sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Três deputados federais do RN respondem criminalmente no Supremo

O site Congresso em Foco divulgou um levantamento que aponta que de cada dez parlamentares federais, quatro respondem no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de participação em crimes. O número é recorde desde que a instituição iniciou os levantamentos, em 2004.
São 542 inquéritos e ações penais envolvendo 224 deputados e senadores, dentre os quais três da bancada do Rio Grande do Norte: João Maia, presidente estadual do PR; Paulo Wagner, do PV; e Rogério Marinho, do PSDB, que foi deputado e agora pode voltar ao cargo se Betinho Rosado, do DEM, perder a cadeira por infidelidade partidária.
Segundo a relação, João Maia responde ao inquérito 3324 por suspeita de crime contra o Sistema Financeiro Nacional. Segundo a Procuradoria Geral da República, há indícios de que operou instituição financeira sem a devida autorização, quando dirigiu a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). No caso de Paulo Wagner, mostrado pelo portalnoar.com como o deputado que mais utilizou a cota indenizatória até agosto deste ano, responde a ação penal 706, por calúnia e injúria.
O tucano Rogério Marinho responde aos inquéritos 3026 e 3386, por falsidade ideológica e crimes contra a ordem tributária. É importante lembrar que Betinho Rosado pediu a desfiliação do DEM e corre o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Se isso acontecer, Marinho, que atualmente é secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo Rosalba Ciarlini, pode voltar para a Câmara Federal.
Portal No Ar.

Nenhum comentário: