terça-feira, 19 de novembro de 2013

Prêmio Jovem Cientista anuncia vencedores eum dos ganhadores é do RN

Estudantes do Rio Grande do Norte, do Pará, de Minas Gerais, do Ceará, de São Paulo, do Paraná e do Rio Grande do Sul estão entre os vencedores da da 27ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que abordou o tema Água: desafios da sociedade. São mais de R$ 700 mil em prêmios, além das bolsas de estudo concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os vencedores foram anunciados hoje (19/11) em Brasília, na sede do CNPq, e foi feito pelo presidente da instituição, Glaucius Oliva, que em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE, promove o prêmio.

Nesta edição, o prêmio bateu recorde de inscrições, com 3.226 trabalhos. A escolha do tema reflete uma preocupação mundial com a conservação e o uso eficiente da água, que se torna cada vez mais ameaçada pelo desperdício e a poluição. O Prêmio Jovem Cientista incentivou o desenvolvimento de projetos relacionados ao aprimoramento da gestão de bacias hidrográficas; a tecnologias de tratamento e reúso da água, incluindo a dessalinização; ao uso da água para geração de energia; à melhoria do acesso e qualidade das águas em benefício da saúde pública, dentre outras linhas de pesquisa inovadoras.Categoria Estudante do ensino superior.

 1º lugar
José Leôncio de Almeida Silva
Instituição: Universidade Federal Rural do Semiárido %u2013 UFERSA (RN)
Orientador: José Francismar de Medeiros
Título da pesquisa: %u201CMistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino%u201D

Nenhum comentário: