sexta-feira, 7 de junho de 2013

Artigo: Gestores, não deixem a cultura junina acabar

Chegamos a junho, mês da maior expressão cultural da população nordestina. E é neste mês que faço um apelo aos gestores da região Trairi: Vamos comemorar com festas juninas!
Se tem um tipo de festa que deve ser feito durante o ano é a Junina, pois está arraigada na cultura deste povo, que sofre com seca, mas que não deixa de comemorar, mesmo que seja com a forma mais simples, a chegada desta época do ano.


Sabemos que vivemos uma seca terrível, mas temos o que comemorar. Comemorar a esperança do homem do campo, que não pode ver um pingo de chuva que agradece a Deus. Comemorar mais um ano em que se chega vivo ao mês de junho e comemorar como o povo se transforma neste mês, mesmo vivendo no sofrimento.

Hoje existe várias festas patrocinadas pelas prefeituras como de padroeiro, emancipação política, moto fest, festivais com nomes de frutas típicas, entre outras, mas, por favor, não acabem com nossa cultura, com a alegria do povo, é hora de investir nas festas juninas, cada vez mais esquecidas por nossos gestores.
E o retorno deste investimento, além do turístico, é o cultural, com as pessoas cantando baião e se reunindo em famílias para festejar. Encerro dizendo três palavras que são as mais ditas durante este mês e que significa a alegria do sertanejo: VIVA SÃO JOÃO!

Fonte: blog do Edipo Natan

Nenhum comentário: