quarta-feira, 19 de junho de 2013

Chuvas trouxeram a reaparição de abelhas nos sertões de Apodi


Com uma das maiores estiagem da historia, que durou de junho de 2011 até meados de Maio de 2013, um dos insetos mais apreciados da natureza, as abelhas, havia desaparecido dos nossos sertões.

Porém, com a volta das chuvas e a trégua da estiagem, as abelhas estão de volta aos sertões do Apodi. A caatinga se revestiu de verde e ficou florida e já é comum vermos as abelhas passeando por entre as roseiras do lindo jardim natural que o sertão se tornou com as chuvas caídas, como podemos ver por essas fotos que captei recentemente.

As abelhas, além de serem fundamentais para a natureza, pois participam do processo de polinização das flores, contribuindo de forma fundamental para a reprodução vegetal, são muito importantes para apicultura, que é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão. Trata-se de um ramo da zootecnia.


A criação racional de abelhas para o lazer, ou fins comerciais, pode ter como objetivo, por exemplo, a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha e veneno, ou mesmo fazer parte de um projeto de paisagismo. Nos sertões apodienses, a apicultura contribui de forma fundamental com a renda de muitas famílias e para a economia do município.

Fonte: Blog do Professor Toinho

Nenhum comentário: