sábado, 8 de junho de 2013

Com 425 fugas em 3 anos, sistema prisional do RN sofre sem estrutura


Nos últimos três anos, 425 presos fugiram das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reforçam o retrato de um sistema penitenciário antigo, superlotado, e sem estrutura física e de recursos humanos, como mostra a reportagem da Inter TV Cabugi. (veja o vídeo ao lado).

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) informa que o RN tem 35 unidades prisionais, entre penitenciárias, cadeias públicas, Centros de Detenção Provisória (CDPs) e unidades pisiquiátricas de custódia. No total a capacidade é de 4.225 vagas, no entanto as unidades possuem 6.402 presos, um déficit de 2.117.

De acordo com o CNJ, entre 90 e 95% das unidades não têm condições de receber novos presos. Para o juiz de Execuções Penais, Henrique Baltazar, o sistema prisional sofre com a idade, mas também tem sérios problemas estruturais.

Um dos problemas é a falta de servidores para trabalhar. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Vilma Batista, conta que o estado tem 870 agentes trabalhando, porém o ideal seria ter 300 profissionais a mais.  "Não temos um sistema que seja bom nem para prender, quanto mais para ressocializar", conclui o juiz Henrique Baltazar.

Nenhum comentário: