sábado, 25 de outubro de 2014

Fotos da Barbie 'com câncer de mama' alertam para prevenção da doença

Do G1 RN
Exposição mostra momentos enfrentados por mulheres que tiveram a doença (Foto: Thaíse Gosson)Exposição mostra momentos enfrentados por mulheres que tiveram a doença (Foto: Thaíse Gosson)
Uma jornalista potiguar resolveu tratar do câncer de mama através da fotografia. Para isso, Thaíse Gosson montou uma exposição com 15 fotos que mostram a trajetória da luta contra o câncer através da famosa boneca Barbie. A exposição fotográfica chamada de "Helenas – A Barbie contra o câncer de mama" está montada no hall de entrada do centro de visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, e funciona até o próximo dia 31.
Exposição tem 15 fotos que revelam fases da doença (Foto: Thaíse Gosson)Exposição tem 15 fotos que revelam fases da doença
(Foto: Thaíse Gosson)
Por meio da fotografia artística e da técnica do light paint (pintura com a luz) a jornalista e fotógrafa decidiu abordar a temática do câncer após um curso de fotografia artística feito por ela. "As fotos representam muito mais que a boneca Barbie, cada foto é baseada na história real de pessoas que passaram pelo câncer de mama. A princípio, eu pensei até em mudar a boneca e não fazer com a Barbie mas assisti a um vídeo em que a moça dizia: 'Ao invés de me questionar o porque de ser eu, perguntei e por que não eu?' E aí eu tive a certeza que teria que ser feito com a Barbie. E por que não um dos maiores ícones de beleza como a Barbie? Até o cabelo foi passado uma máquina de verdade", contou.
A mostra faz parte das ações do parque para a campanha do Outubro Rosa que alerta as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para Thaíse, a exposição é uma forma mais leve de tratar o assunto. "Acho que é uma maneira mais fácil de falar sobre o câncer, uma forma mais amena de lidar com o tema. Antes de fazer as fotos eu fiz um grande trabalho de pesquisa e cada foto representa a história de várias mulheres", disse.
A exposição "Helenas – A Barbie contra o câncer de mama" funciona até o dia 31 de outubro. A visitação funciona das 8h às 18h, e a entrada é gratuita.
Exposição acontece no Parque da Cidade, em Natal (Foto: Thaíse Gosson)Exposição acontece no Parque da Cidade, em Natal (Foto: Thaíse Gosson)

Nenhum comentário: