quarta-feira, 20 de março de 2013

As Sete Maravilhas do Rio Grande do Norte


Serra da Barriguda
Alexandria 
Classificação: 1º lugar
Em Alexandria que fica a 382 km de Natal, está a Serra da Barriguda que
é um pico de granito de idade pré-cambriana, com 310 metros de altura (em relação ao solo) e 602 metros de altitude (em relação ao nível do mar). Seu nome pode ser explicado pelo formato que possui, semelhante ao de uma mulher em gestação.
Registros históricos do século XVIII relatam a importância do pico para o desenvolvimento da região, citada como referência de localidade.

Morro do Careca
Natal
Classificação: 2º lugar
O Morro do Careca é o cartão-postal mais famoso de Natal e faz parte da identidade de seu povo. Ele pode ser visto de vários pontos da orla da cidade, mas torna-se ainda mais charmoso se visto de perto, na praia de Ponta Negra.

Há dez anos a subida no Morro do Careca foi interditada para que o ambiente fosse preservado. Atualmente, a beleza da duna atrai natalenses e turistas de todo o mundo; um privilégio para quem mora nas proximidades
e um encanto para os que o admiram, principalmente sob as luzes dos fogos de artifício durante a passagem de ano novo!
Açude Gargalheiras
Acari
Classificação: 3º lugar
O Açude Gargalheiras está localizado em Acari, a 219 de Natal.Ele represa o rio Acauã e foi construído entre as serras do Abreu, Carnaubinha, Olho d´agua e Gargalheiras, formando uma trilha em meio à caatinga. O reservatório foi feito de concreto e possui 25 metros de altura e 250 metros de coroamento, medidas que permitem armazenar até 40 milhões de metros cúbicos. Todo esse cenário constitui uma bela paisagem no Seridó, especialmente durante a sangria “véu de noiva” – motivo de festa para os moradores de Acari.

Forte dos Reis Magos
Natal
Classificação: 4º lugar


A Fortaleza dos Reis Magos é um marco na fundação de Natal. Em 25 de dezembro de 1597, uma esquadra invasora conseguiu derrotar os índios que defendiam suas terras na foz do Rio Potengi. Para se protegerem, os colonizadores iniciaram a construção de uma base no dia 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis, e concluíram suas obras seis meses depois. Inicialmente feita de taipa, estacada e areia solta, a base ficou conhecida como Fortaleza dos Reis Magos, e nas suas redondezas se formou um povoado. Posteriormente, ela foi reconstruída com novos materiais e uma arquitetura estrategicamente projetada, visivelmente reconhecida por imagem aérea – uma estrela no solo do Rio Grande do Norte.
Frasqueirão Natal
Natal
Classificação: 5º lugar


Inaugurado no início do ano passado, o Estádio Maria Lamas Farache, conhecido como Frasqueirão, é a casa do time ABC e motivo de orgulho para sua torcida. O estádio possui 25 mil m2 dos 110 mil m2 da Vila Olímpica Vicente Farache. Apesar do pouco tempo de funcionamento, o Frasqueirão já foi palco de jogos importantes para o futebol local e reuniu um público de 17 mil torcedores. O estádio do time “mais querido” contou com o apoio de sua torcida e conseguiu se eleger uma das maravilhas do estado. 
Santuário do Lima
Patú
Classificação: 6º lugar


Turismo e religião se encontram no Santuário do Lima, em Patu, a 341 km da capital. Todos os anos, no dia 21 de novembro, o lugar recebe uma romaria com milhares de devotos de Nossa Senhora dos Impossíveis, padroeira da cidade e a quem o santuário é destinado. O ambiente foi construído no alto da Serra do Lima e desenvolveu-se de uma simples capela para uma estrutura capaz de abrigar os visitantes fiéis, e também aqueles que sobem a serra para a prática de vôo livre.
Os Apertados
Currais Novos Classificação: 7º lugar


Quando começam as chuvas, o rio Picuí desce as serras para desaguar no rio Acauã e ambos findam no Açude Gargalheiras. No caminho eles percorrem Os Apertados, um trecho entre as serras de Currais Novos. As paredes de pedra parecem esculpidas pelas águas correntes, e no alto das rochas brotam plantas que enriquecem a paisagem. O lugar é pouco visitado pela população do município, talvez por causa do difícil acesso ao local, mas quem conhece o local se impressiona com a beleza dos Apertados.
Fonte:Concurso realizado pelo Jornal Diário de Natal

Nenhum comentário: