sexta-feira, 5 de abril de 2013

Existe Artesanato em Coronel ?

Enquanto Santa Cruz, Jaçanã, Sitio Novo Lajes Pintada Cuité e outras cidades próximas tem  seus grupos de artesãos organizados , Cel Ezequiel nunca teve nem sequer uma associação de artesãs .
 Mas mesmo assim a cidade conta com um bom número de artesãos temos em nosso município pessoas que produzem vários tipos de artefatos como , pinturas em panos de prato trabalhos em ponto cruz pinturas em tela , croché ,produção de panela de barro, pinturas sacras trabalhos em porcelana fria ,bonecos de e.v.a, entre outros talentos .
   Onde hoje o artesanato é uma das maiores fontes de renda do Brasil muitas cidades deixam a desejar em relação aos seus artistas , não é uma coisa de hoje , já vem de muito tempo essa falta de organização dos grupos que produzem abjetos artísticos .
    Hoje quase todas as cidade criaram uma secretária de turismo e cultura , mas parece ser unanimidade nas cidade que criaram essa secretária colocar pessoas que acham que cultura é fazer festa ,  parece que o objetivo foi criar mais um meio de dar empregos e não de trabalhar de fato a cultura local .
  A  Fundação José Augusto orgão do governo que trabalha para  o enriquecimento da cultura do RN tem vários projetos de apoio a essas manifestações culturais de cada cidade, basta os municípios enviar sua solicitação para a fundação e se cadastrar assim fica bem mais fácil captar recursos para a cultura dos  municípios .
  Hoje em Coronel Ezequiel quem faz cultura são as pessoas que tem coragem , por que fazer cultura em Coronel hoje é fazer milagre ,pois desde do ex prefeito Boba que criou essa secretária que não se sabe qual é o real papel desse orgão  no município ,
 Até o momento  nunca ouvimos falar de alguma ação realizada pela secretária de turismo do município nem sequer um levantamento dos artistas locais , então pergunto pra que se criar algo que não serve pra nada ? o que está trazendo de beneficio para os ezequielenses ?por que não se bota pessoas do município que realmente conheça as nossas tradições ? já que em ambos os grupos existem pessoas que trabalham a muito tempo  com a cultura local , muitas vezes deixamos de aproveitar ótimas pessoas  da nossa cidade para satisfazer alianças politicas , um bom exemplo é uma colega de trabalho que tem a cara dessa secretária e não está sendo aproveitada que é Jurema , no grupo atual não tem ninguém melhor que ela pra coordenar essa pasta .
  A Própria trabalha  nos meios culturais a muito tempo e até hoje trabalha com artesanatos , aqui fica um pequeno alerta do blog , para que não se repita os erros de administrações passadas.Não é uma critica é apenas uma observação .




Nenhum comentário: