quarta-feira, 18 de junho de 2014

CIOCS registra 114 atendimentos em cinco dias de Copa



Após duas partidas da Copa do Mundo na Arena das Dunas e há uma semana em funcionamento, o Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs) registrou 115 atendimentos em Natal, entre os dias 11 e 16 de junho (114, nos cinco dias de Copa) . Apesar dos registros, as atividades começaram no dia 9, mas sem ocorrências. Enquanto isso, o relato das unidades de saúde reflete a imagem dos corredores: movimentação está tranquila durante o Mundial e aquém do que foi capacitado para esse período.
Adriano AbreuDemanda está abaixo da expectativa. Na manhã de ontem, corredores do HWG estavam vaziosDemanda está abaixo da expectativa. Na manhã de ontem, corredores do HWG estavam vazios

Além dos poucos registros de atendimentos aos chamados "pacientes-Copa" (aqueles que tem qualquer ligação com o evento, seja trabalhando ou como turista), constata-se com frequência os casos de baixa complexidade, como dores de cabeça, gripes e problemas decorrentes de alimentação, como diarreia e infecções alimentares.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, principal público do Estado, atendeu 18 pacientes-Copa entre o dia 12 e a manhã de ontem. Esse grupo integra o total de 561 pacientes que deram entrada na unidade entre o início da Copa e as 10h15 de ontem. A média de 170 pacientes/dia é considerada normal para a demanda do Walfredo. "Fora os casos de fratura de punho de um mexicano e um outro estrangeiro com queimaduras de 2º grau, os casos foram de mal estar e queda", disse o hospital através da assessoria de imprensa. Nessa unidade, entre os turistas predominam os atendimentos a norte-americanos.

A expectativa era de que a demanda aumentasse, mas está dentro do normal, sem lotar corredores ou gerar filas no centro cirúrgico. O mesmo posicionamento é apresentado pelo Hospital da Unimed, particular com parceria junto à Fifa para atender pacientes do SOS International - funcionários, autoridades e patrocinadores da Copa. O superintendente Marcos Jácome destaca os procedimentos para eventos de múltiplas vítimas, mas cujo atendimento não foi necessário.

"Havia uma expectativa para o dia de ontem [segunda passada], com a vinda do vice-presidente dos Estados Unidos. Mas correu tudo bem", avalia. Segundo dados do hospital, foram atendidos cinco pacientes-Copa entre o dia 13 e o fim da manhã de ontem: três norte-americanos com gripe, um mexicano com problema vascular, e um inglês com sintomas de virose.

Nenhum comentário: