sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conheça um pouco mais do mosteiro onde Santa Rita viveu, e de sua intimidade com as rosas

 As fotos do Mosteiro de Santa Rita de Cássia são um convite aos olhos, a conhecer o lugar onde nossa querida padroeira viveu. Naturalmente, não se pode visitar todo o Mosteiro. Há a parte reservada para as monjas de clausura, mas onde se pode entrar nosso blog mostra pra você.
Há uma sala sem móveis, com uns afrescos nas paredes, inclusive um que retrata Santa Rita bebê, num bercinho. na visita a o lugar há um monge que descreve o que veríamos na visita, ele conta que quando a santa era criança as abelhas costumavam pousar sobre ela, o que preocupava os adultos, mas que a menina nunca foi picada. E acrescentou que há uma tradição na Itália, país de origem de Santa Rita, que  segundo a qual uma criança em quem as abelhas pousam sem fazer-lhe mal terá um futuro especial. E quem duvida?
Vamos às fotos:
A videira milagrosa
A videira milagrosa
Segundo a história, quando Santa Rita entrou para o Mosteiro dos Agostinianos, teve, como ato de obediência, que regar todos os dias uma videira seca, sem esborçar resistencia alguma a santa todos os dias aguava com carinho dedicação e amor aquele galho seco fincado ao chão sem vida a mais de 200 anos. E a videira reviveu! Os vinhateiros afirmam que isso é humanamente impossível; foi um dos tantos prodígios que Deus realizou na vida de Santa Rita. A videira vive até hoje e as monjas dão, no locutório do Mosteiro, uns envelopinhos com um pouco do pó dessa videira. Basta tocar a campanhia e pedir, já as uvas desta milagrosa plata são de um sabor incomparável.
O tronco da videira
O tronco da videira

As rosas de Santa Rita
As rosas de Santa Rita

Outra roseira
Outra roseira

Mais uma roseira que se agarra nos muros do Mosteiro
Mais uma roseira das tantas que Santa Rita plantou, que se agarra nos muros do Mosteiro e cresce até os dias de hoje.

Rosas...
Rosas...

... e mais rosas!
... e mais rosas!

Aliança de Santa Rita
A aliança de Santa Rita

Coroa de Santa Rita
A Coroa de Santa Rita

Cela onde a santa viveu por 40 anos em oração e penitência e onde morreu
A cela onde a santa viveu por 40 anos em oração e penitência e onde morreu

Outra foto da cela
Outra foto da cela

Depois de ver sua cela e as lembranças mais significativas da santa, deve-se sair por uma porta que está à esquerda da cela. Diante dessa porta, uma imagem de Santa Rita no meio de suas rosas.
Roseiral de Santa Rita
Roseiral de Santa Rita

Para quem pensou que não havia mais rosas...
Para quem pensou que não havia mais rosas...
 A parte do Mosteiro que se pode visitar é bem pequena: depois daquela sala inicial da qual falei, se sai por uma porta embaixo da videira, sobem-se alguns degraus, passa-se por um corredor que conduz a uma sala da qual se vê, sempre através de uma grade, as lembranças de Santa Rita e sua cela. Então se sai por uma porta diante da qual se vê a imagem da santa no meio de muitas rosas (aquela com a legenda “Roseiral de Santa Rita”), descem-se alguns degraus e se chega novamente ao vestíbulo do Mosteiro. Mas apesar de ser pequeno o ambiente aberto à visitação, é imensa a atmosfera de santidade que se respira ali dentro! É impossível não escutar o chamado e não sentir o desejo de também ser santos.
Santa Rita Grandiosa rogai por nós que recorremos a vós!

Nenhum comentário: