terça-feira, 9 de abril de 2013

Como revitalizar uma nascente d'agua?


A legislação ambiental federal prevê que um nascente de água é uma Área de Preservação Permanente e que para a sua preservação são necessários 50 metros de raio de vegetação natural em torno do olho d'água.
A vegetação natural em torno da nascente é necessária para evitar assoreamento da nascente nos períodos de chuvas, além disso as folhas dos vegetais ao realizarem a fotossíntese produzem água, que é eliminada da planta através da transpiração do vegetal ou pelas raízes da planta e de pouco a pouco fornece água às nascente mantendo-as vivas por longos períodos sem chuvas.

Por tanto, é inquestionável que a vida de uma nascente está diretamente ligada a quantidade de árvores ao redor desta nascente.

Além disso, é necessário ressaltar que uma nascente deve ser cercada para evitar intervenções, como por exemplo, o pisoteio de gado. Isto também é infração à legislação ambiental e de suma importância para revitalização de nascentes.

Resumo: Plante muitas árvores em torno da nascente. Árvores nativas! E cerque sua nascente.
Escavar a nascente só vai piorar mais ainda sua situação pois expõe o lençol que alimenta a nascente ao sol fazendo com que aqueça mais a terra e faça com que evapore mais rapidamente , podendo até causar seu desaparecimento total .

Nenhum comentário: