sábado, 14 de dezembro de 2013

Maior hospital do RN pode ficar sem ortopedia a partir do dia 22, diz Saúde

Corredores do Walfredo Gurgel com pacientes
aguardando atendimento (Foto: Ricardo Araújo/G1)

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte, pode ficar sem atendimento ortopédico a partir do dia 22 de dezembro por falta de profissionais. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), que vem enfrentando problemas para garantir o funcionamento do setor de ortopedia depois que quatro profissionais pediram exoneração após o fechamento da escala de plantões do mês.

O chefe da  ortopedia do Hospital Walfredo Gurgel, Amaro Alves, explica que a equipe de profissionais quer a permanência da escala com três ortopedistas por cada plantão de seis horas. Já a Sesap quer o cumprimento da escala alternando entre dois e três ortopedistas por plantão. De acordo com a Secretaria de Saúde, o atendimento se faz necessário principalmente pelo aumento do número de acidentes no fim do ano.
saiba mais
A assessoria jurídica da Sesap elaborou um ofício no qual lista uma série de fatores pelos quais o funcionamento da ortopedia se faz necessário, porém ainda não se chegou a um acordo com os ortopedistas.

Para a Sesap, a solução definitiva para o problema só virá com a convocação dos profissionais concursados, o que segundo a secretaria não pôde ser feito para fechar a escala deste mês. A expectativa é que a secretaria faça a convocação posteriormente. A Sesap cita ainda o caso da contratação de plantões através da Cooperativa Médica, que precisa de tempo para o trâmite do processo.

Nenhum comentário: