sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sítio Novo-RN: Denúncia: Cama de Frango Estaria Sendo Utilizado como Alimento para o Gado

O nosso blog Sitio novo em Destauqe recebeu uma denúncia de um leitor residente em Sítio Novo, onde o mesmo diz ter deixado de comprar leite de vaca para as suas crianças, após descobrir que alguns proprietários do município estão dando cama de frango para as suas vacas. 

Segundo o Projeto de Lei 1.060/2011, apresentado pelo deputado Roberto Massafera (PSDB), proíbe o uso de proteína e gordura de origem animal em ração destinada a ruminantes. A proposta visa garantir a sanidade dos bovinos destinados à produção de alimentos à população. 
O projeto nasceu das investigações feitas pela CPI da Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da qual Massafera foi membro. O principal objetivo do PL 1.060/11 é proibir o uso da chamada cama de frango como complemento alimentar do gado bovino. 
A cama de frango é um subproduto da produção de aves. É resultado do acúmulo de restos de ração, fezes e penas misturada ao "tapete" de serragem do chão das granjas. Pode conter resíduos de antibióticos, hormônios, inseticidas, bactérias, pregos e arames. Além disso, a ração das aves é composta de farinha de carne e cerca de 30% dela é eliminada pelas fezes. 
Com o tempo, a cama de frango é descartada e vendida para a composição de ração de gado. "Isso representa um grande risco à saúde, tanto do animal quanto do consumidor", justificou Massafera. Entre as doenças que o gado pode contrair está a encefalopatia espongiforme bovina, o chamado "mal da vaca louca", e o botulismo.

Nenhum comentário: