quarta-feira, 17 de abril de 2013

CASA DO IDOSO “VÓ FILOMENA” PARTICIPA DO BRINDE SOLIDÁRIO BMG



Criada em 25 de janeiro de 1999 pelo então prefeito Oswaldo Venâncio dos Santos (Bado), a Associação de Assistência ao Idoso de Cuité, mais conhecida como Casa do Idoso “Vó Filomena”, tem como objetivo a proteção e o resgate da cidadania dos idosos que estão desamparados pela sociedade, família ou em situação de vulnerabilidade, dedicando-se exclusivamente às áreas de assistência social, saúde, segurança e lazer.


Desde Agosto de 2012 a casa está sob a direção de Halina Helinskia, com a sua chegada a instituição passou por grandes mudanças, a mesma ganhou uma reforma que contou com um teto totalmente forrado, um novo piso na varanda, um setor administrativo, uma lavanderia, adaptações com corrimões nos corredores, banheiros totalmente adaptados, sendo um coletivo e três suítes e ainda em processo de reforma cinco apartamentos.


A unidade conta com um casal de cuidadores disponíveis 24 horas e através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Cuité a casa ganhou técnicos de enfermagens 24 horas por dia e também um fisioterapeuta. A alimentação dos idosos é balanceada de acordo com a necessidade de cada um e é acompanhada pelo nutricionista Walber Schmidt.


Este ano a instituição foi selecionada para concorrer ao “Brinde Solidário BMG” no valor de R$50 mil e concorre com outras nove instituições de todo o Brasil. Com a conquista, a Casa do Idoso “Vó Filomena” pretende construir a “Praça do Vovô” que terá como objetivo prevenir quedas e minimizar as mudanças que ocorrem no organismo durante o processo de envelhecimento.


A Praça contará com uma área para a realização de atividades físicas permanentes com os idosos, bem como destinará uma área para atividades de fisioterapia e descanso para os idosos.


O “Brinde Solidário” é uma ação realizada ao final de cada ano pelo BMG e tem como objetivo agraciar instituições beneficentes em todo o Brasil. Este ano os prêmios serão destinados a instituições de apoio à terceira idade a de assistência para crianças e adolescentes. A casa que tiver o maior número de votos recebe a quantia de R$50 mil para investir em infra-estrutura e melhores condições para os beneficiários.


Para participar os interessados tem até esta quarta-feira (17) para preencher o formulário que está no link abaixo. Ao entrar no site é só escolher a instituição que você pretende apoiar [Instituição Associação de Assistência ao Idoso Vó Filomena], coloca os seus dados e vota, após o voto você deve abrir a sua caixa de email e confirmar o voto, só assim o mesmo será computado.


A Casa do Idoso “Vó Filomena” está localizada na Rua Ulisses Pereira S/N no Bairro São Vicente, atualmente, a instituição abriga 23 idosos, mas tem capacidade para atender 35.

Nenhum comentário: