a cada 20 minutos, segundo a CBTU. Os veículos deverão interligar os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.

Nenhum comentário: