quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Problema em sistema deixa agricultores da região sem receber o Garantia Safra

O programa Garantia Safra deixou de ser pago em 26 municípios do Rio Grande do Norte. Um problema técnico no sistema que gerencia o programa gerou o transtorno para os agricultores familiares desses municípios.
Uma reunião técnica foi realizada na semana passada com representantes dos municípios para explicar a situação, que constrangeu as gestões municípios, pois surgiram boatos afirmando que os municípios não teriam pagado suas contrapartidas.
Na região Trairi, moradores de Lajes Pintadas, Japi e Tangará reclamaram das prefeituras pela falta do pagamento do programa. Lajes Pintadas e Japi afirmaram que se encaixam entre os municípios com problemas no sistema e Tangará ainda não explicou o motivo da falta do pagamento. Em Japi 422 agricultores correm o risco de perder o Garantia-Safra.
O prefeito de Lajes Pintadas, Nivaldo Alves, afirmou que o problema será resolvido para que os agricultores possam receber o benefício. A gestão do município de Lajes Pintadas não entendeu o problema no sistema do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que prejudicou os agricultores. Além disso, a administração ainda culpa o governo do estado pelo atraso no início do pagamento.
Segundo Nivaldo Alves, o atraso da parcelo paga pelo Governo do Estado acabou prejudicando os agricultores do município.
Ainda segundo a gestão de Lajes Pintadas, a expectativa é que o problema seja resolvido nos próximos dias e que os agricultores recebam já em março o benefício, com retroativo para fevereiro, que não foi pago pelo problema no sistema do Garantia Safra.(Rádio Santa Cruz )

Nenhum comentário: