segunda-feira, 15 de abril de 2013

Brasão Paroquial


Inicialmente pinturas em escudos feitas para identificar os amigos dos inimigos no campo de batalha, a heráldica se tornou marca de nobreza que ultrapassava gerações Entre 1135 e 1155, a utilização desses símbolos por senhores feudais se espalhou pelo continente europeu. Leões rompantes, águias e flores-de-lis começaram a povoar os escudos. Nesses primeiros tempos, muitas das cotas de armas eram criadas pelos próprios cavaleiros que as utilizavam – não eram concedidas por nenhuma autoridade. Com o tempo, os desenhos foram se tornando cada vez mais complexos, e logo os escudos começaram a apresentar subdivisões – em apenas um deles, por causa dos casamentos, podiam ser representados os brasões de duas famílias. Por volta do século 14, todo um sistema de codificação e organização dos emblemas, conhecido como heráldica, havia sido desenvolvido na Europa.

O brasão era algo hereditário, passado de pai para filho, do mesmo modo como um cavaleiro herdava o dirito de liderar ou tinha o dever de seguir seu superior numa batalha. Os brasões deixavam de ser apenas sinais de identificação. Por um emblema, distinguiam-se feitos heróicos ou serviços prestados ao rei, símbolos de riqueza ou atividades dos antepassados ou, ainda, a flora e a fauna de uma região. Com o passar do tempo órgãos públicos e a igreja passou a usar esses símbolos de identificação , padres cardeais , bispos papas e vários outros seguimentos da igreja como diocese e paróquias .
Em Cel Ezequiel há muito tempo se pensava em fazer um brasão da paróquia estudando a a história da fundação da cidade e da paróquia criamos  eu( Josailtom e Daniel)um brasão próprio faltando agora só a autorização do pároco padre Otto .
  Veja o significado de cada insignia , A cruz no topo do brasão e os raios (o esplendor da igreja)dentro do escudo do lado direito o terço (simbolizado a devoção Mariana )do lado esquerdo a coroa (simbolizando a coroa de Nossa Senhora do Amparo )em baixo do lado direito a nossa matriz (identificando a sede da paróquia )do lado esquerdo a cruz simbolizando o nosso cruzeiro marco inicial da fundação da cidade e em baixo entrelaçando toda a base do escudo uma faixa com o nome da paróquia 
A arte final ficou por conta de Daniel Martins 

Nenhum comentário: