domingo, 10 de março de 2013

Passado de Coronel Esquecido (cemitério )

  Mais uma vez venho por meio deste blogger alertar a população para que não deixe seu passado virar poeira , é o que ta acontecendo a muito tempo com o nosso primeiro cemitério que encontra-se em um estado de total abandono .
   Nós do blogger estivemos ali e constatamos que o que resta daquele campo santo como era chamado antigamente apenas tem alguns túmulos e os degraus de onde ficava um cruzeiro , alguém da comunidade talvez sensível a situação do cemitério amarrou uma cruz no local onde ficava o cruzeiro .
   Ainda é possível encontrar ruínas de um suposto muro com seus tijolos irregulares de tamanhos variados e de formas que marcam o estilo de toda uma época , uma coisa curiosa é o fato da distancia do cemitério em relação a cidade naquela época , podia -se dizer que esse local escolhido era um sítio de coronel revelando assim o medo e o misticismo que se tinha em relação a esse local de enterrar os mortos .
   Talvez tenha sido nesse cemitério que tenha nascido a lenda das pessoas serem enterradas vivas já que naquela época não se tinha os recursos que temos hoje , outro fator importante que tenha contribuído para essa lenda nascer tenha sido o fato do cemitério ter sido construído praticamente dentro do rio pode ser que em algum momento tenha dado alguma enchente e revirado alguma ossada , alguém tenha visto e achado que o corpo se virou por está vivo quando foi enterrado .
    Alguns moradores de Coronel contam que até pouco tempo ainda celebravam missas ali em honra e memória daqueles que deram inicio a nossa cidade verdadeiros desbravadores e construtores de uma sociedade . A cada dia o cemitério está mais ameaçado pois o crescimento populacional já está bem próximo correndo o risco dele desaparecer por completo da nossa história .

    Quando visitei me deu a impressão que aqueles que estavam ali enterrados não tiveram famílias , foram totalmente abandonados esquecidos pelo povo e por todos jogados ao vento e ao pó da terra literalmente , pessoas não são como animais que nascem e morrem sem deixar um legado ou memória , todos aqueles que estão ali fizeram sua própria história criaram famílias, foram os primeiros a dar o ponta pé inicial para o que somos hoje .
    Sei também que antes da criação do cemitério as pessoas eram enterradas em qualquer lugar em seus próprios sítios nas estradas pelo fato de não existir um local apropriado , alguém teve a ideia de se fazer um local próprio para que ali naquele local se perpetua-se a memória de todos  termino essa matéria com a seguinte frase muita usada nos cemitérios europeus ( nós osso que aqui estamos,por vós ossos esperamos )




( por josailtom )

Nenhum comentário: