quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Em novo protesto por água, BR-405 é interditada no Alto Oeste potiguar


Do G1 RN
Moradores da região atearam fogo em pneus e galhos de árvore e bloquearam a passagem de veículos (Foto: Wandison Teixeira)Moradores da região atearam fogo em pneus e galhos de árvore e bloquearam a passagem de veículos (Foto: Wandison Teixeira)
Um grupo de moradores de Severiano Melo, a pouco mais de 350 quilômetros de Natal, interditaram na manhã desta quinta-feira (5) trecho da BR-405. Os manifestantes cobraram um melhor abastecimento de água, pois a adutora de engate rápido que passa pela região não bastece o município. Galhos de árvores e pneus velhos foram incendiados, obstruindo a passagem de veículos por quase uma hora e meia. A pista foi liberada e o tráfego está normalizado, informou a PRF. 
Severiano Melo é um dos 152 municípios do Rio Grande do Norte em estado de calamidade por causa da seca. O estado tem 167 municípios. Destes, nove estão em colapso no abastecimento d'água.

Situação crítica e prejuízos
No final de janeiro, protesto semelhante foi realizado na entrada da cidade de São Francisco do Oeste. Na ocasião, agricultores danificaram uma tubulação da adutora, ocasionando a interrupção no fornecimento de água para o município de Pau dos Ferros.
Segundo o próprio governo do Rio Grande do Norte, o estado enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. Dos 167 municípios potiguares, 152 estão em situação de emergência por causa da estiagem prolongada. O decreto, o sétimo consecutivo desde abril de 2012, tem validade de 180 dias e foi publicado ainda no governo Rosalba Ciarlini, em setembro do ano passado. Confira AQUI a relação completa das cidades atingidas.
Na época, a Secretaria Estadual de Agricultura estimou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões para a produção agropecuária, equivalente a uma redução de 56,9% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN.

Nenhum comentário: