quinta-feira, 26 de março de 2015

Obras na orla de Baía Formosa, RN, preocupam moradores

Os impactos das obras realizadas pela prefeitura na orla do município de Baía Formosa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, preocupam moradores da região. A população questiona se a recuperação está sendo feita de forma adequada na orla da praia do Pontal.
Na praia do Pontal, os moradores estão preocupados com um material que foi colocado na areia. Segundo a prefeitura, o rejeito da cana de açúcar estaria sendo usado como adubo para a reposição da mata nativa. "Trouxe pra cá com o intuito de haver um reflorestamento da salsa. Mas a salsa é uma planta nativa que não precisa de nada para que ela floresça. A população de Baía Formosa está preocupada com o que o rejeito pode causar tanto ao ambiente marinho como à população", disse a geógrafa Sara Brito.
Os moradores temem que, com as chuvas, o rejeito de cana de açúcar seja levado para o mar. "Tudo isso deixa a gente preocupado e angustiado, porque esse é nosso ambiente de lazer e temos que preservá-lo", disse o surfista Diego Maia.
Os problemas na praia do Pontal são antigos. Em fevereiro de 2014, o RN TV mostrou a polêmica causada pela obra de revitalização de parte da orla. Na época, o projeto previa a construção de um muro, que iria descaracterizar o local. Um ano depois, a obra foi paralisada, mas os moradores continuam preocupados. Depois que a tubulação de drenagem foi concluída, o mau cheiro na praia aumentou. "O rejeito libera gás sulfídrico, essa parte da praia está fedendo a ovo podre", continuou a geógrafa Sara Brito.
Beta Leite, diretora de Meio Ambiente da cidade, nega que o material possa prejudicar a praia. Segundo ela, a prefeitura está cumprindo determinações do Idema. "Nós tivemos a responsabilidade, até porque foi feito um estudo pelos engenheiros agrônomos e que disse que, realmente, tem um mau cheiro, mas é porque o material é recorrente dessa matéria orgânica da cana de açúcar. Mas não existe um estudo que comprove que faça mal à saúde humana", informou.
De acordo com o Idema, a obra foi embargada nesta terça-feira (24) durante uma vistoria. "Nós embargamos. Se ele insistir em construir algo nessa área, será infração", disse Luiz Augusto, diretor técnico do Idema-RN. A assessoria de comunicação da prefeitura de Baía Formosa informou que o investimento para a recuperação da orla do Pontal é de R$ 250 mil, recurso do Governo Federal.
O prazo para a conclusão dos serviços era de seis meses, mas os trabalhos só devem ser retomados quando forem liberados pelo comitê gestor, que é formado pela Superintendência do Patrimônio da União, o Idema, prefeitura e representantes da população. Uma vistoria está marcada para a próxima segunda-feira (30) para avaliar se a prefeitura cumpriu com essas adequações. "Agendamos uma vistoria porque recebemos uma denúncia. A prefeitura deverá apresentar um projeto de adequação; de requalificação da área", informou Yeda Cunha, superintendente do Patrimônio da União.
Moradores temem que obras poluam a praia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Moradores temem que obras poluam a praia (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Nenhum comentário: