sábado, 8 de março de 2014

Volume de água é o menor da década no RN

Os quase 60 reservatórios monitorados pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos têm capacidade para acumular 4,98 bilhões de metros de água, equivalentes a duas barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Depois de dois anos de seca, as reservas estão na menor quota desta década: 1,63 bilhão, ou 32% pelos números oficiais.

A Bacia do Piranhas, cuja água abastece uma população estimada de 300 mil pessoas e é usada na agricultura irrigada do Vale do Açu, está com apenas 952 milhões de um total de 3,27 bilhões de metros cúbicos. Açudes como Pataxó, em Ipanguaçu; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Dourados, em Currais Novos e Zangarelhas em Jardim do Seridó estão praticamente secos. O Gargalheiras, que gera belas imagens em anos de bons inverno, está hoje com pouco mais de 11% da capacidade, que é de 44 milhões de metros cúbicos.

A segunda maior bacia hídrica do RN, Apodi/Mossoró, tem apenas 503 milhões de metros cúbicos, menos da metade da capacidade de 1,2 bilhão. Os reservatórios usados pela Caern para abastecer Pau dos Ferros, Pilões, Lucrécia, Patu e Tenente Ananias também secaram.

Nenhum comentário: