domingo, 18 de agosto de 2013

RN exporta 900 toneladas de frutas para os Estados Unidos e Europa

queridinha das exportações do Rio Grande do Norte com seus desejados melões, bananas e frutas que são exportadas - principalmente para a Europa - e Estados Unidos. Passados anos de muito esquecimento, a fruticultura irrigada no Rio Grande do Norte vem perdendo força e espaço para outros estados do Nordeste como o Ceará, que exportam as frutas pelo Porto de Pecém.
A “preferência” dos produtores tem motivação econômica, já que o estado do Ceará trabalha com uma política de incentivo aos produtores e exportadores, garantindo redução de impostos para a exportação pelos mares cearenses.
Mesmo esquecida pelo poder público, a fruticultura continua – a passos lentos – escrevendo sua história no Rio Grande do Norte. Neste fim de semana, o Porto embarca toneladas de frutas para os países da Europa e Estados Unidos.
De acordo com o presidente do Comite de Fitossanidade (Coex), Luiz Roberto, este fim de semana foram exportados 45 contêineres de 20 toneladas de frutas, o que corresponde a 900 toneladas. “Esse número vai aumentando gradativamente e até o final da safra esse número dobra”, fala Roberto.
A movimentação dos caixotes de frutas em direção ao Porto de Natal começou no início do mês de agosto com estocagem e armazenamento, das menos perecíveis para as mais perecíveis.
Economia

Nenhum comentário: