sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FEST FRUT EM CUITÉ

Nesse ano em Cuité a Frustação foi a não realização do Fest Frut. A Prefeita de Cuité, Euda Fabiana através do seu micro blog respondeu que somente em 2012 será realizado o Fest Frut. Afinal quem saiu perdendo com a não realização do evento, os jovens festeiros ou os ocultos produtores da fruticultura local?
A prefeita alega as dificuldades para realizar o evento, diante da redução do número de habitantes do município. No atual censo, Cuité saiu perdendo, faltaram apenas 31 pessoas para completar o índice de 20 mil habitantes. Um dos fatores pode estar relacionado com a taxa de natalidade, anteriormente quantas crianças tiveram que nascer em Picuí em detrimento a falta de condição das grávidas dá a luz em Cuité.

As verbas que o Ministério do Turismo, destina para municípios que possui abaixo de 20 mil habitantes, se resumem a uma cota de 100 mil ao ano. Assim a prefeita teve que priorizar a realização do São João da Serra que se diga de passagem, realizado com muito sucesso.

Não há como se fazer um comparativo do Festival da Carne de Sol de Picuí com o Fest Frut de Cuité, a carne de sol é uma marca autentica de Picuí. Cuité foi o Sisal e não frutas; desconheço que Cuité detenha um mercado de ponta na exportação de frutas. A produção do sisal mesmo que em decadência, a memória do Sisal está para Cuité, assim como o Abacaxi está para Sapé e Mari.  

No entanto São João da Serra de Cuité bate o período Junino de Picuí, o São Pedro de Picuí não é mais o mesmo. Assim Buba deve ter priorizado inteligentemente o Festival da Carne de Sol.

Criatividade para realizar eventos que se tenha sentido, assim como a rodovia da laranja que o governador Ricardo Coutinho está construindo para melhor escoar a produção. O munícipio paraibano Matinhas realiza o festival da laranja dando-lhe o certificado do  maior exportador de tangerina do Nordeste.  

Jaçanã realizará mais uma Festa do Caju, a região é um dos grandes produtores. Contudo a proposta da prefeita de Cuité é realizar o Fest Frut junto com a emancipação politica de Cuité, é um reconhecimento que o Fest Frut não é um evento que atrai visitantes para degustar as frutas da região.

Os chefs talvez agora apareçam para dar dicas de receitas com frutas e com cardápio político, outra receita é realizar o concurso da garota fruta do Curimataú, assim como há a garota Caju e da Carne de Sol. Vamos torcer que um dia se torne o Festival da Fruticultura tradição em Cuité com uma rica programação com palestras para o agronegócio e atrações musicais e não apenas se criar um festival para atrair recursos do ministério do turismo.


BLOG DO Dema Macedo 

Nenhum comentário: