segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano


O Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no VaticanoNo dia 1º de julho o Papa Francisco convidou 200 mendigos para jantar no Vaticano. Eles foram recebidos e atendidos em seu nome pelo Presidente do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, o Cardeal Giuseppe Bertello.
Conforme informou em 3 de julho o jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano (LOR), a autoridade vaticana acompanhou os convidados durante toda a janta e intercambiou palavras, impressões, e vivencias pessoais com eles.
“Dou-lhes as boas-vindas em nome do Papa. Como vocês sabem, esta é a sua casa e estamos contentes de que vocês nos acompanhem aqui”, disse o Cardeal Bertello aos mendigos antes de servir o jantar.
O jantar foi realizado na praça situada dentro dos jardins vaticanos aos pés da réplica da Gruta da Virgem de Lourdes, a que o Cardeal Bertello se referiu durante seu discurso breve. “A Virgem diante de nós, nos olha com um olhar de serenidade. Esse mesmo olhar é o que lhes desejo a todos vós e àqueles que vos cuidam com tanto amor”.
O jantar foi organizado pelo Círculo de São Pedro, e faz parte de uma das tantas atividades que a organização vaticana administra durante todo o ano no centro de acolhida noturno que dirigem na cidade de Roma “como sinal concreto da caridade do Papa”.
Depois da saudação, a autoridade vaticana convidou os comensais a orar, e conforme informou LOR, a resposta “foi todo um êxito”. Os comensais chegaram a bordo de quatro ônibus e foram assistidos por 122 sócios do Círculo guiados pelo seu presidente, o duque Leopoldo Torlonia.
Os mendigos que participaram são alguns dos muitos aos que o Círculo de São Pedro ajuda a viver dignamente cada dia mediante a provisão de um prato de comida, uma cama, um teto sob o que dormir e roupas para vestir-se.
LOR assinalou que a organização do jantar foi “perfeita”. O menu foi cozinhado por uma equipe de chefs vindos de Nápoles, conhecidos na Itália pela qualidade de sua cozinha, e os sócios do Círculo foram os garçons e serviram as mesas ajudados por suas mulheres e seus filhos.
Além disso, a Banda do Corpo de Gendarmaria tocou um longo repertório e a música também fez parte desta noite singular.
Ao final da noite, também o presidente Torlonia se dirigiu aos comensais e lhes agradeceu por “aceitar o convite de parte do Papa Francisco”.
Antes de concluir, os voluntários entregaram a cada um dos hóspedes um pacote com produtos de confeitaria, fruta fresca e um Terço.

Nenhum comentário: