sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Som’ em cometa intriga cientistas




  • Berlim (AE) - A Agência Espacial Europeia divulgou ontem a primeira imagem tirada da superfície de um cometa e divulgou em sua página a descoberta de um som emitido por ele que está sendo comparado com uma espécie de canto. De acordo com o texto, o fenômeno do som causou surpresa até mesmo para os cientistas. Um robô lançado pela agência fez história na quarta-feira (12) ao se tornar o primeira artefato a pousar no cometa conhecido como 67P/Churyumov-Gerasimenko, após uma jornada de uma década e 6,4 bilhões de quilômetros pelo espaço a bordo da sonda espacial Rosetta.A Agência informou ontem  que o robô Philae ainda está “estável”, apesar da falha dos arpões que prenderiam o artefato ao terreno rochoso do cometa.
    Associated PressUm robô fez história na quarta-feira (12) ao se tornar o primeira artefato a pousar no cometaUm robô fez história na quarta-feira (12) ao se tornar o primeira artefato a pousar no cometa

    O som captado por ele, enviada ao cometa pela ESA, está em uma frequência que não é percebida pelo ouvido humano. O “canto” está em uma frequência entre 40-50 milihertz (1 milihertz é igual a 0,001 hertz), enquanto o ouvido humano capta sons entre 20 hertz (Hz) e  20 kHz. Para tornar a música audível para o ouvido humano, as frequências tiveram que ser  amplificadas em cerca de 10.000.

    O fenômeno foi percebido pela primeira vez em agosto deste ano, quando a nave Rosetta, que transportava a sonda, se aproximou cerca 100  quilômetros do cometa. De acordo com o blog, os cientistas acreditam que o som esteja sendo causado por partículas neutras que estão se soltando do cometa e ganhando carga. Mas o mecanismo físico por traz do fenômeno ainda é desconhecido.

    Nenhum comentário: