sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Entenda por que vestido que bombou na web pode 'ter cores diferentes


Do G1, em São Paulo


A polêmica sobre a cor de um vestido numa foto compartilhada na internet virou um dos temas mais discutidos nas redes sociais, em especial no Twitter, onde virou um dos assuntos mais comentados mundialmente.
A discussão gira em torno de se ele é preto e azul ou dourado e branco. Parece algo fácil de responder, não fosse o fato de que praticamente metade das pessoas vê de uma maneira e o resto vê de outra.
O vestido mostra que o nosso cérebro interpreta tudo como a gente quer. O vestido é o mesmo e o nosso cérebro toma liberdades"
Daniel Barros, psiquiatra
O psiquiatra Daniel Barros, consultor doBem Estar, explica que o cérebro interpreta as informações dentro de um contexto e faz ajustes de cor de acordo com a iluminação. “O vestido mostra que o nosso cérebro interpreta tudo como a gente quer. O vestido é o mesmo e o nosso cérebro toma liberdades”, explica o doutor Daniel.
Ele mostrou uma ilusão de ótica muito conhecida que mostra que quando vemos uma mesma cor com um contexto mais claro ou mais escuro à sua volta, automaticamente tendemos a achar que ela é mais clara ou mais escura. Com o vestido ocorre algo semelhante: cada pessoa interpreta o contexto da imagem de uma forma, acreditando que as cores são preto e azul ou dourado e branco.
Para provar essa explicação, o psiquiatra ainda mostrou três versões diferentes da mesma foto com a luminosidade alterada, fazendo com que o vestido apareça com três combinações de cores diferentes (CONFIRA NO VÍDEO ACIMA).
Entenda
A foto do vestido foi postada no Tumblr por um usuário chamado "swiked" na quarta-feira (25). Mas só após o site de entretenimento Buzzfeed perguntar a opinião dos leitores, na quinta-feira, que a dialética começou.
A publicação do Buzzfeed foi visualizada quase 22 milhões de vezes até a manhã desta sexta-feira. Uma pesquisa na publicação mostrou que 72% das pessoas acreditam que o vestido é branco e dourado.
 
Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)

Nenhum comentário: