quinta-feira, 22 de março de 2012

Emater começa a entregar sementes na região Trairi

 

O escritório regional de Santa Cruz do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) iniciou na semana passada a entrega das sementes para os agricultores dos 13 municípios jurisdicionados pela instituição. Este ano, serão beneficiadas 5.595 famílias de agricultores que vivem exclusivamente da agricultura familiar. As sementes são entregues Aos bancos de sementes existentes nas comunidades e lá elas são distribuídas para os agricultores.
Em toda a região serão entregues cerca de 22 toneladas de milho, a mesma quantidade de feijão, e 8 toneladas de sorgo, um aumento em cerca de 10 toneladas no total de sementes se comparado ao ano passado. Somente para Santa Cruz, serão entregues 9 mil quilos de sementes. Ao todo, são mil agricultores beneficiados, divididos em 31 bancos de sementes existentes nas comunidades pólos, que distribuem para os demais agricultores.
De acordo com o gerente da Emater de Santa Cruz, Nelson Lima (Pretinho) a entrega das sementes este ano é bem maior que no ano passado, passando mais recursos para o homem do campo plantar e aguardar o período de chuvas. A entrega nos bancos de sementes foi iniciado ainda no governo Wilma de Faria e se tornou modelo. Os bancos são alto-sustentáveis e o agricultor devolve a quantidade recebida de sementes, quando o ano é bom de safra.
Este ano, foram distribuídos quatro quilos de feijão, quatro quilos de milho e um de sorgo, um aumento com relação ao ano passado. Caso haja perda na safra, o agricultor deve comunicar ao banco para ter direito de receber nos próximos anos o benefício.
O investimento feito pelo Estado na aquisição dos insumos foi da ordem de 3,5 milhões de reais. Ainda conforme a informação dada pelo dirigente da Emater, paralelamente à distribuição, a Emater trabalhará todo um processo de reestruturação dos Bancos de Semente para que tais núcleos sejam utilizados da forma correta.
A Emater afirma que é preciso que os produtores atendidos pelo programa tenham a consciência de que precisam ressarcir, após a colheita, as sementes que lhe fora doadas aos citados depósitos. 

Nenhum comentário: