quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dica falsa de privacidade se espalha no Facebook

Mensagem publicada no Facebook dá dica incorreta (Foto: Reprodução)
Mensagem publicada no Facebook dá dica incorreta (Foto: Reprodução)
Começou a circular no Facebook uma mensagem mencionando uma reportagem do Fantástico que mostrou os riscos de expor dados em redes sociais. A dica no Facebook pede que o internauta realize uma configuração para ocultar "comentários e opções curtir", alegando que essa mudança vai restringir as atividades do internauta somente aos amigos e familiares, o que não está correto.
Na realidade, o que a configuração faz é impedir que as atualizações e comentários realizados por uma determinada pessoa sejam exibidos na “Timeline” do internauta que fez a configuração.
Não é uma configuração que aumentará a privacidade do usuário, mas, sim, mudará a forma com a qual as publicações dos amigos aparecem na "Timeline".
A privacidade dos "Curtir" e de comentários na rede social depende da configuração da publicação que está sendo curtida ou comentada. Se a disponibilidade dela é restrita e seus amigos ou o público não podem vê-la, sua atividade não será exibida aos seus amigos e/ou ao público.

Uma postagem pública, quando curtida ou comentada, pode ser acessada por qualquer pessoa que tem conta no Facebook e podem ler os comentários publicados e a lista de pessoas que "curtiram" a postagem.
Não existe maneira de curtir ou comentar uma postagem pública e fazer com que essa informação continue particular. Logo, ocultar essa informação dos amigos gera uma sensação errada de privacidade.

Da mesma forma, caso amigos não utilizem recursos do Facebook para tornar as atualizações mais restritas, sua atividade nos perfis dos seus amigos também ficará pública. A única maneira de evitar isso é não comentar as postagens públicas dos amigos, entrando em contato sempre por meio de mensagens particulares na rede social.

A configuração que controla a configuração de privacidade padrão das suas postagens está na página de "Configurações de privacidade" do Facebook. Clique aqui para acessar.

Nenhum comentário: