sábado, 22 de junho de 2013

Coronel Ezequiel esta infectado por mosquito de origem Asiatica.

Focos do Aedes albopictus  "Tigre Asiático" São encontrados em Coronel Ezequiel-RN.
A presença do mosquito Aedes albopictus em residências no Município de Coronel Ezequiel-RN foi confirmada através de amostras coletadas pelos Agentes de Endemias do município e analisadas pela V-URSAP-RN. 

Assim como o mosquito da dengue, o Aedes albopictus gosta de água parada e limpa, mas prefere locais arborizados para reprodução. De origem asiática, o albopictus tem o corpo com manchas brancas e pica durante o dia. “Todos os testes mostram que este mosquito é suscetível ao vírus da febre amarela; se ele é suscetível e transita em área onde há circulação do vírus, pode fazer a ponte deste e de outros vírus silvestres para as áreas urbanas”.
A capacidade de dispersão rápida dessa espécie, aliada à potencialidade para ocupar diferentes ambientes e de ser agressiva para mamíferos, induziu pesquisadores a levantarem hipótese sobre a potencialidade do Ae. albopictus atuar como vetor da febre amarela e da dengue na Américas. A participação do Ae. albopictus na transmissão dos vírus amarílico e dengue poderia modificar a epidemiologia da transmissão destas enfermidades nas Américas.

Nenhum comentário: