segunda-feira, 13 de outubro de 2014

João Maia afirma: Robinson apela para o “tapetão” porque “está desesperado”

98PÇ879P78
Deputado federal e candidato a vice-governador, João Maia (PR), afirmou que a ação movida por Robinson Faria (PSD) contra Henrique Alves (PMDB), por um suposto uso indevido de aeronaves do Ministério da Defesa é “desespero de quem vai perder”. “Robinson está com medo de perder. Ele já sabe que vai perder e vem com esse movimento feio, reprovável, de tentar levar a eleição pro tapetão. Mas nem no tapetão ele vence”, declarou João Maia.
A assessoria jurídica da coligação encabeçada por Robinson Faria ingressou com ação tentando a cassação do registro de Henrique Alves acusando ele de, como presidente da Câmara dos Deputados, utilizar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para beneficiar a candidatura dele ao Governo do RN. Contudo, o advogado Rodrigo Alves de Andrade já se pronunciou a esse respeito e disse que não já no processo provas, evidências ou contexto que caracterizem o uso indevido ou o abuso de poder. De acordo com o advogado, Henrique fez uso da prerrogativa de presidente de Câmara e não usou as aeronaves como candidato.
Por isso, para João Maia, a tentativa de apelar à Justiça Eleitoral para cassar a candidatura de Henrique Alves é por “já saber que vai perder”. “É um movimento altamente reprovável, propor uma ação como essa, que só pode ser explicado com o medo de perder a eleição. Digo mais: Robinson sabe que vai perder a eleição. Esse é o real motivo para essa estratégia desesperada da assessoria jurídica do candidato”, analisou João Maia.
Além de criticar a atitude, o candidato a vice-governador relembrou um caso bastante indigesto  e, de certa forma, semelhante, envolvendo o candidato do PSD. Em 2006, Robinson Faria e Fábio Faria foram acusados de crime eleitoral por usar o avião do Governo do Estado por ir a uma festa carnavalesca.  Foi protocolada contra eles a denúncia de prática de conduta vedada em período eleitoral, ao utilizarem a aeronave do governo do Estado, bem público, em pleno período de campanha, para viajar ao município de Pau dos Ferros, a 400 quilômetros de Natal, na região Oeste.
Na representação, assinada pelo procurador eleitoral auxiliar Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, foi detalhado que a aeronave PT-FRG, do Governo do Estado, no dia 7 de julho, decolou do aeroporto Augusto Severo, às 15h24, com destino ao campo de pouso de Pau dos Ferros. A viagem, que durou 50 minutos, teve como piloto Márcio Pedrosa Magalhães e co-piloto Paulo César Araújo de Carvalho. Estavam no avião Robinson Faria e Fábio Faria, entre outras pessoas.

Nenhum comentário: