quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São 44 municípios do RN sem Planos de Saneamento que podem ficar sem recursos em 2014

Planos de Saneamento são um critério do Governo Federal para liberar recursos.
 Quarenta e quatro municípios ainda não solicitaram a elaboração dos Planos de Saneamento à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) no segmento água e esgotos, e correm o risco de não conseguir recursos federais para realizar esses serviços a partir de janeiro de 2014. 
O alerta é da assessora especial de Operações da Caern, Leda Donato, responsável pela elaboração dos Planos pela companhia. A Lei 11.445/2007, que disciplina os serviços de água, esgotos, drenagem urbana e resíduos sólidos, estabeleceu um prazo de seis anos, terminando em 31 de dezembro de 2013. 
O trabalho da Caern não tem custo financeiro para os municípios onde a empresa presta serviço.O Plano contém um diagnóstico da situação atual de cada município, suas necessidades e o planejamento de ações para os próximos 30 anos, meta do Governo para universalizar os serviços de água e esgotos. 
Leda Donato explica que o tempo médio para preparar o documento é de aproximadamente oito meses e o gestor municipal que não cumpriu nem a primeira etapa do Plano - a formação de uma comissão executiva com a tarefa de preparar o documento para acompanhar o trabalho junto a Caern - sabe que não está cumprindo o prazo determinado pela Lei 11.445.

Nenhum comentário: