sábado, 13 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE DE 2013


A campanha de vacinação contra a gripe de 2013 acontecerá entre 15 e 26 de abril em todo o país. O objetivo da campanha é prevenir os casos mais graves e mortes decorrentes do vírus Influenza, uma das doenças mais comuns do mundo. A vacinação é realizada no início do outono, pois há um aumento significativo de casos no período do inverno. Este ano a vacina é composta por três variações do vírus Influenza, que mais circularam no hemisfério sul nos último ano (A-H1N1, A-H3N2).
A grande novidade este ano é a inclusão de mulheres no puerpério, ou seja, grávidas que deram à luz há menos de 45 dias. O objetivo é imunizá-las para que evitem a contaminação de seus filhos. Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos continuam incluídos nos grupos de risco, e deverão se dirigir a um posto de saúde para receber a vacina.
As crianças que nunca tomaram a vacina para Influenza deverão receber duas doses – a segunda 30 dias após a primeira. As crianças que já foram vacinadas no ano passado precisam de apenas uma dose.
Outra melhoria anunciada pelo Ministério da Saúde é a melhor atenção às pessoas com doenças crônicas. Os profissionais responsáveis pela campanha fizeram uma revisão dos grupos de risco e decidiram que todas as pessoas com doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica deverão ser vacinados, além daqueles que possuem algum tipo de imunossupressão, diabetes, obesos e quem recebeu transplante. Além de receber atendimento nos postos de saúde, esse grupo deve ser encaminhado para vacinação sempre que receber atendimento em qualquer unidade da rede pública.
Procure o Posto de Saúde mais próximo de sua casa e vacine-se ou leve seu filho com idade de 6 meses a 2 anos para ser vacinado.
Texto: Luiz Bezerra (Enfermeiro)

Nenhum comentário: