sexta-feira, 22 de março de 2013

Cel Ezequiel e Suas Riquezas

O blogge Coronel Ezequiel Noticias sempre esteve postando matérias sobre a cidade e o seu território , suas belezas e riquezas dentro deste contexto queremos levar sempre ao leitor informações e curiosidades do nosso município .Em plena seca a natureza nos surpreende , em meio a matos secos e terra rachadas pelo sol encontramos um verdadeiro milagre da mãe natureza, um olheiro d.água um não mais trés só nos locais em que fomos, verdadeiros refúgios para animais e até pessoas em tempos de seca .
                                                                                   
 No olheiro conhecido como o de Zé Vieira percebemos um grande volume d.água para os dias atuais e também levando em conta o estado de degradação em que se encontra esse poço natural .
  Hoje em dia falamos tanto de preservação do patrimônio da cidade protestos são feitos em favor da preservação da história do município , mas parece que quem protesta esquece que existem coisas mais importantes que contribuiu muitos mais para a história do nosso povo que uma praça .
  Pois esse poço por muito tempo foi a salvação do povo de Cel Ezequiel em épocas de seca forte , quem chega ao poço ou olheiro logo percebe a falta
 de cobertura vegetal contribuindo assim para o seu desaparecimento total .
   Sempre digo como podemos pensar em um futuro se não preservamos o nosso passado , hoje dia 22 de Março é comemorado o dia da água mas não vi em nenhum canto da cidade alguma manifestação sobre o assunto já que passamos por um dos momentos mais difíceis em relação a falta d.água em nossa cidade .
   Mesmo não aproveitando esse manancial para o cossumo humano deveria preservar para a riqueza biológica do município como fez a cidade de Cuité .
  Além do olho d.água de Zé Viera temos outro que
  se encontra em bem pior estado ,já com sinais de desaparecimento total , pois já é possível observar que seu veio d.água já está bastante fraco pois não se nota nenhuma arvore ao seu redor . Esse olho d.água encontra-se no sitio hoje pertencente a Dedé filho de Raimundo do Pão ele está próximo a uma encosta que foi totalmente desmatada contribuindo para o seu desaparecimento . Essas fontes naturais não serve só para os humanos mas principalmente para os animais em tempos de seca em que os rios secavam por completo , como diz o ditado popular a natureza é perfeita .O ultimo em que visitamos foi o sitio de Piabinha em que também podemos encontrar esse verdadeiro milagre da natureza em meio a tanta seca e desolação vemos ao longe um grande faixa verde, naquele local se encontra mais um olho d.água do nosso município uma das coisas que chama atenção desse é a proximidade com a cidade e o seu fácil acesso , resta agora as autoridade da nossa cidade preservar e fazer um plano de reflorestamento desses mananciais juntamente com seus proprietários para que fique para a posteridade .                            

Sitio de Dedé
Sitio de Piabinha

Sitio de Dedé

 

Nenhum comentário: