sábado, 20 de setembro de 2014

Um novo teatro na Grande Natal


Quatro anos e R$ 7,5 milhões depois, eis que é chegada a hora da inauguração do Cine Teatro Municipal de Parnamirim, equipamento multiuso com 548 lugares sob administração da Fundação Parnamirim de Cultura. A programação já está fechada: Roberta Sá faz o show de abertura na próxima quinta-feira (25), enquanto o teatro e a dança movimentam o lugar no dia 26, com o monólogo “Borderline” mais apresentações do Gira Dança e Cia de Dança do TAM – as atividades são gratuitas e seguem até o domingo (28). O novo espaço para as artes na Região Metropolitana de Natal foi batizado como Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, com recursos da Prefeitura e do Ministério da Cultura.
DivulgaçãoNovo marco para as artes cênicas, Cine Teatro Municipal de Parnamirim inaugura próxima semana com 3 dias de festa,show de Roberta Sá, espetáculos de música, dança e teatro e presença da classe artística potiguarNovo marco para as artes cênicas, Cine Teatro Municipal de Parnamirim inaugura próxima semana com 3 dias de festa,show de Roberta Sá, espetáculos de música, dança e teatro e presença da classe artística potiguar

Mais que um cine teatro, o complexo cultural também conta com galeria de arte para acomodar exposições, estrutura para exibir filmes, salas de aulas preparadas para receber turmas de dança, teatro e artes visuais, mais área administrativa que funcionará como sede da própria Fundação Parnamirim de Cultura e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. A Biblioteca Pública Municipal e o planetário, este inaugurado em dezembro de 2008, também estão integrados ao complexo.

“Além da dinâmica da pauta, abriremos um edital de ocupação – com apoio financeiro – até o final deste ano”, adiantou Haroldo Gomes, presidente da Fundação de Cultura. “As aulas de música, por necessitar de várias salas, é a única atividade da Fundação que não será transferida para o Cine Teatro”, avisa. Para ele, o grande desafio será garantir a sustentabilidade do lugar: “Claro que nossa prioridade é receber atividades culturais, mas estaremos abertos a eventos corporativos”. As restrições, de acordo com Haroldo, são eventos religiosos, políticos e sociais, como casamentos e afins – o regimento que norteia a utilização do espaço deve ser publicado nos próximos dias.

O equipamento ocupa uma área de 4,4 mil metros quadrados, possui quatro camarins coletivos, quatro individuais, espaço para café e praça de alimentação, área de convivência, mirante, recepção e mezanino. A estrutura foi edificada dentro do bosque Aluízio Alves, no bairro da Cohabinal.

“Nossa meta é firmar parceria com produtores de todo o RN e prospectar eventos nacionais”, planeja. Outra frente elencada pelo gestor é o circuito de artes cênicas e visuais promovido pela Funarte/MinC.

Nenhum comentário: