terça-feira, 12 de maio de 2015

E AGORA? Nenhum dos 10 navios de cruzeiro que vem para o verão 15/16 no Brasil tem condições de atracar no Porto de Natal Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3ZypyrOpH

Devido a toda polêmica criada no dia de hoje por causa da possibilidade ou não do terminal marítimo de passageiros do porto de Natal receber navios de cruzeiros nacionais e internacional, o BlogdoBG foi a campo e decidiu pesquisar sobre o assunto:
Por causa do calado do rio Potengi e da altura do vão central da Ponte Newton Navarro, de apenas 55 metros, Natal só comporta a atracagem de navios com no máximo 205 metros de comprimento. Para o nosso leitor ter ideia, na temporada 2015/2016 no Brasil estão confirmados dez navios na costa brasileira. Desses dez navios confirmados, nenhum teria condições de atracar no porto de Natal.
Outro ponto gravíssimo é que a ponte Newton Navarro até os dias atuais não tem as defensas (proteção em volta dos pilares, que impedem o contato das embarcações com as estruturas fixas.
Segundo Sebastião Leite, prático há 38 anos no porto de natal, atualmente não se pode garantir os limites da bacia de evolução, onde o navio faz o giro (manobra) para retornar ao mar. Com a reforma do porto e o aumento do calado do rio Potengi, esse limite passou para os 250 metros, mas atualmente, por motivo de segurança já que com o tempo o calado diminui, a Marinha só entrada de navios com o comprimento máximo de 205 metros no porto de natal.
Outro item que ele destaca é que só tem entrado e saído navios durante dia, pois está proibida pela Marinha a atracação e a desatracação à noite no porto de Natal.
Não custa lembrar, que a construção do novo terminal de passageiros do porto de natal e reforma do porto custou aproximadamente R$ 80 milhões.
Vejam a situação dos cruzeiros marítimos confirmados para o litoral brasileiro e o tamanho dos navios:
Rhapsody of the Seas – Porto de Natal não comporta – 279 metros comprimento
Costa Pacífico – Porto de Natal não comporta – 290 metros comprimento
Costa Mediterrânea – Porto de Natal não comporta – 213 metros comprimento 
MSC Armonia – Porto de Natal não comporta – 224 metros comprimento
MSC Lírica – Porto de Natal não comporta – 251 metros comprimento
MSC Splendida – Porto de Natal não comporta – 333 metros comprimento
MSC Magnífica – Porto de Natal não comporta – 293 metros comprimento
MSC Poesia – Porto de Natal não comporta – 293 metros comprimento
Empress – Porto de Natal não comporta – 208 metros comprimento


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/home/#ixzz3Zyq4KtXY

Nenhum comentário: